NESTA EDIÇÃO

Como você gostaria de ser atendido em uma biblioteca? Com qualidade, é claro. Esse é o tema da 5a Semana do Livro e da Biblioteca da USP, que acontece de segunda a sexta-feira, antecipando as comemorações do Dia Nacional do Livro no próximo 29 de outubro. Segundo Adriana Cybele Ferrari, diretora técnica do Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da USP, que organiza o evento, o tema surgiu a partir do Programa de Qualidade que vem sendo realizado para o aperfeiçoamento dos serviços das bibliotecas no atendimento. “Queremos sempre aperfeiçoar o serviço e atender melhor o nosso cliente”, diz. Neste ano, como em 2001, serão realizadas atividades descentralizadas, ou seja, cada biblioteca da USP vai ter uma agenda. “O objetivo é viabilizar a participação e as iniciativas locais das bibliotecas”, informa a diretora. Na quarta, dia 16, acontece um evento no campus da Cidade Universitária, congregando todas as 39 bibliotecas.

Para abrir a semana, nesta segunda os usuários podem visitar a exposição de obras, equipamentos e materiais antigos da Biblioteca da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP (até sexta). A partir de terça até sexta, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) realiza visitas orientadas para grupos de até 20 pessoas (é preciso agendar pelo tel. 3091-3030, com Cida, ou 3091-3033, com Alecsandra). Na quarta, o evento traz apresentações do Coralusp, sob a regência de Selma Boragian (às 14h30), e o espetáculo teatral Como é seu nome mesmo??..., encenado pelo Grupo Interagir (o mesmo que ministra o treinamento de qualidade), com direção de Rosana H. Fernandes – são situações de atendimento, visando à qualidade, apresentadas de forma lúdica (às 15h).

Ainda na quarta, às 16h, o destaque é o lançamento do livro Bibliotheca Universitatis: Livros Impressos do Século XVII do Acervo Bibliográfico da Universidade de São Paulo, editado pela Edusp e Imprensa Oficial em dois volumes, que totalizam 1.680 páginas (R$ 176,00), e integra a Série Uspiana Brasil 500 Anos. É um trabalho coordenado pelo Sibi, resultado de vários anos de pesquisa, que reúne informações sobre obras raras e antigas existentes nas bibliotecas da USP, principalmente da Faculdade de Direito e do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB). São mil títulos, com descrição detalhada que traz a peculiaridade de cada obra, além de ilustrações. O livro é uma continuação dos dois títulos lançados no ano passado referentes aos séculos 15 e 16, respectivamente, e que segue ainda com um projeto para obras do século 18. Durante o lançamento haverá uma mesa-redonda com a participação da consultora Rosemaire Érika Horch, de Martha Rossetti Batista, do IEB, e de Ana Maria de Almeida Camargo, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Logo após haverá confraternização. Tudo no Anfiteatro Altino Augusto de Azevedo Antunes da FMVZ.

Haverá ainda uma extensa programação nas bibliotecas dos campi do interior, com coletiva de autores, mesas-redondas, cursos, exposição de cartuns e até hora do conto. “É importante que cada usuário procure sua biblioteca”, orienta a diretora do Sibi, esperando que a participação dos usuários seja cada vez maior. É por esse motivo que surgiu o nome do evento: A Voz e a Vez do Usuário – Aprimorando a Qualidade dos Serviços das Bibliotecas.

A FMVZ fica na av. Prof. Dr. Orlando Marques de Paiva, 87 e o MAC, na r. da Reitoria, 160, ambos na Cidade Universitária. Mais informações no Sibi pelos tels. 3091-4194 e 3091-4197. Gratuito. Para conferir a programação completa é só acessar o site www.usp.br/sibi.

 




ir para o topo da página


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]