Um
panorama abrangente da produção cinematográfica
mundial. Assim é a Mostra BR de Cinema – Mostra Internacional
de Cinema em São Paulo, que vai ocupar 13 salas paulistanas
até o fim do mês. Na abertura, acontece um show com
a banda Leningrad Cowboys, grupo de rock presente na trilha de filmes
de Aki Kaurismäki e protagonista de seu longa-metragem Os Cowboys
de Leningrado vão para a América (1989, também
apresentado na mostra – ainda será exibida toda a sua
filmografia, incluindo os longas Os Cowboys de Leningrado Encontram
Moisés (1993) e Total Balalaika Show (1994), além
de curtas todos dirigidos por Kaurismäki. Originário
da Finlândia, o grupo se autoproclama “a pior banda
de rock-n’-roll do mundo” e vai apresentar nos shows,
programados para esta quinta, às 21h30 no DirecTV Music Hall,
versões de clássicos, como “Yellow Submarine”
(Beatles), “KnockinÓn Heaven’s Door”(Bob
Dylan) e “Stairway to Heaven” (Led Zeppelin).
O destaque
são as retrospectivas de Pier Paolo Pasolini, uma das personalidades
mais marcantes e controversas do cinema italiano, que recebe a primeira
retrospectiva completa de seus filmes no Brasil, incluindo clássicos
como Mamma Roma (1962), Teorema (1968) e o polêmico Saló
ou Os Cento e Vinte Dias de Sodoma (1975); Alberto Cavalcanti, diretor
brasileiro de carreira internacional, que deixou marcas na história
do cinema francês em 1920 com os filmes En Rade, La P’tite
Lilie e Rien Que les Heures, e no cinema inglês na década
seguinte, apresentando Night Mail, North Sea, Yellow Caesar, entre
outros; e de Aleksandr Sokúrov, que encantou o público
e a crítica no último Festival de Cannes com Arca
Russa, filmado em um único plano-seqüência de
96 minutos de duração (o cineasta vem ao Brasil para
acompanhar a mostra, que vai trazer ainda o seu primeiro filme A
Voz Solitária do Homem, que teve problemas com a censura,
O Segundo Círculo, Elegia Moscovita e Moloch, entre outros).
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Arca Russa
encantou público
e crítica |
Sokúrov
e Pasolini também são objetos de dois livros editados
pela Cosac & Naif lançados durante o evento: o primeiro,
Aleksandr Sokúrov, reúne textos de Laymert Garcia
dos Santos (“Entrando na Arca Russa”), Leon Cakoff (“Palavras
de um Mestre”) e do organizador do volume Alvaro Machado (“O
Planeta Sokúrov”); o segundo, Pier Paolo Pasolini,
de Maria Betânica Amoroso, é dividido em capítulos
como “Poeta e romancista”, “Os primeiros filmes”
e “A herança de Pasolini”.
Ainda
acontece a competição Novos Diretores, que tem como
jurados o cineasta brasileiro Ugo Giorgetti; o cineasta italiano
Silvio Soldini, de Pão e Tulipas; o americano Peter Scarlet,
ex-diretor do Festival de San Francisco e da Cinemateca de Paris;
a jornalista, atriz e cineasta afegã-canadense Nilufar Pazira;
o cineasta franco-romeno Radu Mihaileanu, vencedor da 22ª Mostra
com Trem da Vida; o cineasta grego Robert Manthoulis, de quem a
26ª Mostra exibe A História de Lilly e o músico francês
Georges Moustaki. Em Perspectiva Internacional serão apresentados
grandes destaques ao lado de descobertas e revelações
– pode-se ver filmes como Fale com Ela, de Pedro Almodóvar;
El Embrujo de Shangai, de Fernando Trueba; Invencível, de
Werner Herzog; Ode a Colônia, de Wim Wenders; Tomando Partido
– O Caso Furtwängler, de István Szabó;
Combate de Amor Sonhado, de Raoul Ruiz, filme sobre piratas e tesouros,
premiado no Festival de Montreal; Ingmar Bergman – Intermezzo,
de Gunnar Bergdahl, em que o cineasta e o documentarista dialogam
tranqüilamente na sala de ensaios do Royal Theatre de Estocolmo,
entre muitos outros.
Representando
o cinema brasileiro estão Dois Perdidos numa Noite Suja,
de José Joffily, sobre imigrantes brasileiros ilegais que
vivem em Nova York; Durval Discos, de Anna Muylaert, inspirado nas
antigas lojas de discos de vinil de São Paulo; Edifício
Master, de Eduardo Coutinho, documentário com moradores de
um edifício de apartamentos em Copacabana; Lara, de Ana Maria
Magalhães, uma cinebiografia da atriz Odete Lara; Madame
Satã, de Karim Aïnouz, inspirado na vida de João
Francisco dos Santos; Poeta das Sete Faces, de Paulo Thiago, em
homenagem a Carlos Drummond de Andrade; Samba-Canção,
de Rafael Conde, um filme de baixo orçamento sobre outro
sem orçamento algum; e Separações, de Domingos
Oliveira, uma comédia que analisa as fases de uma separação
amorosa.
A
mostra será exibida nas salas do Unibanco Arteplex 1 e 2,
Cinearte 1, Cinesesc, Sala Uol de Cinema, Espaço Unibanco
de Cinema 1, Cineclube Directv 1, 2 e 3, Sala Cinemateca, Centro
Cultural São Paulo, Cinemark Market Place 4 e Cinemark Metrô
Santa Cruz 6. Os ingressos avulsos custam R$ 8,00 e R$ 4,00 (de
segunda a quinta) e R$ 10,00 e R$ 5,00 (de sexta a domingo). Há
pacotes promocionais vendidos na Central da Mostra no Conjunto Nacional,
corredor Cinearte (av. Paulista, 2.073). A entrada para o show da
banda Leningrad Cowboys é um quilo de alimento não
perecível que deve ser trocado por ingresso antecipadamente
também na Central. Programação completa no
site www. mostra.org.
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