"Ao trocar peças importadas
pelas nacionais, não perderemos na qualidade e baratearemos
a manutenção para o proprietário", comenta |
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Com a nacionalização de peças e a conseqüente
redução de custos será possível melhorar
a dinâmica que envolve a produção e a manutenção
de veículos 4X4. A conclusão é de uma pesquisa
realizada pelo engenheiro de produto Romeu Fontana Júnior,
na Escola Politécnica (Poli) da USP.
Os chamados veículos com tração 4X4 são
os que, além da tração nas rodas traseiras comum
aos veículos de passeio, possuem um dispositivo que permite
engatar a tração para o eixo dianteiro. Assim, o motor
passa a transmitir potência para as 4 rodas do veículo.
Romeu Fontana é engenheiro de produto da Ford/MSX Internacional,
e vislumbrou no segmento 4 x 4 o tema para o seu trabalho de conclusão
do mestrado profissional em Engenharia Automotiva da Poli. Único
no Brasil, esse curso exige que o aluno identifique um problema/situação
real da empresa em que trabalha para ser seu objeto de estudo.
O engenheiro demonstrou conceitos gerais do veículo e apresentou
uma análise de sua dinâmica, na qual utilizou cálculos
matemáticos para mensurar os resultados de transferência
de peso no sentido lateral (na inclinação durante as
curvas). Ao calcular a massa que fica suspensa e as massas que não
ficam suspensas da dianteira e traseira do veículo durante
as curvas, Fontana conseguiu definir parâmetros de projeto que
serão úteis para novas versões de estudos e desenvolvimento
e também para a comparação com projetos já
existentes.
Segundo o engenheiro, o projeto de sua tese prevê uma melhoria
na parte técnica do veículo e uma redução
de custos para a montadora em torno de R$1500,00 por unidade. "Para
melhorar a dinâmica e dar ainda mais estabilidade ao veículo,
podemos substituir alguns componentes da suspensão, da direção
e da distribuição de peso. Ao trocar peças importadas
pelas nacionais, não perderemos na qualidade e baratearemos
a manutenção para o proprietário", comenta.
Perspectiva
A boa perspectiva para o mercado 4x4 é um dos motivos que fez
o engenheiro optar pelo tema do trabalho. "A versão 4x4
da F-250, líder absoluta do segmento de picapes grandes no
Brasil, foi um dos projetos mais incentivados pela presidência
da montadora", conta.
Já no lançamento da linha 2007 da Ford, a F-250 ganhou
tração 4x4 e motor diesel eletrônico MaxPower
3.9 L, além de suspensão reforçada e novas relações
de transmissão.
Fonte: Assessoria de comunicação do Departamento
de Engenharia Mecânica
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