PROCURAR POR
 NESTA EDIÇÃO
  
 

O Conselho Universitário da USP aprovou no dia 27 de maio a criação de 216 vagas em cursos de graduação da Universidade, que serão oferecidas já a partir de 2004. Desse total, 135 vagas foram abertas com a criação de três cursos, também aprovados pelo Conselho no dia 27: Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental, Bacharelado em Matemática Aplicada a Negócios e Engenharia de Alimentos. Com essa expansão, a Fuvest – que em 2003 disponibilizou 8.331 vagas – colocará em disputa no próximo exame vestibular, no final deste ano, 8.547 vagas.

Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental será oferecido no período noturno, dando mais oportunidades para os alunos que precisam trabalhar durante o dia. Ministrado pelo Instituto de Geociências, em São Paulo, terá 40 vagas (leia abaixo mais informações sobre o curso). Bacharelado em Matemática Aplicada a Negócios será diurno, contará com 45 vagas e terá como sede a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, instalada no campus da USP naquela cidade. Já Engenharia de Alimentos, diurno, será ministrado pela Faculdade de Zo-otecnia e Engenharia de Ali-mentos (FZEA), em Pirassununga, com 50 vagas.

As outras 81 vagas foram destinadas a oito cursos já existentes. Eles são: Bacharelado em Geofísica (diurno, 10 vagas), Bacharelado em Meteorologia (diurno, 20 vagas) – ambos ministrados pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, o IAG, em São Paulo –, Bacharelado em Química (diurno, 20 vagas, no Instituto de Química de São Carlos), Economia Agroindustrial (diurno, 10 vagas, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em Piracicaba), Administração (noturno, 1 vaga), Ciências Contábeis (noturno, 5 vagas), Economia (noturno, 5 vagas) – os três ministrados pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto – e Engenharia de Alimentos (noturno, 10 vagas, na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos, em Pirassununga).

Mercado de trabalho – Segundo o professor Paulo Sobral, coordenador do novo curso de Engenharia de Alimentos em Pirassununga, esse campo profissional vem crescendo no Brasil devido à expansão da agroindústria. “O campo de trabalho para o engenheiro de alimentos está em plena expansão, uma vez que a agroindústria brasileira está crescendo para corresponder ao grande parque de exportação do Brasil.” No último vestibular da Fuvest, o curso foi um dos mais concorridos, atingindo a marca de 15,5 candidatos por vaga, e teve uma das dez mais altas notas de corte.

Sobral diz ainda que a criação do curso é um passo importante para dar “uma maior visibilidade” ao campus de Pirassununga. “Esse passo vem sendo ensejado há muito tempo pela faculdade. Ele representa um crescimento bastante considerável.”

Para o professor Oswaldo Baf-fa Filho, coordenador do curso de Matemática Aplicada a Negócios da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, o curso vem inaugurar uma nova área de graduação no campus. “A partir de 2004 o graduando em Matemática receberá formação voltada para os aspectos de gestão, economia e negócios”, comemora.

Baffa destaca que o mercado de trabalho para o profissional de matemática só tende a crescer, principalmente porque o País tem usado muito a economia para alavancar o crescimento. “Sabemos que a economia vai precisar, cada vez mais, calcular, estimar e prever matematicamente as aposentadorias, os fundos de pensão, agronegócios e as bolsas de mercadorias e valores, por exemplo.”

Vale ressaltar, segundo o professor, que esse curso de matemática terá um grande apelo acadêmico, pois vai oferecer uma formação de referência em âmbito nacional. Também trará um grande impacto econômico para Ribeirão Preto, o que se traduz pela contratação de novos docentes, novos funcionários, mais alunos e maior renda per capita para a cidade, diz Baffa.

A formação do profissional de matemática contará também com matérias de economia, administração e contabilidade, explica o professor. “Isso propiciará ao profissional uma área de atuação bem mais ampla, podendo colaborar com economistas, administradores e contabilistas, entre outros profissionais.”

Na semana passada, a USP anunciou também mais vagas para transferências de cursos. São 645 vagas para 2004. As inscrições estarão abertas de 10 a 18 de junho e a taxa de inscrição é de R$ 65,00. O processo será dividido em duas etapas. No dia 27 de julho, haverá uma prova de pré-seleção, com 80 questões, aplicada pela Fuvest. Os selecionados nessa etapa continuarão o processo nas diversas unidades da USP, de acordo com datas e regras divulgadas nos editais, disponíveis nas respectivas seções de alunos.

 




ir para o topo da página


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]