texto: Daniel Fassa
Fotos: Cecília Bastos e Arquivo Pessoal

 

arte com imagens do arquivo pessoal de angelita e foto de Cecília Bastos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

©: arquivo pessoal
Quando garoto, Lage-Marques foi contra-baixista da banda Os Aranhas.


Desde muito jovem, José Luiz Lage-Marques valoriza a promoção de políticas públicas na área de saúde. Não por acaso, escolheu a carreira de odontologia para colocar em prática um de seus principais valores: o serviço. Nessa caminhada, passou por projetos universitários de assistência a populações carentes, ajudou a trazer para o Brasil uma tecnologia que revolucionou o tratamento odontológico e se tornou um dos diretores da principal associação de pesquisa em odontologia do mundo.

Natural de São Paulo, Lage-Marques sempre estudou em escolas públicas da capital paulista. Durante o primário e o ginásio, foi um grande praticante de esportes e chegou a ser jogador federado de vôlei pelo Palmeiras. “Eu joguei uma boa parte no mirim, no infantil e princípio do juvenil. Quando terminei o ginásio, me desliguei definitivamente. Vários dos colegas que continuaram jogando foram campeões pela seleção brasileira, como o Willian Carvalho.”

O dentista se lembra até hoje do professor que o encaminhou para o esporte: “No colégio, tive excelentes professores de educação física. Um deles foi o Pedrão ( Pedro Henrique de Toledo ), que é aposentado aqui na EEFE (Escola de Educação Física e Esporte da USP). Ele foi técnico do João do Pulo, depois foi preparador físico da seleção de basquete”.

Também no período de colégio, Lage-Marques atuou como músico profissional e se tornou contrabaixista da banda Os Aranhas, formada por “jovens músicos que se diziam talentosos”, como ele mesmo a descreve. O grupo era contratado de um programa da TV Bandeirantes chamado Miniguarda, mas também se apresentava em outros canais de televisão. “Nós tínhamos algumas músicas próprias e fazíamos cover de Beatles, Rolling Stones, entre outras. Até hoje, somos um grupo bem fiel de amigos-irmãos: um médico, um engenheiro, um publicitário, um pesquisador e um dentista”, revela.

página 1 | 2 | 3 seguinte >

   





web
www.usp.br/espacoaberto