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Se fossem reunidos em um único espaço físico, os seis campi da USP ocupariam 74 milhões de metros quadrados. Lá estariam concentradas as 36 unidades e uma população com cerca de 85 mil pessoas. Esses números, aliados à qualidade das produções acadêmicas, explicam por que a USP é a maior instituição de ensino e pesquisa do País. Até três anos atrás, para conhecer a Universidade, cidadãos do mundo inteiro viajavam até a capital paulista e percorriam os múltiplos caminhos dessa cidade para então chegar às suas pesquisas. Hoje já não é mais preciso deslocar-se em tempo e espaço reais para chegar à USP. Basta acessar o endereço eletrônico www. usp.br, um portal que reúne num mesmo espaço dados institucionais, notícias e um setor de serviços universitários.

O portal foi inaugurado oficialmente no dia 19 de abril de 2001. Em tão pouco tempo de existência, ele se tornou o maior site acadêmico do País e o mais visitado do mundo. Em dezembro passado, recebeu o Prêmio IDG Now!, promovido pela International Data Group – multinacional norte-americana presente em 80 países – como o melhor site na categoria educacional. Neste mês de setembro, uma pesquisa realizada pelo Ibope eRatings comprovou que ele é o portal universitário mais acessado em todo o planeta. São 790 mil usuários únicos por mês, que produzem 2 milhões de pageviews – índice superior ao obtido por sites de instituições como Harvard e Sorbonne. Em números absolutos, a USP também ultrapassou as universidades de Oxford (202 mil visitantes), Califórnia (777 mil), Bolonha (346 mil) e o Massachusetts Institute of Technology, o MIT (664 mil). “Fico contente com a notícia, mas não nego que ela seja um tanto quanto assustadora, porque reafirma a nossa enorme responsabilidade em conduzir esse ‘bebê gigante’”, destaca a jornalista Leandra Rajczuk, diretora da Divisão de Informação, Documentação e Serviços On-line da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da USP, responsável pelo portal.

África e América Latina – De acordo com uma pesquisa realizada pelo USPonline em outubro do ano passado, que traçou o mapa de públicos do portal, cerca de 70% dos acessos são feitos por pessoas de fora dos campi. Ainda que não seja possível saber se esses usuários pertencem ou não à Universidade, a coordenadora da CCS, professora Cremilda Medina, acredita que a maioria deles seja formada por usuários externos, principalmente residentes no Hemisfério Sul – africanos e latino-americanos – e na Península Ibérica, pois “os povos que lidam com a língua portuguesa são povos de uma cultura ágil, ávida de novas possibilidades e não presos a uma simples rotina como os do norte”.

Essa hipótese explica por que, dos cinco canais em que o conteúdo do portal está organizado (dispostos horizontalmente na página principal), o mais procurado é o “USP Fácil”, que oferece ao usuário vários mecanismos que facilitam a busca de informações, dentre eles a ferramenta Google. Além disso, nesse mesmo canal encontra-se o “Fale com a USP”, serviço de atendimento direto ao usuário. Por mês, o portal recebe uma média de 1.800 mensagens eletrônicas e todas as válidas (em torno de 70%) obtêm uma resposta personalizada.

Por trás desse “bebê gigante”, como diz Leandra, encontra-se uma equipe que conta com apenas 19 profissionais, entre técnicos, programadores, designers, jornalistas e revisores de texto. Mas Cremilda afirma que há perspectivas de que ela seja ampliada nos próximos meses. Neste momento, o portal passa por uma fase de completa reestruturação, visto que a partir do dia 15 de setembro a diretoria do USPonline foi assumida oficialmente pela jornalista Daniela Bertocchi.

Segundo Daniela, em pouco tempo os usuários poderão notar várias transformações no portal, tanto no que se refere ao conteúdo como ao design. “A nossa perspectiva é reforçar a usabilidade, a navegabilidade e a arquitetura da informação e fortalecer o fluxo de notícias”, afirma. Ela acredita que o www.usp.br tenha tantos usuários pelo fato de não ser um simples site, mas um portal, na verdadeira concepção dessa palavra. “Se analisarmos a história do desenvolvimento da web no Brasil, vamos constatar que o conceito de portal é brasileiro”, diz.

A equipe do USPonline:
novidades incluem notícias aprofundadas

A primeira mudança feita no USPonline foi a reconfiguração da estrutura organizacional da equipe, que passou a ter um corpo editorial multidisciplinar, responsável pelo canal noticioso da página – o “Acontece na USP” –, cujo novo protótipo deverá ser lançado em poucos dias. Daniela ressalta que o portal deve ser entendido como um canal de comunicação e por isso deve priorizar a divulgação de notícias, mas utilizando mais intensamente narrativas multimídia (arquivos de imagem, áudio e animações). É uma forma, segundo ela, de promover a integração de todas as mídias da USP e, ao mesmo tempo, como afirma Leandra, de melhorar o relacionamento da USP com a sociedade. Daniela acredita que “não é só porque se trata de um portal que temos que trabalhar apenas com notícias em tempo real, curtas e rápidas”, sendo também possível produzir notícias com a mesma profundidade que um jornal através do uso constante de links. “O on-line não está temporalmente condicionado ao instantâneo e por isso é fundamental que possamos desenvolver a capacidade de criar links”, destaca Cremilda. A seção de eventos presente nesse mesmo canal, a partir do próximo semestre, se tornará mais dinâmica, em virtude da utilização de dados fornecidos pelo Departamento de Informática da Reitoria.

O USPonline mantém, há dois anos, um convênio com o Portal Universia (www.universia .com.br), projeto do banco Santander que congrega não só universidades brasileiras, mas argentinas, chilenas, colombianas, espanholas, mexicanas, peruanas, portuguesas, porto-riquenhas e venezuelanas. O Universia, além de manter dois bolsistas no USPonline, que são responsáveis pela interface entre ambos os portais, também colabora com infra-estrutura. “O convênio consagra essa convivência latino-americana e ibérica que tem uma identidade cultural”, afirma a coordenadora.

D. P. S.

Capes mantém portal

Na mesma semana em que foi divulgada a pesquisa do Ibope eRatings, difundiu-se amplamente, através da Internet, a notícia de que o portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a Capes (http://periodicos. capes.gov.br), seria desativado pelo Ministério da Educação devido aos altos custos com a manutenção e os raros acessos. Em comunicado à imprensa, a Capes desmente a notícia e afirma que, no presente momento, estão sendo feitas renegociações das condições de contrato com os diversos fornecedores para a manutenção e ampliação dos serviços oferecidos pelo portal. A presidência da Capes instituiu uma comissão consultiva para a formulação de um modelo de contratação de serviços disponibilizados no portal de periódicos. As presentes negociações estão sendo conduzidas com o apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

 

 




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O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
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