Curso de Liderança e Coaching para a comunidade USP


5º Curso – Treinamento em Liderança-Coaching

Público-alvo: funcionários não-docentes e docentes da USP, e alunos de pós-graduação da USP

Docente: Prof. Dr. Marco Antonio Gioso – FMVZ USP

https://www.facebook.com/GiosoGestaoEMkt/

Local: Anfiteatro Altino Antunes FMVZ-USP

Datas:
Das 8h as 12h30min
Março: 8, 10, 15, 17 e 29
Abril: 5, 6, 12, 14, 19, 26
Maio: 3, 5, 10 e 17.

Pré-inscrições (vagas limitadas) até dia 8 de fevereiro com:
Giovanna Favarati – giovannafavarati@gmail.com

Mensagem do Prof. Gioso:

Informamos que este treinamento não é comum, ou seja, são abordagens profundas sobre liderança, sobre personalidade das pessoas, sobre seus comportamentos. Quem já o fez diz que nunca havia feito curso parecido; embora o conteúdo fosse semelhante, a abordagem é muito distinta para a grande maioria! Faremos exercícios práticos de coaching. Tragam lápis/caneta e um caderno, por favor.
Não serve para lavação de roupa suja de nossa USP, e sim de profunda reflexão de cada participante do curso sobre seu papel neste mundo.
Por isto não pode haver mais que uma falta. Existe uma continuidade, com aprofundamento a cada aula.

Se quiserem ler sobre alguma coisa previamente, leiam este texto curto abaixo, por favor.

Gente que não quer mudar

Marshall Goldsmith, de abril de 2008, publicado na Harvard Business Online:
“Por acaso seu trabalho é ajudar as pessoas a obterem mudanças positivas em seus comportamentos? Como você lida com aquelas que não têm vontade de mudar? Eu não lido. Você já tentou alguma vez mudar o comportamento de um adulto que não tinha nenhum interesse em mudar? Quão bem-sucedido você foi nas suas tentativas? Já tentou mudar o comportamento de seu parceiro, sócio ou parente, que não demonstrou nenhum interesse em mudar? Como isso funcionou para você? Meu palpite é que você tentou e foi sucessivamente malsucedido. Se eles não se importam, não desperdice seu tempo. Pesquisa sobre coaching é algo claro e consistente. Coaching é normalmente algo normalmente que dá certo quando aplicado a pessoas com potencial, com quem deseja melhorar-se, não para pessoas que não têm interesse em mudanças. Isso é verdade independentemente se você desempenha um papel de coach, gestor, amigo ou membro da família. Seu tempo é limitado. O tempo que você desperdiça orientando pessoas que não se importam é um tempo roubado das pessoas que desejam mudar. Como exemplo particular, minha mãe, que era considerada uma professora primária excepcional, tratava os membros de nossa família eternamente como estudantes do primeiro ano, meu pai inclusive. Ela vivia corrigindo as pessoas. O nome do meu pai era Bill. Toda vez que ele cometia um erro de linguagem, ela dizia: Bill! Bill! Uma vez, compramos um papagaio. Em um curtíssimo período de tempo, ele aprendeu a gritar “Bill, Bill!”. Meu pai passou a ser corrigido até por um papagaio. Anos passaram. Quando certo dia minha mãe corrigiu meu pai por um erro gramatical que ele tinha cometido pela milésima vez, meu pai suspirou e disse: “Querida, estou com 70 anos de idade. Deixa pra lá.” Se você ainda está tentando mudar pessoas que não tem interesse em mudanças, siga o conselho do meu pai. “Deixa pra lá”.

Este autor é considerado top no mundo do coaching. Lida apenas e tão somente com líderes bem sucedidos, presidentes de grandes empresas.”

Licitação na Modalidade Pregão – Formação de Pregoeiro

logoA Escola Superior de Gestão e Contas Públicas Conselheiro Eurípedes Sales (Escola de Contas) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, está com inscrições abertas para o curso presencial “Licitação na Modalidade Pregão – Formação de Pregoeiro”.

O curso tem carga horária de 12 horas e é destinado a servidores públicos responsáveis pelo planejamento e realização de Pregões. As aulas acontecem nos dias: 16/03, 23/03, 30/03 e 06/04, das 14h às 17h.

Para se inscrever, visite o site da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas Conselheiro Eurípedes Sales: http://www.escoladecontas.tcm.sp.gov.br/

Cursos à distância com inscrições abertas

06092013tecnologiafotomarcossantos001

 

A Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, ligada ao Governo Federal, está com inscrições abertas para diversos cursos gratuitos e à distância, com direito a certificado de conclusão. Voltados para agentes públicos, os cursos abrangem várias áreas da gestão, como licitações e contratos, gestão de pessoas (vale conferir o  ”Gestão Estratégica de Pessoas e Planos de Carreira”), ética e atendimento ao público.

Para se inscrever, basta entrar na página da ENAP (http://www.enap.gov.br), escolher o curso de sua preferência, realizar o cadastro e solicitar a inscrição.

Confira os cursos com inscrições abertas: http://bit.ly/ead2016

(Foto: Marcos Santos, USP imagens)

Nova Turma – Gestão de Projetos Científicos – Módulo I

A Escola USP, em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e o GPublic (FEA-RP), realizará mais uma edição do Módulo I do curso “Gestão de Projetos Científicos”, para servidores(as) USP envolvidos com gestão de Projetos de Pesquisa das unidades..

Com 40 horas de duração, o curso acontecerá em 6 dias de aula, sendo 04, 11, 18 e 25 de fevereiro; e 3 e 10 de março de 2016, no campus da capital, das 9h00 às 17h00.

São 40 vagas, que serão disponibilizadas para: gestores(as) e servidores(as) USP que compõem a equipe de trabalho dos Cepids,INCTs, Escritórios de Apoio a Pesquisa, Seções de Convênios e de Comissões de Pesquisa das unidades USP.

A Diretoria da Unidade será responsável por indicar os servidores(as), observado o público-alvo e preferencialmente que ainda não fizeram cursos oferecidos pela Escola USP. As indicações realizadas para as edições anteriores deste curso continuam valendo, não precisam ser feitas novamente.

Mudança de local

A partir de hoje (16/11/2015) a Escola USP passará a ocupar um novo local,  no primeiro andar do prédio da Reitoria (ala Norte). O nosso novo endereço é o seguinte:

Escola Técnica e de Gestão da USP
Edifício da Reitoria
Rua da Reitoria, 374 1º andar
Cidade Universitária – São Paulo

Os ramais continuam os mesmos, mas poderão ficar fora do ar por algum tempo no dia de hoje, em razão da mudança.

Venha nos fazer uma visita!

Curso na ETEC CEPAM

No próximo semestre, a ETEC Cepam oferecerá 40 vagas para o curso gratuito de Técnico em Serviços Públicos – noite (antigo Gestão de Políticas Públicas).

Um técnico em Serviços Públicos é o profissional que maneja informações e possui capacidade de análise para dar suporte à operacionalização de ações públicas, envolvendo a gestão de insumos, qualidade, materiais, pessoas e contas e levantamento de possibilidades de financiamento. Área de atuação: setor público, privado e ONGs

As inscrições para o Vestibulinho 1º Semestre de 2016 poderão ser feitas na internet de 06/10 até as 15h do dia 10/11/2015 em www.vestibulinhoetec.com.br.

No ato da inscrição será gerado um boleto no valor de R$30,00 que deverá ser pago até seu vencimento para a efetivação da inscrição. O exame ocorrerá dia 13/12/2015 (domingo).

A ETEC Cepam fica dentro da USP/Cidade Universitária: Av. Professor Lineu Prestes, 913 (em frente à biblioteca da faculdade de Química da USP). Mais informações: 3811-0384 ou no falecom@eteccepam.com.br.

Divulg Vestibulinho 2016