NESTA EDIÇÃO
 
 

Pico do Corcovado: percurso extremamente pesado e pernoite no alto do morro
Um percurso leve para quem está começando e um bem pesado para quem já tem um bom condicionamento físico. Assim são as duas trilhas que podem ser percorridas neste fim de semana, com saída no sábado. A primeira, o Núcleo Engordador, na Serra da Cantareira, tem apenas cinco quilômetros em terreno plano, queda d’água, quiosques, perfeita para uma visita em família, e feita em apenas um dia, com uma hora e meia de caminhada. Já o Pico do Corcovado, apesar de seus poucos sete quilômetros é totalmente íngreme, uma escada contínua de 1.200 metros de altitude, que exige muito esforço físico até porque é preciso levar equipamento para pernoitar no alto do morro (são cerca de seis horas de subida). Ambas fazem parte de um projeto de ecocaminhadas, desenvolvido pelo Cepeusp e pelo Instituto de Biociências (IB) da USP.
O Instituto de Biociências desenvolve desde 1997 o Projeto Ecossistemas Costeiros, que tem como objetivo o estudo e a preservação dos ambientes costeiros. Da necessidade de expadir os conhecimentos foi que surgiram as caminhadas temáticas, sempre acompanhadas de um especialista que relata e mostra as espécies botânicas das matas para um grupo de no máximo 12 pessoas. O projeto do Cepeusp é mais novo, surgiu há dois anos da sugestão de um aluno do curso de Caminhada em se fazer passeios nos fins de semana. No início, cada um ia com seu carro e o grupo era o mesmo da aula; depois cresceu, passaram a levar família e amigos, chegando até 70 pessoas. Só no final do ano passado, é que o projeto foi estruturado e passou a contar com o apoio do Cepeusp (agora há um calendário anual com a programação e um ônibus que leva os participantes, comportando até 50 pessoas).

Núcleo Engordador, caminhada fácil e própria para famílias
Muito verde e animais

Todas as trilhas do Parque Estadual da Cantareira oferecem ao visitante um contato direto com a mata atlântica em graus de dificuldade que vão do leve, o Núcleo Engordador, ao médio, Núcleo Pedra Grande e Núcleo Águas Claras (que foram visitados no primeiro semestre). “Cada semestre começamos por uma trilha leve para terminar com um percurso mais pesado”, informa a professora Patrícia Sakai, uma das organizadoras das ecocaminhadas do Cepeusp ao lado das professoras Silvia de Jesus Mergulhão Ferreira e Ana Cristina Mutarelli (no final do ano, o percurso serão os 18 quilômetros do Parque Estadual de Cubatão, em que há travessia de rios várias vezes, com duração de um dia inteiro). Sempre com alongamentos de cinco a dez minutos, antes e depois da caminhada.
O curioso nome do Núcleo Engordador deve-se ao fato de ter existido no final do século 17 uma fazenda onde era realizada a “engorda” do gado que ali chegava. Na sua parte mais alta encontra-se o antigo tanque de captação de água da Sabesp, que foi desapropriado. Lá, como nas outras trilhas do parque, pode-se ver o macaco bugio, a preguiça, araras, a jararaca, além de uma flora bem diversificada com vários tipos de árvores e plantas, entre elas a samambaia-açu, uma espécie de samambaia gigante com folhas que podem atingir até 3 metros de comprimento, figueiras e araucárias.
As trilhas promovidas pelo IB possuem um grau de dificuldade bem maior, geralmente com grande altitude e extensão como as de Teresópolis e Petrópolis, no Rio de Janeiro, mas segundo o professor Flávio Berchez a partir do ano que vem a proposta é oferecer aos participantes diferentes níveis. Nesta caminhada do Pico do Corcovado, serão estudadas as pteridófitas ou as samambaias e seus parentes. O biológo Matheus Paciência vai falar sobre as dezenas de gêneros, curiosidades, adaptações das espécies e ainda responder a perguntas dos participantes. Não há ônibus, cada um vai com o próprio carro e se encontra no pé do morro em Ubatuba.
Berchez trabalha com o conceito da caminhada holística, um instrumento da linha mais moderna da educação ambiental, que desenvolve no participante qualidades como cooperação, força de vontade, resistência e afinidade com o meio ambiente, ecologicamente o ponto mais importante, já que a pessoa passa a conservar e a defender o lugar.

As inscrições para ambas as caminhadas podem ser feitas até sexta pelos tels. 3091-7547 (IB) e 3091-3362 (Cepeusp). Os valores são de R$ 25,00 (pagos para o guia) e R$ 12,00 (incluindo o ingresso do parque), respectivamente. Para as duas trilhas é preciso levar alimentação/lanche e água; é recomendável roupas leves próprias para atividades físicas..

 




ir para o topo da página


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]