texto: Circe Bonatelli
fotos: Cecília Bastos

 

Leia também:
Computadores abaixo do preço (não é spam!)

 

 

 

 

 

 


Professores, inclusive os aposentados, têm direito às ofertas. Carlos Dantas, docente aposentado do IME, já fechou negócio.


Direto às compras
Como escolher o melhor equipamento?

O Programa de Inclusão Digital implementado pela CTI (Coordenadoria de Tecnologia da Informação) oferece equipamentos de informática por um preço inferior ao do mercado para a comunidade universitária. A iniciativa pretende melhorar o acesso de alunos, professores e funcionários à aquisição de computadores, notebooks, impressoras, monitores e ao software do Office.

A impressora digital monocromática Okidata 4100, por exemplo, sai por R$ 374,00. Lojas como Americanas, Submarino e Shoptime vendem o mesmo produto por R$ 599,00 (cotação de junho). No caso de computadores e notebooks, não é possível comparar os preços com exatidão, pois as configurações das máquinas variam entre as lojas.

No entanto, a dica é: pesquise os preços e avalie se você realmente precisa do produto.

“Ressaltamos que, antes de comprar, o indivíduo deve fazer uma boa procura. O mercado é muito dinâmico e o importante é o indivíduo avaliar bem se realmente vale a pena adquirir,” observa Gil da Costa Marques, diretor da CTI.

O que tem pra você?

O professor Carlos Dantas, aposentado pelo IME (Instituto de Matemática e Estatística) fechou negócio. “Eu escolhi um micro com boa capacidade de processamento, muito bom para interface gráfica. É até um modelo com mais recursos do que eu preciso, mas preferi assim para não entrar em cadência daqui a um ano”, conta.

Há diferentes modelos de equipamentos disponibilizados. As configurações foram escolhidas por um grupo de assessores da Divisão de Equipamentos de Microinformática da CCE (Centro de Computação Eletrônica da USP) e pretendem atender aos vários perfis de usuários da comunidade universitária.

“O resultado do edital é um equilíbrio entre as configurações solicitadas e as possibilidades das empresas”, explica Stênio Pereira Filho, um dos analistas responsáveis pela especificação dos produtos. Ele também dá as dicas para quem quiser adquirir as ofertas do site: www.cti.usp.br/inclusao.

Micro ou notebook? Depende do lugar onde vai utilizá-lo. Se for ficar em casa, o microcomputador poderá executar as mesmas tarefas e por um preço bem menor. Se você precisa de algo para acompanhá-lo no seu dia-a-dia, o notebook é indicado por sua portabilidade.

Modelos 1, 2 e 3 (Microcomputadores), 4, 5 e 6 (Notebooks).

Modelo 1 e 4

Para iniciantes. São equipamentos capazes de navegar pela internet e executar os programas do Office (editor de texto, slides, tabelas) sem dificuldade. São bons para trabalho escolar e uso doméstico, mas deixam a desejar com games e vídeos

Modelo 2 e 5

Recomendado para quem já teve contato com o equipamento. Além dos recursos dos modelos anteriores, eles têm melhor desempenho gráfico (fotografia, DVDs, câmera digital e jogos)

Modelo 3 e 6

Feito para quem trabalha na frente da telinha, eles oferecem alta capacidade de processamento de dados e armazenamento. Úteis para rodar softwares matemáticos e guardar arquivos pesados, além de possuir os recursos dos modelos anteriores

Antes de comprar, lembre-se:

•  As formas de pagamento podem ser negociadas com o próprio fornecedor.

•  Pesquise o preço dos produtos também em outras lojas. Eventualmente elas oferecem promoções bastante vantajosas.

•  Você pode escolher outros bancos que não foram listados no site.

•  No mercado de informática, a variação dos preços é considerável em função do tempo. O mesmo equipamento pode ser comprado por um preço inferior em questão de seis meses.

 

   







web
www.usp.br/espacoaberto