texto: Circe Bonatelli
Fotos: Cecília Bastos

Crédito: Cecília Bastos
A professora Cristiane Araújo ensina: “Ele não serve só para boiar. O colete corrige a postura na água, evitando que o praticante se posicione mal e tenha dores lombares” .

 

 

Crédito: Cecília Bastos
“Tenho problema no joelho e vim para cá por recomendação médica. Então descobri dois tipos de equilíbrio: o físico e o emocional” – Maria de Lourdes, aposentada e aluna de deep running no Cepeusp.

 

 

À medida que o verão se aproxima e a temperatura da piscina aumenta, as vagas para atividades aquáticas no Cepeusp (Centro de Práticas Esportivas da USP) diminuem. Em virtude dessa procura, as aulas de deep running já estão quase lotadas. A modalidade trabalha o sistema cardiorrespiratório e a musculatura através de uma corrida na água, com a diferença de que ninguém coloca os pés no chão. Na Universidade, o deep running ainda é inédito para a maioria, mas ganha cada vez mais adeptos.

O exercício consiste na simulação de uma corrida na parte funda da piscina, enquanto o praticante bóia sustentado por um colete especial. A cabeça permanece todo o tempo fora da água e os pés não tocam o chão. Daí vem o nome deep (profundo) running (corrida).

A grande diferença desse exercício é a ausência de impactos nas articulações, o que favorece atletas lesionados ou pessoas com artrose. Isso não significa que o impacto em terra seja prejudicial. Na verdade, ele é muito importante por aumentar a massa óssea e fortalecer o esqueleto. No entanto, em caso de problemas no joelho, pé ou tornozelo, a corrida no solo não é recomendada.

Outro ponto singular nesse exercício é a grande resistência da água contra o corpo que está posicionado na vertical. Se por um lado, há menor peso sobre os membros inferiores, por outro, aumenta-se o esforço das musculaturas do abdome e braços durante o deslocamento pela piscina. Esse movimento tonifica os músculos e ainda exercita bastante a freqüência cardiorrespiratória.

página 1 | 2 seguinte >

   





web
www.usp.br/espacoaberto