PROCURAR POR
 NESTA EDIÇÃO
  
 

Desde que foi fundado, em 1967, por Benito Juarez e José Luiz Visconti, o Coral da Universidade de São Paulo, mais conhecido como Coralusp, tem se empenhado em dar um tratamento vocal diferenciado às canções que escolhe para incluir em seu repertório. Mais do que simplesmente interpretar essas músicas, os 11 grupos que compõem o Coralusp e seus cerca de 500 integrantes as tomam também como objeto de pesquisa e um campo fértil para o ensino e a prática musicais. Qualquer que seja a obra escolhida, ela terá sempre a marca registrada e de qualidade do coral. É assim quando os grupos dão uma nova roupagem a um clássico da MPB, a um choro, a uma balada ou a uma canção folclórica. E é isso o que acontece agora com Canções Seculares, o novo trabalho do coral da Universidade.

Canções Seculares é a continuação de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 1999 pelo grupo regido por Tiago Pinheiro, voltado, principalmente, para a interpretação do repertório de música renascentista latina. Justamente para documentar esse momento do grupo, o Coralusp acaba de gravar um CD promocional, do qual fazem parte 18 canções, a maioria dos séculos 15 e 16 – apenas três, Robin M’Aime e Cantiga de Santa Maria e Alle Psalite, do século 12, fogem à regra. À regra cronológica, entenda-se bem. Pois àquela outra norma que norteia o trabalho do Coralusp há mais de três décadas, a da interpretação esmerada e talentosa, todas são fidelíssimas. Se há um senão quanto a este novo trabalho do coral, é a não comercialização do CD, o que só ajudaria a divulgar ainda mais o trabalho dos grupos e a tentar popularizar a música de boa qualidade em um momento em que a banalidade e a mesmice, na maioria das vezes, parecem dar o tom. “Nossa intenção não é vender o CD, até porque ele, infelizmente, jamais se tornaria um hit. O que queremos é fazer o registro do nosso trabalho e divulgá-lo da forma que nos for possível”, esclarece Samuel Batista, coordenador administrativo do Coralusp. Mas nem tudo está perdido. A tiragem inicial de Canções Seculares – mil discos – não está destinada apenas à documentação de um belo trabalho. Instituições que desejarem adquirir o CD podem fazê-lo. “Se alguma instituição quiser o CD, nós o encaminharemos com o maior prazer”, afirma Batista. O endereço eletrônico do Coralusp é coralusp@edu.usp.br.

Quem não conseguir o CD pode, no entanto, aproveitar ao vivo as interpretações do coral. O grupo regido por Tiago Pinheiro está agendando uma série de apresentações em São Paulo e em outras cidades para mostrar esse seu mais novo trabalho. A próxima acontece no dia 28 de setembro, às 11h, com entrada gratuita, na Casa de Cultura D. Yayá (r. Major Diogo, 353, Bexiga), dentro da Semana de Arte e Cultura da USP. Informações mais detalhadas podem ser conseguidas no telefone 3091-3930 ou no próprio e-mail do Coralusp.

 




ir para o topo da página


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]