texto: Cinderela Caldeira

© Paulo Soares

Notas:
HC inaugura laboratório de avaliação e condicionamento físico


“Cárie não é doença”



 

 

© Paulo Soares

Revista da Esalq está entre as mais influentes do Brasil

Há três anos integrando a base de dados Web of Science, do Institute for Scientific Informatios (ISI), a Scientia Agrícola, publicação cinetífica da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), foi classificada entre as revistas científicas mais influentes do Brasil.

Os critérios de análise do ISI para inserção de revistas em sua base de dados são rigorosos. No país, há cerca de 3.500 periódicos que publicam artigos científicos. Desses apenas 28 estão na Web of Science e 23 apresentaram fator de impacto em 2006, referente ao biênio 2004/2005.

De acordo com o professor Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni, editor-chefe da revista e docente do Departamento de Ciência do Solo, “fator de impacto representa o número de vezes que artigos publicados pela revista, em dois anos, são citados no ano seguinte por algumas das revistas que compõem uma base de dados, dividido pelo número de artigos publicados no referido período”. No biênio 2004/2005 foram publicados 181 artigos da Scientia Agrícola e no ano seguinte foram citados 54 artigos nas revistas indexadas, resultando num fator de impacto de 0,298.

O ISI indexa aproximadamente 16 mil periódicos em mais de 160 áreas do conhecimento. No ranking de 2006, a revista da Esalq estava classificada na décima quinta posição entre as revistas brasileiras indexadas. “A comunidade científica é altamente influenciada pelo fator de impacto das revistas que publicam seus trabalhos”, afirma Alleoni.

Uma conseqüência do novo nível conquistado pela Scientia Agricola será o aumento de sua classificação no programa Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que avalia em quais periódicos os pesquisadores estão publicando. A revista já possui o conceito A nacional, e espera conseguir o A internacional que é o nível mais alto.


   





web
www.usp.br/espacoaberto