NESTA EDIÇÃO

 

Nesta quinta, a Estação Ciência e o Instituto de Estudos Avançados de São Carlos (IEASC), ambos da USP, promovem o lançamento do livro Educação para a Ciência (Editora Livraria da Física, com o apoio da The Ford Foundation, Vitae, Fapesp e CNPq). A obra — organizada por Silverio Crestana, Ernst W. Hamburger, Dilma M. Silva e Sérgio Mascarenhas — é resultado da experiência dos participantes do “Curso para Treinamento em Centros e Museus de Ciência”, realizado no período de 5 a 10 de junho de 2000.
Entre os participantes, 80 foram selecionados de um total de 123 inscritos, todos profissionais de cerca de 58 centros do Brasil, México, Argentina, Colômbia, Venezuela, Itália e França, somados a mais 13 ouvintes, 31 conferencistas, 12 presidentes de mesa e 19 presidentes de sessão. No total são 131 autores de 81 artigos, que dividem as 676 páginas que compõem a obra. Organizada em 29 sessões temáticas, as que mais chamam a atenção são as que analisam a situação atual dos centros e museus de ciência latino-americanos, as relações entre educação e divulgação nessas entidades, a produção de equipamentos e exposições, as experiências das feiras de ciências, o pioneirismo e o papel histórico do Museu da Energia da Fundação Patrimônio Histórico de Energia de São Paulo (FHESP) e do Espaço Museu de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), parques temáticos e de entretenimento, uso da internet e ciência e arte.
Entre os autores podemos encontrar Jorge Padilla, diretor do Museu Explora e da Associação Mexicana de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia, Glaci Zancan, professora da Universidade Federal do Paraná, Marília Xavier Cury, professora do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAE), Gil da Costa Marques, diretor do Instituto de Física da USP (IF), Dietrich Schiel, diretor do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) de São Carlos, Amélia Império Hamburger, professora do IF, entre outros.
Esta publicação representa uma histórica contribuição para os esforços de educação para a ciência no Brasil e na América Latina”, afirma Sérgio Mascarenhas, diretor do IEASC e do Projeto Educação e Sociedade: Melhoria do Ensino Básico de Ciências na América Latina.

Oficina de trabalho

Segundo o físico Silvério Crestana, o curso foi planejado a partir de diagnósticos feitos em diferentes momentos: durante a elaboração de um projeto para a Rede de Popularização da Ciência e Tecnologia na América Latina e Caribe (Red Pop), com o objetivo de captar recursos de bancos e agências internacionais para programas de cooperação técnica entre os centros latino-americanos; nas reuniões preparatórias para a criação da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC), ocorrida em 1998; nos encontros com membros do CNPq visando à criação de um plano nacional de popularização da ciência; e nas reuniões anuais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em 1997, 1998 e 1999.
“O curso caracterizou-se como uma oficina de trabalho em que se desenvolveram reflexões e atividades que permitiram aos participantes uma visão atualizada e abrangente quanto à situação dos centros e museus de ciência e dos programas de educação, cultura e entretenimento, no Brasil e em outros países”, afirma Crestana.”Temos uma meta ambiciosa, pois pretendemos que assuntos científicos sejam discutidos nos bares e botequins com interesse comparável ao futebol e às novelas”, conclui o diretor da Estação Ciência Ernst Hamburger.

O lançamento do livro acontece nesta quinta, às 18h30, na Livraria Cultura (av. Paulista, 2.073, Conjunto Nacional, tel. 3285-4033). O preço é de R$ 50,00. A publicação pode ser adquirida também pelos e-mails ita@eciencia.usp.br ou livraria@if.usp.br. Mais informações pelo tel. 3673-7022.

 




ir para o topo da página


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]