NESTA EDIÇÃO

 



Uma boa oportunidade para se conhecer a produção cinematográfica atual da Argentina é a mostra “Panorama Argentino”, que o Cinusp apresenta na primeira quinzena de maio. Serão exibidos sete filmes: Fuckland, La Ciénaga, La Libertad, Solo por Hoy, Animalada, El Descanso e Un Dia de Suerte, todos em 35 mm. Veja na grade de programação os horários e as datas e se programe.
Primeira película argentina rodada segundo os postulados do Dogma 95, com equipamento de filmagem que chegou às Ilhas Malvinas clandestinamente, Fuckland (84 min.), de José Luis Marqués, conta a história nonsense de um argentino que se propõe a reconquistar as ilhas fazendo amor em vez de guerra e acredita que os habitantes possam eleger livremente a que país querem pertencer. La Ciénaga (102 min.), com roteiro e direção de Lucrecia Martel, retrata a vida de duas famílias que se entrecruzam, uma de classe média e outra de produtores rurais decadentes.
La Libertad (73 min.), roteiro e direção de Lisandro Alonso, mostra a história de Misael, que vive na imensidão dos pampas trabalhando com seu machado, quase sem contato com outras pessoas. Uma produção da Universidad Del Cine, Solo por Hoy (100 min.), dirigido por Ariel Rotter, conta a história de amigos que dividem um apartamento em Buenos Aires. São fragmentos das vidas de cinco personagens durante cinco dias da semana.
Comédia de humor negro e múltiplas ressonâncias, Animalada (92 min.), direção e roteiro de Sergio Bizzio, gira em torno do romance entre um milionário e uma ovelha; um filme que, por trás de uma história maluca, descobre os estertores de uma aristocracia decadente. Em El Descanso (95 min.), direção e roteiro de Rodrigo Moreno, Andrés Tambornino e Ulisses Rosell, dois amigos em férias caem, por acidente, num pequeno lugarejo; um deles fica fascinado pela possibilidade de reformar um hotel do local, mas um tirano que manipula a lei e ordem do lugar se opõe ao plano e vai fazer de tudo para impedi-lo.
Buenos Aires, hoje. Numa cidade que ferve em manifestações sociais, desemprego e conflitos políticos, Elsa, uma jovem de 25 anos, busca um trabalho que lhe permita realizar seu sonho: viajar para a Itália. Essa é a história de Un Dia de Suerte (94 min., em vídeo), com roteiro e direção de Sandra Gugliotta.

A mostra “Panorama Argentino” será exibida a partir de quinta até 17 de maio, no Cinusp (r. do Anfiteatro, 181, favo 4 das Colméias, Cidade Universitária, tel. 3091-3540). A entrada é franca.


Grade de programação

Dia 21
6h — El Descanso
19h — La Ciénaga
Dia 10
16h — La Libertad
19h — Fuckland
Dia 3
16h — El Descanso
19h — La Ciénaga

Dia 13
16h — Fuckland
19h — La Libertad

Dia 6
16h — Un Dia de Suerte
19h — Animalada

Dia 14
16h — Solo por Hoy
19h — Fuckland
Dia 7
16h — Animalada
19h — Un Dia de Suerte
Dia 15
16h — La Libertad
19h — Solo por Hoy
Dia 8
16h — Fuckland
19h — Animalada
Dia 16
16h — La Ciénaga
19h — Solo por Hoy
Dia 9
16h — La Libertad
19h — La Ciénaga
Após a última sessão, debate com Ana Maria Amado
Dia 17
16h — Solo por Hoy
19h — La Ciénaga
 




ir para o topo da página


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]