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Marcia Saad (no centro) com sua premiada equipe de funcionários da Biblioteca da Esalq: "Queremos o ouro". Abaixo, a medalha de bronze conquistada pela unidade da USP em Piracicaba

Um longo, perseverante e árduo trabalho na Universidade começa a ser reconhecido publicamente. No dia 10 de dezembro passado, a Divisão de Biblioteca e Documentação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, recebeu a medalha de bronze do Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão, na categoria Organizações Educacionais e de Ensino. O prêmio, concedido anualmente a entidades que se destacam pela qualidade de seus serviços, foi entregue durante cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, com a presença do governador Geraldo Alckmin e do vice-reitor da USP, professor Hélio Nogueira da Cruz. Outras oito entidades receberam a medalha de bronze e três obtiveram a medalha de prata. A medalha de ouro foi dada à Dana Abarus (categoria Médias Empresas), à Dana Nakata (categoria Grandes Empresas) e a quatro unidades da Sabesp (categoria Economia Mista). “Esse prêmio mostra que qualquer instituição, pública ou privada, seja qual for a sua área de atuação, pode sempre melhorar os serviços que oferece para a população”, afirma a diretora técnica da Divisão de Biblioteca e Documentação da Esalq, Marcia Regina Migliorato Saad. “Estamos muito orgulhosos.”

Para Marcia Saad, a conquista da medalha deve servir como um estímulo para que outras unidades da USP também se esforcem para melhorar cada vez mais seus serviços. Ela destaca que a Biblioteca da Esalq vai continuar persistindo na busca da qualidade. “Queremos a medalha de ouro.” Ela lembra que, desde a implantação do seu atual modelo de gestão, em 1998, a biblioteca obteve resultados “excelentes”, que são notados pelos usuários. A limpeza das salas de estudo, por exemplo, é impecável. Não existe acúmulo de serviço. O tempo que uma nova aquisição leva para ser colocada na estante, à disposição dos usuários, foi sensivelmente reduzido. “Claro que não somos uma biblioteca perfeita: em certos setores ainda tem um pouco de barulho”, brinca Marcia. “Mas buscamos melhorar sempre.”

A premiada Divisão de Biblioteca e Documentação da Esalq possui um acervo com 117 mil documentos – entre livros, teses, periódicos e outras publicações. Com área total de 3.380 metros quadrados, está dividida em quatro setores: a Biblioteca Central e as Bibliotecas Setoriais localizadas no Departamento de Economia, Administração e Sociologia, no Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição e no Departamento de Genética. Em 2003, 114.230 pessoas buscaram os serviços da divisão – o que equivale a uma média de 480 pessoas por dia. O trabalho é realizado por 36 funcionários.

A cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador Geraldo Alckmin: prêmio é resultado de um movimento na USP em busca da melhoria constante dos serviços prestados

Movimento – O prêmio conquistado pela Biblioteca da Esalq não é resultado de uma iniciativa isolada, mas sim de um movimento que teve origem na USP em 1996. Naquele ano, incentivada por um decreto do governador Mário Covas – que determinava que cada órgão público estadual deveria ter um programa de qualidade –, a Reitoria criou a Comissão para Gestão da Qualidade e Produtividade na USP. A presidência da comissão coube ao professor Hélio Nogueira da Cruz, até hoje na função, que acumula com a Vice-Reitoria.

Logo após a criação da comissão, Cruz pôs-se a incentivar as unidades da USP a criar suas próprias comissões locais de qualidade e produtividade. Hoje, das 70 unidades da Universidade – entre elas as 36 unidades de ensino e pesquisa –, cerca de 50 possuem grupos que se dedicam ao aumento da qualidade. Cruz também deu início aos Encontros de Qualidade e Produtividade da USP, em que funcionários dos seis campi se reúnem para ouvir especialistas e discutir formas de melhorar os serviços prestados. Em 25 de novembro passado, foi realizada a décima versão desses encontros, que incluiu palestras como “O modelo de excelência na gestão pública”, do delegado federal da Agricultura de São Paulo Francisco Ferreira Jardim, e “O MBA de qualidade da Escola Politécnica e reflexos na qualidade da USP”, do professor da Poli Adherbal Caminada Netto. Com isso, a Comissão para Gestão da Qualidade e Produtividade na USP – composta por meia dúzia de pessoas não-remuneradas para a função – conseguiu atingir praticamente toda a Universidade com a idéia de melhorar continuamente cada setor da academia. “É uma obrigação nossa, como instituição pública, utilizar os recursos disponíveis da forma mais produtiva possível”, explica Hélio Cruz. “O prêmio entregue à Biblioteca da Esalq é um reconhecimento desse esforço.”

Leia na página 2 mais informações sobre o Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão.

 

 

Prêmio exige ética,
inovação e agilidade

O Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão é uma iniciativa do Instituto Paulista de Excelência da Gestão (Ipeg) – uma entidade criada e mantida por vários órgãos públicos e privados. Anualmente, o instituto entrega o prêmio a instituições que, inscritas previamente, conseguem ser aprovadas em rigorosos exames de qualidade. Entre os critérios de avaliação analisados estão liderança e constância de propósitos, visão de futuro, foco no cliente e no mercado, responsabilidade social e ética, valorização das pessoas, foco nos resultados, inovação e agilidade.

A soma dos pontos obtidos em cada um desses itens corresponde à colocação dos órgãos inscritos no prêmio. No nível II, em que no ano passado concorreu a Divisão de Biblioteca e Documentação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, a instituição que fizer entre 150 e 249 pontos fica com a medalha de bronze. A medalha de prata vai para aquela que obtém entre 250 e 349 pontos. De 350 a 400 pontos garante a medalha de ouro.

Mais informações sobre o Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão e sobre os vencedores de 2003 podem ser obtidas na página eletrônica do Ipeg.

 

 




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O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
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