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Um panorama abrangente da produção cinematográfica mundial. Assim é a Mostra BR de Cinema – Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que vai ocupar 13 salas paulistanas até o fim do mês. Na abertura, acontece um show com a banda Leningrad Cowboys, grupo de rock presente na trilha de filmes de Aki Kaurismäki e protagonista de seu longa-metragem Os Cowboys de Leningrado vão para a América (1989, também apresentado na mostra – ainda será exibida toda a sua filmografia, incluindo os longas Os Cowboys de Leningrado Encontram Moisés (1993) e Total Balalaika Show (1994), além de curtas todos dirigidos por Kaurismäki. Originário da Finlândia, o grupo se autoproclama “a pior banda de rock-n’-roll do mundo” e vai apresentar nos shows, programados para esta quinta, às 21h30 no DirecTV Music Hall, versões de clássicos, como “Yellow Submarine” (Beatles), “KnockinÓn Heaven’s Door”(Bob Dylan) e “Stairway to Heaven” (Led Zeppelin).

O destaque são as retrospectivas de Pier Paolo Pasolini, uma das personalidades mais marcantes e controversas do cinema italiano, que recebe a primeira retrospectiva completa de seus filmes no Brasil, incluindo clássicos como Mamma Roma (1962), Teorema (1968) e o polêmico Saló ou Os Cento e Vinte Dias de Sodoma (1975); Alberto Cavalcanti, diretor brasileiro de carreira internacional, que deixou marcas na história do cinema francês em 1920 com os filmes En Rade, La P’tite Lilie e Rien Que les Heures, e no cinema inglês na década seguinte, apresentando Night Mail, North Sea, Yellow Caesar, entre outros; e de Aleksandr Sokúrov, que encantou o público e a crítica no último Festival de Cannes com Arca Russa, filmado em um único plano-seqüência de 96 minutos de duração (o cineasta vem ao Brasil para acompanhar a mostra, que vai trazer ainda o seu primeiro filme A Voz Solitária do Homem, que teve problemas com a censura, O Segundo Círculo, Elegia Moscovita e Moloch, entre outros).

 
Arca Russa
encantou público
e crítica

Sokúrov e Pasolini também são objetos de dois livros editados pela Cosac & Naif lançados durante o evento: o primeiro, Aleksandr Sokúrov, reúne textos de Laymert Garcia dos Santos (“Entrando na Arca Russa”), Leon Cakoff (“Palavras de um Mestre”) e do organizador do volume Alvaro Machado (“O Planeta Sokúrov”); o segundo, Pier Paolo Pasolini, de Maria Betânica Amoroso, é dividido em capítulos como “Poeta e romancista”, “Os primeiros filmes” e “A herança de Pasolini”.

Ainda acontece a competição Novos Diretores, que tem como jurados o cineasta brasileiro Ugo Giorgetti; o cineasta italiano Silvio Soldini, de Pão e Tulipas; o americano Peter Scarlet, ex-diretor do Festival de San Francisco e da Cinemateca de Paris; a jornalista, atriz e cineasta afegã-canadense Nilufar Pazira; o cineasta franco-romeno Radu Mihaileanu, vencedor da 22ª Mostra com Trem da Vida; o cineasta grego Robert Manthoulis, de quem a 26ª Mostra exibe A História de Lilly e o músico francês Georges Moustaki. Em Perspectiva Internacional serão apresentados grandes destaques ao lado de descobertas e revelações – pode-se ver filmes como Fale com Ela, de Pedro Almodóvar; El Embrujo de Shangai, de Fernando Trueba; Invencível, de Werner Herzog; Ode a Colônia, de Wim Wenders; Tomando Partido – O Caso Furtwängler, de István Szabó; Combate de Amor Sonhado, de Raoul Ruiz, filme sobre piratas e tesouros, premiado no Festival de Montreal; Ingmar Bergman – Intermezzo, de Gunnar Bergdahl, em que o cineasta e o documentarista dialogam tranqüilamente na sala de ensaios do Royal Theatre de Estocolmo, entre muitos outros.

Representando o cinema brasileiro estão Dois Perdidos numa Noite Suja, de José Joffily, sobre imigrantes brasileiros ilegais que vivem em Nova York; Durval Discos, de Anna Muylaert, inspirado nas antigas lojas de discos de vinil de São Paulo; Edifício Master, de Eduardo Coutinho, documentário com moradores de um edifício de apartamentos em Copacabana; Lara, de Ana Maria Magalhães, uma cinebiografia da atriz Odete Lara; Madame Satã, de Karim Aïnouz, inspirado na vida de João Francisco dos Santos; Poeta das Sete Faces, de Paulo Thiago, em homenagem a Carlos Drummond de Andrade; Samba-Canção, de Rafael Conde, um filme de baixo orçamento sobre outro sem orçamento algum; e Separações, de Domingos Oliveira, uma comédia que analisa as fases de uma separação amorosa.

A mostra será exibida nas salas do Unibanco Arteplex 1 e 2, Cinearte 1, Cinesesc, Sala Uol de Cinema, Espaço Unibanco de Cinema 1, Cineclube Directv 1, 2 e 3, Sala Cinemateca, Centro Cultural São Paulo, Cinemark Market Place 4 e Cinemark Metrô Santa Cruz 6. Os ingressos avulsos custam R$ 8,00 e R$ 4,00 (de segunda a quinta) e R$ 10,00 e R$ 5,00 (de sexta a domingo). Há pacotes promocionais vendidos na Central da Mostra no Conjunto Nacional, corredor Cinearte (av. Paulista, 2.073). A entrada para o show da banda Leningrad Cowboys é um quilo de alimento não perecível que deve ser trocado por ingresso antecipadamente também na Central. Programação completa no site www. mostra.org.

 




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