Institucional

O CEPED, Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres de São Paulo, é um grupo de pesquisa cuja finalidade é congregar, integrar, organizar e consolidar diferentes estudos sobre a temática de desastres.

Foi criado por uma iniciativa entre a Superintendência de Relações Institucionais da Universidade de São Paulo em parceria com o Grupo de Estudo em Segurança Pública, Ministério da Integração Nacional e a Defesa Civil de São Paulo (Casa Militar), formando um convênio para a criação do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres no Estado de São Paulo.

O Centro conta com um grupo amplo de pesquisadores e docentes de diversas áreas. Tais profissionais estudam as etapas de preparação, mitigação e reconstrução em um desastre, atuando junto à sociedade em prol do desenvolvimento das comunidades.

Os objetivos do projeto são:

  • Avançar o estado da arte da ciência com o propósito de contribuir para prevenção, redução, mitigação, resposta e recuperação de desastres em âmbito regional, nacional e internacional.
  • Firmar a USP como referência internacional obrigatória no tema de desastres, produzindo ações e pesquisas com alta visibilidade externa.
  • Promover pesquisas com elevado grau de interdisciplinaridade na área de desastres, por considerar que os mesmos são fenômenos físicos, geográficos, econômicos, sociais e técnicos de elevada complexidade, onde os aspectos citados interagem de forma não trivial.
  • Prover conteúdo inovador e suporte a ações nos programas educacionais (graduação e pós-graduação), de extensão e culturais da universidade.
  • Interagir com a sociedade, governo, empresas e organizações para melhor conhecer, prevenir, mitigar e tratar desastres.