texto: Cinderela Caldeira

imagem meramente ilustrativa

 

 

 

Supercomputador instalado no CCE

O PowerPC 970, da IBM, instalado no Centro de Computação Eletrônica (CCE), faz parte da lista Top500, ocupando a colocação de número 363 entre as máquinas mais velozes do mundo. O equipamento custou US$ 650 mil pagos pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e deverá ser usado nos dois primeiros anos preferencialmente por 66 grupos de pesquisa coordenados pelo professor e ex-pró-reitor Luiz Nunes de Oliveira, do Instituto de Física de São Carlos.

Os primeiros pesquisadores a serem beneficiados são de várias unidades como Instituto de Ciências Biomédicas, Escola Politécnica, Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia e Faculdade de Ciências Farmacêuticas.

Os subprojetos principais que deram início ao projeto são ligados às áreas de bioinformática, coordenado pelo professor Arthur Gruber, do ICB, astronomia, coordenado pela professora Zulema Abraham, do IAG e física, coordenado por Luiz Nunes professor da Física de São Carlos.

Tereza Cristina Carvalho, professora de redes computacionais e negócios on-line da Escola Politécnica e diretora do CCE, diz que a característica do supercomputador é a velocidade. Nos dois primeiros anos, 90% do tempo de uso está reservado para os 66 grupos de pesquisa já formados e 10% serão liberados para o restante da comunidade acadêmica.

Leia também:
Triatlo em São Carlos, ao alcance do pequeno cidadão

   





web
www.usp.br/espacoaberto