MEMÓRIA MUSICAL
Arte e cultura em várias formas de manifestação tomam a maior parte do espaço desta edição do Jornal da USP. No Instituto de Estudos Brasileiros, o acervo de Francisco Mignone, com aproximadamente 3.500 documentos, conta uma época importante da história da música brasileira, agora estudada e classificada pela curadora Flávia Toni. Uma época de pesquisadores da cultura musical e de compositores eruditos, como Mário de Andrade e Camargo Guarnieri, ambos amigos de Mignone. A música coral é revisitada em entrevista do maestro Benito Juarez que, há 35 anos, fundou e ainda dirige o Coral da USP. Pioneiro na preparação de programas que misturam música clássica com MPB, Juarez considera que os movimentos musicais coletivos — seja um coral, seja uma escola de samba — podem ser instrumentos de justiça e ascensão social. E não teme pressões comerciais: “Não há indústria cultural que destrua um grande talento”. Mais música: dois artistas fora do grande circuito comercial, a cantora Mônica Salmaso e o pianista André Mehmari, apresentam-se esta semana no Centro Maria Antonia e no Colégio Porto Seguro. Por fim, uma análise, do ponto de vista das ciências da comunicação, da exposição “A arte de Pelé”, no Masp.especial >>

 
 

VAMOS em DESTAQUE
Estratégias para Deslumbrar
Esse é o nome da exposição do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, que está em cartaz na Galeria do Sesi. Além das obras do acervo do museu estão trabalhos de artistas convidados.

Lançamento de livro
Nesta quinta será lançado o livro Educação para a Ciência, que reúne artigos de 131 autores, renomados profissionais, sobre a importância dos centros e museus de ciência para a educação brasileira.

Roteiro de cursos
São quatro opções de cursos do Provar da FIA/FEA-USP, além de eventos nas áreas de Enfermagem, Literatura, Direito e Biociências.

 
 
  NESTA EDIÇÃO
e-mail para
jornausp@edu.usp.br




 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]