O Mais visitado quer mais

© Cecília Bastos
O edifício foi construído em taipa de pilão e pau-a-pique, em 1850, para residência do republicano Carlos Vasconcelos de Almeida e família.


Mais obras em Itu

O Museu Republicano de Itu também está em período de reformas e fechou as portas. O reparo de suas instalações deve durar pelo menos um ano, e já começou no último mês, depois que todo o acervo foi embalado.

As primeiras medidas se concentram no telhado e no sistema de escoamento da chuva, com o objetivo de evitar inundação do jardim francês e infiltrações no prédio.

O museu foi inaugurado por Washington Luís, então presidente do Estado de São Paulo, em 1923, e constava como uma extensão do Museu Paulista. Quarenta anos depois, ambos foram incorporados pela USP.

A instituição se dedica ao período histórico conhecido como República Velha (1889-1930), organizando exposições e seminários, além de oferecer estágios universitários e assessorias a instituições educacionais.

Seu acervo é formado por peças cotidianas (mobílias, armas), iconográficas (esculturas, fotografias) e documentais (manuscritos e impressos). A biblioteca completa o acervo com mais 30 mil volumes, entre livros para pesquisas e até exemplares de jornais da época (Imprensa Ytuana, Federação, A República).

Serviço

Museu Paulista da Universidade de São Paulo
Local: Parque da Independência, s/nº - Ipiranga
Horários: de terça a domingo, das 9h às 17h
Fone: (11) 6165-8026
Ingressos: R$ 2,00

Museu Republicano Convenção de Itu
Local: Rua Barão de Itaim, 67 – Itu
Fone: (11) 4023-0240
Fechado para reformas

< anterior página 1 | 2 | 3

   





web
www.usp.br/espacoaberto