Seminário discutirá Gestão Sustentável na Administração Pública

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) promove, no próximo dia 29 de abril, na capital, o seminário ‘Gestão Sustentável na Administração Pública’ no auditório nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’ (av Rangel Pestana, 315), das 9h00 às 17h30. O evento é aberto ao público externo e reunirá especialistas e autoridades para debater o papel das instituições públicas no desenvolvimento e adoção de uma política de responsabilidade socioambiental nas administrações. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser efetuadas por meio do link http://migre.me/tuwuo.

webdoor-_gestao_sustentavel_6.png

https://www4.tce.sp.gov.br/6524-seminario-discutira-gestao-sustentavel-administracao-publica

 

 

 

 

Inovaday de abril

A Unidade de Inovação do Governo do Estado convida para o evento “Inovaday de abril”, com as seguintes palestras:
- “A importância do Movimento Maker para São Paulo” – com Ricardo Cavallini e
- “8 sinais de que a Gestão e Inovação está burocratizada” – com Eduardo Carmello

Data e horário: 29 de abril às 8h30
Local: na Rua Alves Guimarães, 429 – 5º andar, anfiteatro – Pinheiros, próximo ao Metrô Clínicas

As palestras são transmitidas ao vivo pelo site do inovaDay (http://igovsp.net/inovaday/ao-vivo)

inovaDay2016

 

 

 

MBA Gestão Pública Turma 3 – Encerramento

conviteMBA

Acontece na próxima sexta-feira, 4 de março, a partir das 9:00, no Anfiteatro Prof. Dr. Ivo Torres – FEA-RP, o III Seminário em Gestão Pública, onde serão apresentados os trabalhos de conclusão de curso dos alunos(as) do MBA em Gestão Pública, iniciativa da Escola USP em parceria com a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto.

O curso, idealizado e ministrado pelo Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (GPUBLIC/USP), com coordenação da Profa. Dra. Claudia Passador e do Prof. Dr. João Passador, contou com a participação de servidores(as) de Unidades de Ensino e Pesquisa da USP.

Os trabalhos que serão apresentados apontam soluções para problemas de gestão, versando sobre os temas relacionados abaixo, no sentido do objetivo do curso, de desenvolver competências para a promoção de uma gestão inovadora, menos centralizadora e mais cooperativa, aberta aos interesses da sociedade e promotora do processo de transformação social.

Temas dos Trabalhos
- Inovação no setor público: melhores práticas de inovação na USP
- Programa de Incentivo à Demissão Voluntária (PIDV) na USP: Estudo da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”
- Contratos de terceirização: análise da prestação de serviços terceirizados de limpeza em uma Unidade de Ensino da USP
- Gestão de sistemas de informação na Universidade de São Paulo: proposta de um repositório para o compartilhamento de softwares na unidade de Ribeirão Preto
- Modelo de gestão integrada com empoderamento dos gestores públicos: estudo de caso do ICMC/USP

Confira: Programação Completa

 

Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos e Formação de Pregoeiros

ENAP-19145

A ENAP – Escola Nacional de Administração Pública está com inscrições abertas para os cursos à distância: “Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos” e “Formação de Pregoeiros”. Estes cursos fazem parte do Programa de Logística Pública oferecido na modalidade à distância, que resulta de uma parceria da Enap, Tribunal de contas da União (TCU) e a Controladoria Geral da União (CGU). Vale esclarecer que o curso “Formação de Pregoeiros” é voltado para a legislação da União, podendo diferir em alguns pontos da legislação estadual.

Os cursos, voltados a agentes públicos dos três poderes e das três esferas de governo, exigem empenho do participante, tendo em vista a obrigatoriedade de realização das atividades nos prazos estipulados. Recomenda-se dedicação mínima diária de 1 hora para sua realização.

Para ser considerado concluinte, o participante deve obter o mínimo de 60% de aprovação nas atividades do curso.

Há inscrições também para cursos de SICONV.

Veja em: http://www.enap.gov.br/web/pt-br/a-distancia

 

Curso de Liderança e Coaching para a comunidade USP


5º Curso – Treinamento em Liderança-Coaching

Público-alvo: funcionários não-docentes e docentes da USP, e alunos de pós-graduação da USP

Docente: Prof. Dr. Marco Antonio Gioso – FMVZ USP

https://www.facebook.com/GiosoGestaoEMkt/

Local: Anfiteatro Altino Antunes FMVZ-USP

Datas:
Das 8h as 12h30min
Março: 8, 10, 15, 17 e 29
Abril: 5, 6, 12, 14, 19, 26
Maio: 3, 5, 10 e 17.

Pré-inscrições (vagas limitadas) até dia 8 de fevereiro com:
Giovanna Favarati – giovannafavarati@gmail.com

Mensagem do Prof. Gioso:

Informamos que este treinamento não é comum, ou seja, são abordagens profundas sobre liderança, sobre personalidade das pessoas, sobre seus comportamentos. Quem já o fez diz que nunca havia feito curso parecido; embora o conteúdo fosse semelhante, a abordagem é muito distinta para a grande maioria! Faremos exercícios práticos de coaching. Tragam lápis/caneta e um caderno, por favor.
Não serve para lavação de roupa suja de nossa USP, e sim de profunda reflexão de cada participante do curso sobre seu papel neste mundo.
Por isto não pode haver mais que uma falta. Existe uma continuidade, com aprofundamento a cada aula.

Se quiserem ler sobre alguma coisa previamente, leiam este texto curto abaixo, por favor.

Gente que não quer mudar

Marshall Goldsmith, de abril de 2008, publicado na Harvard Business Online:
“Por acaso seu trabalho é ajudar as pessoas a obterem mudanças positivas em seus comportamentos? Como você lida com aquelas que não têm vontade de mudar? Eu não lido. Você já tentou alguma vez mudar o comportamento de um adulto que não tinha nenhum interesse em mudar? Quão bem-sucedido você foi nas suas tentativas? Já tentou mudar o comportamento de seu parceiro, sócio ou parente, que não demonstrou nenhum interesse em mudar? Como isso funcionou para você? Meu palpite é que você tentou e foi sucessivamente malsucedido. Se eles não se importam, não desperdice seu tempo. Pesquisa sobre coaching é algo claro e consistente. Coaching é normalmente algo normalmente que dá certo quando aplicado a pessoas com potencial, com quem deseja melhorar-se, não para pessoas que não têm interesse em mudanças. Isso é verdade independentemente se você desempenha um papel de coach, gestor, amigo ou membro da família. Seu tempo é limitado. O tempo que você desperdiça orientando pessoas que não se importam é um tempo roubado das pessoas que desejam mudar. Como exemplo particular, minha mãe, que era considerada uma professora primária excepcional, tratava os membros de nossa família eternamente como estudantes do primeiro ano, meu pai inclusive. Ela vivia corrigindo as pessoas. O nome do meu pai era Bill. Toda vez que ele cometia um erro de linguagem, ela dizia: Bill! Bill! Uma vez, compramos um papagaio. Em um curtíssimo período de tempo, ele aprendeu a gritar “Bill, Bill!”. Meu pai passou a ser corrigido até por um papagaio. Anos passaram. Quando certo dia minha mãe corrigiu meu pai por um erro gramatical que ele tinha cometido pela milésima vez, meu pai suspirou e disse: “Querida, estou com 70 anos de idade. Deixa pra lá.” Se você ainda está tentando mudar pessoas que não tem interesse em mudanças, siga o conselho do meu pai. “Deixa pra lá”.

Este autor é considerado top no mundo do coaching. Lida apenas e tão somente com líderes bem sucedidos, presidentes de grandes empresas.”

Licitação na Modalidade Pregão – Formação de Pregoeiro

logoA Escola Superior de Gestão e Contas Públicas Conselheiro Eurípedes Sales (Escola de Contas) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, está com inscrições abertas para o curso presencial “Licitação na Modalidade Pregão – Formação de Pregoeiro”.

O curso tem carga horária de 12 horas e é destinado a servidores públicos responsáveis pelo planejamento e realização de Pregões. As aulas acontecem nos dias: 16/03, 23/03, 30/03 e 06/04, das 14h às 17h.

Para se inscrever, visite o site da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas Conselheiro Eurípedes Sales: http://www.escoladecontas.tcm.sp.gov.br/