por Circe Bonatelli

divulgação

 

 

 

 

 

 


 

Omês das crianças pode ser uma boa oportunidade para pais e filhos se reunirem em programas que não são exclusivamente infantis. Roteiros como cinema, teatro e atividades recreativas também são capazes de entreter adultos, não os restringindo a meros acompanhantes.

Começando pelas dicas de filmes, há opções que podem agradar a família toda. “As indústrias de entretenimento mudaram o seu público-alvo”, diz Helena Tassara, pesquisadora e coordenadora do Lapic (Laboratório de Pesquisa sobre Criança, Imaginário e Televisão) da ECA (Escola de Comunicações e Artes da USP). “Na comercialização da cultura, é vantajoso para as empresas ter mais pessoas assistindo aos seus filmes. As crianças não saem sozinhas para as ruas ou cinema. Por isso, a produção cinematográfica também pensa nos pais”, explica.

Fábulas com narrativas demasiadamente simples cederam lugar para piadas cujas referências são, muitas vezes, até mais amplas do que o próprio universo da criança. O humor das animações não se limita mais ao politicamente correto, e incrementa nas sátiras. Por outro lado, o carisma e graça dos personagens continua sendo um ponto forte para garantir a diversão das diferentes gerações.

página 1 | 2 | 3 seguinte >

   



web
www.usp.br/espacoaberto