PROCURAR POR
 NESTA EDIÇÃO
  
 

Palestras, debates, seminários, exposições, concertos, lançamentos de livros, vídeos, CD-ROMs e sites, solenidades oficiais: um intenso calendário de atividades que se estenderão por todo o ano que vem já está preparado para a comemoração dos 70 anos da USP. A intenção não é apenas mobilizar a comunidade universitária, mas também fazer com que a população visite, conheça e se familiarize mais com o ambiente da USP. “Sugerimos que as unidades façam alguma coisa ligada à sua história, ao seu pensamento atual e também uma prospecção para o futuro”, explica a professora Maria Ruth Amaral de Sampaio, que dirige a Comissão Executiva dos 70 Anos. Exemplo disso é o lançamento do livro Repensando a USP, que reunirá artigos de professores de várias áreas do conhecimento.

A data da fundação da Universidade, 25 de janeiro, coincide com o aniversário da cidade de São Paulo, que em 2004 completa 450 anos. Nesse dia será realizada uma sessão solene do Conselho Universitário, no auditório do Palácio dos Bandeirantes, que deve contar com a presença do governador Geraldo Alckmin. A sessão terá também uma teleconferência com o professor Claude Lévy-Strauss – o autor de clássicos como Tristes trópicos vai falar da França – e com o professor Antonio Candido. Um concerto da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) encerrará a solenidade. Ainda em janeiro, o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) vai sediar as exposições “A arte brasileira pelo olhar de Mário de Andrade” e “Centenário Lívio Abramo”.

Todas as unidades, na capital e no interior, estão programando suas atividades, o que dá ao calendário geral da comemoração o caráter multifacetado da atuação da USP. Apenas para citar alguns exemplos: a Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) fará, já a partir de janeiro, uma exposição itinerante do material fotográfico mais significativo da história da Universidade; o Instituto de Química oferecerá estágios para alunos do ensino médio e técnico; a Escola de Enfermagem promoverá feiras de saúde; a Escola de Educação Física e Esporte fará uma reconstituição cênica de sua aula inaugural; o Parque de Ciência e Tecnologia montará um passeio pela sua Alameda do Sistema Solar; agosto terá a realização da Semana USP de Cultura, e assim por diante. A maior parte dos custos será bancada pelo orçamento de cada unidade, mas os bancos Banespa e Itaú serão parceiros da USP para auxiliar nos custos das festividades. É aguardada também parceria com o Banco Real.

A Comissão dos 70 Anos recebeu propostas das unidades para editar ou reeditar 33 livros sobre os mais diferentes temas. As sugestões serão aprovadas ou não mediante critérios como a disponibilidade dos autores para entregar seus originais no máximo até maio, permitindo a publicação no início do segundo semestre. Entre os títulos já confirmados está As mulheres politécnicas, com lançamento previsto para o dia 8 de março – Dia Internacional da Mulher –, na Escola Politécnica. Um dos livros que devem ser reeditados é o que conta a história das duas primeiras décadas da USP, de autoria do professor Ernesto de Souza Campos, publicado em 1954.

Muitos outros eventos estão confirmados, mas ainda sem data definida. Um deles é o encontro internacional de reitores, que a USP sediará em junho ou julho. Na programação musical, uma das várias apresentações que a Osusp fará pelos diferentes campi contará com a presença do ministro da Cultura, Gilberto Gil. O espetáculo deve ser no segundo semestre. Outras novidades ainda deverão ser confirmadas pela comissão.

Selo – O júri do Concurso de Selo Comemorativo dos 70 Anos da USP decidiu, em reunião no dia 9 de outubro, não conceder o prêmio a nenhum dos trabalhos inscritos. Na opinião dos integrantes da comissão, nenhuma das quase 90 propostas encaminhadas “atendeu aos objetivos do concurso”. Compuseram o júri os professores da USP Maria Ruth Amaral de Sampaio, Francisco Inácio Homem de Melo, Heliodoro Bastos Filho e Minoru Naruto, além da arquiteta Luciana Sion, representante da Associação dos Designers Gráficos. Segundo a professora Maria Ruth, a decisão foi unânime. A não-premiação era uma possibilidade prevista no regulamento e estava comunicada no edital. O arquiteto José Carlos Araújo, criador do logotipo da USP, foi contratado para produzir o selo comemorativo, recebendo o valor de R$ 3.000,00 destinado para o concurso. O trabalho estava previsto para ser entregue até 30 de outubro.

PAULO HEBMÜLLER

 

 

Em ritmo de comemoração

Uma extensa lista de atividades em comemoração aos 70 anos da USP – a ser completados em 25 de janeiro de 2004 – já foi aprovada pela comissão responsável pelas celebrações. Embora inclua inúmeras atrações até o mês de dezembro de 2004, ela ainda é parcial. Outros programas deverão ser incluídos. A seguir, as atividades previstas para janeiro.

Dias 1o a 31 de janeiro. Visitação pública nas férias, no Centro de Biologia Marinha (Cebimar), em São Sebastião (SP). Projeto Cooperativo da Cidade do Conhecimento, que resultará num novo acervo digital público, no Instituto de Estudos Avançados (IEA). “Olho clínico”, integrando o projeto Cultura Visual – entre Arte e História, no Museu Paulista.

De 1o de janeiro a 13 de março. Exposição “A arte brasileira pelo olhar de Mário de Andrade”, na sala 1 do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB). Exposição “Centenário Lívio Abramo”, na sala 2 do IEB.

Dias 14 a 17 de janeiro. Simpósio das Américas, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq),
em Piracicaba.

Dia 25 de janeiro. Sessão solene do Conselho Universitário, incluindo teleconferência com Claude Lévy-Strauss e Antonio Candido, seguida de apresentação da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), no Auditório do Palácio dos Bandeirantes.

Dia 25 de janeiro. Abertura da exposição itinerante com o material fotográfico mais significativo da trajetória da USP, na Coordenadoria de Comunicação Social (CCS). Montagem de barraca, com apresentação de vídeos sobre temas de interesse geral, na Faculdade
de Odontologia

Dias 27 e 28 de janeiro. Seminário Linguagens e Curadorias Interdisciplinares, no Museu Paulista. Seminário Catálogo: Cultura Visual – Entre Arte e História, também no Museu Paulista.

Dias 27 de janeiro a 7 de fevereiro. 6a Escola de Verão de Geofísica, no Instituto de Astronomia e Geofísica (IAG).

 

 

 




ir para o topo da página


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]