texto: Daniel Evangelista
Fotos: Francisco Emolo

Créditos: Circe Bonatelli

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


“Antes, a geração dessas tabelas levava de três e quatro meses, pois tudo era feito manualmente. Agora, basta apertar um botão”. Eston Santos


Se você é um daqueles atletas de fim de semana que adoram viver a emoção de uma competição, com certeza já viu como é trabalhosa a organização de um campeonato com meia dúzia de equipes e algumas dezenas de participantes. Inscrever atletas, elaborar tabelas, providenciar árbitros, alocar jogos, entre outras coisas, não se faz sozinho, nem de um dia para o outro.

Imagine agora um campeonato poliesportivo organizado em nível municipal, com mais de 2 mil equipes e 32 mil participantes. É essa a realidade dos Jogos da Cidade, promovidos desde 2003 pela Secretaria Municipal de Esportes (Seme) da Prefeitura de São Paulo. Os números acima já dão uma idéia do tempo e trabalho demandados para a preparação e manutenção de um evento dessa magnitude.

No entanto, a partir de 2005, graças a um trabalho desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Design (DesignLab) do Departamento de Engenharia Mecatrônica da Escola Politécnica, os organizadores dos jogos passaram a ter em mãos uma ferramenta que agilizou muito todo esse processo. Trata-se do software eCampeonatos, que elabora tabelas instantaneamente, permite a inscrição de atletas e o acompanhamento dos resultados via internet, além de fazer a alocação de jogos automaticamente.

Fredi Wanderley Pimentel, coordenador dos Jogos da Cidade, conta que, além de toda essa preparação, o trabalho de manutenção dos jogos sempre foi bastante complicado: “Fazíamos boletins semanais com resultados, avisos, punições, tudo que envolvia os jogos e depois os mandávamos para as subprefeituras, para que elas distribuíssem para as equipes participantes. Isso era um trabalho que nos levava a ficar aqui até duas, três horas da manhã, a fim de que o boletim saísse com tempo hábil para que as equipes pudessem ser avisadas toda semana”.

Com o processamento eletrônico dessas informações e sua disponibilização on-line, foi possível uma redução não só no tempo de trabalho, mas também nos custos, visto que o volume de papel utilizado e os gastos com impressão, cópias e transportes diminuíram bastante. Estima-se que, com o eCampeonatos, os gastos foram reduzidos em 40%. “Tudo passou a ser feito on-line, o que facilitou demais o processo, inclusive na divulgação dos jogos”, acrescenta Pimentel.

página 1 | 2 seguinte >

   





web
www.usp.br/espacoaberto