Novo
campus é um marco histórico
O coordenador-geral
do Projeto USP Leste, professor Celso de Barros Gomes, aborda,
nesta entrevista exclusiva ao Jornal da USP, vários
aspectos relacionados ao novo campus da Universidade, na zona
leste da capital. Para ele, em termos de expansão,
o campus é o mais significativo projeto da USP desde
a implantação da Cidade Universitária,
no Butantã, na zona oeste da cidade.
Jornal
da USP Qual a importância de um projeto como
a USP Leste?
Celso de Barros Gomes Desde a implantação
do campus do Butantã, este é, sem dúvida,
o projeto mais significativo da Universidade em termos de
expansão. Para dar uma idéia da participação
da comunidade uspiana, estiveram envolvidos mais de 100 docentes,
além de funcionários e estudantes-estagiários.
Essa discussão vem de maio de 2002, quando o reitor
instituiu um grupo de trabalho incumbido de avaliar a conveniência
da implantação de um novo campus em São
Paulo. Após um trabalho intenso, que também
envolveu organizações comunitárias da
zona leste, o relatório recomendou veementemente a
concretização do projeto.
JUSP
O que representa a ida da USP para a zona leste?
Barros Gomes Representa uma rara oportunidade
para a Universidade de ampliar o acesso da população
à sua reconhecida excelência no ensino, na pesquisa
e nas atividades de extensão, além dos desafios
da inovação. Dentro desse contexto, a ida da
Universidade para aquela região se constitui em uma
riquíssima possibilidade de interação
da USP com a comunidade, ambas contribuindo para o mesmo objetivo:
a criação de um centro de saber atualizado e
dinâmico que trará benefícios tanto para
a Universidade quanto para a população.
JUSP
Quais são os principais desafios enfrentados
para a implantação do novo campus?
Barros Gomes O grande desafio desse projeto
é o de assegurar nessa nova unidade a Escola
de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) o elevado
padrão de pesquisa e ensino da USP e, ao mesmo tempo,
introduzir as inovações requeridas pelas mudanças
em curso na sociedade. Além disso, enfatizar o equilíbrio
entre formação geral, formação
profissional, atividades de pesquisa e atividades de extensão.
Tudo isso em uma região nova, carente e extremamente
populosa da capital.
JUSP
Como se dará a interação do novo
campus com o campus do Butantã?
Barros Gomes Procuraremos manter um fluxo permanente
de docentes de pesquisa consolidados de toda a USP, principalmente
os do campus do Butantã, com a nova unidade, estimulando
o desenvolvimento de projetos integrados de investigação.
Pretende-se que a Universidade como um todo, incluindo também
os campi do interior, participe ativamente do processo de
implantação e de consolidação
da USP Leste.
JUSP
Na semana passada o Conselho Universitário
aprovou os novos cursos da zona leste. O que representam esses
cursos para a comunidade e o meio acadêmico? Qual a
sua natureza?
Barros Gomes As novas demandas sociais vêm
cobrando da Universidade e dos novos profissionais por ela
formados uma preocupação com a cidadania, com
a busca de soluções para os problemas sociais
e uma maior articulação dos conhecimentos científicos
com os interesses cotidianos da maioria da população.
Essa é a proposta principal dos cursos de graduação
a serem ministrados na USP Leste. O Ciclo Básico, pela
sua natureza, é a expressão maior dessa disposição
para inovar, no nível da graduação da
USP, por propiciar atividades integradas de ensino e pesquisa
e assegurar, ao mesmo tempo, um patamar comum de qualidade
para todos os alunos.
JUSP
Como foi o processo de escolha dos cursos a serem ministrados
na USP Leste?
Barros Gomes Os processos de seleção,
elaboração e detalhamento dos cursos envolveram
a participação significativa da comunidade,
organizada em grupos de trabalho instituídos pela Reitoria
e coordenados por uma comissão central. Tais cursos
foram propostos com base em uma pesquisa realizada com 5.280
estudantes, de escolas públicas e privadas e cursinhos
da capital, que apontou as opções que a comunidade
gostaria que fossem implantadas. A escolha dos cursos envolveu,
também, consultas a diversos segmentos, como grupos
da própria USP, organizações profissionais
e as próprias comunidades da região.
JUSP
A idéia é contratar novos professores
para ministrá-los ou aproveitar os que já estão
na USP?
Barros Gomes Está prevista a contratação
de docentes prioritariamente em tempo integral e com projetos
definidos em suas respectivas áreas de atuação,
tendo o foco dirigido preferencialmente para os objetivos
e atividades da nova unidade. Para 2005, cogita-se a contratação
de 61 docentes e de 76 servidores não-docentes.
JUSP
A USP Leste é um projeto inovador e, justamente
por isso, não chega ainda a ser uma unanimidade quanto
à forma como está sendo implementada. O que
o senhor pensa a respeito desse caráter inovador do
projeto e o que deve ser feito para aprimorá-lo?
Barros Gomes A implantação do
novo campus constitui um marco histórico para a Universidade,
principalmente neste ano em que se comemoram os 70 anos de
fundação da USP. Assim como foi no passado,
quando da implantação da Universidade, o novo
campus na zona leste gera debates, expectativas e críticas
que ajudam a enriquecer de forma imensurável o processo.
Acima de tudo, representa para a sociedade, em especial para
a comunidade da região, um leque de oportunidades que
se abrirão não só para os alunos que
lá iniciarão seus estudos, mas para todo o entorno
social do novo campus. Enfatiza-se assim que o novo campus
da USP irá abrigar cursos e habilitações
inexistentes em seus outros campi, pautando-se pela inovação
e pelo reconhecimento das peculiaridades daquela extensa região
e zelando pela qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão
de serviços.
JUSP
Como a comunidade local está vendo essa
aproximação? Qual é a expectativa e o
que de fato irá acontecer em um primeiro momento? Como
está a interação da Universidade com
a comunidade local?
Barros Gomes A instalação da USP
na zona leste é uma antiga reivindicação
da população da região, que concentra
alguns importantes movimentos populares em prol da criação
de uma unidade pública de ensino superior naquela que
é uma das áreas mais populosas de nossa cidade,
com cerca de 4 milhões de habitantes. Obviamente, a
instalação do novo campus gera uma grande expectativa
para os moradores daquela região. Para se ter uma idéia
disso, a própria comunidade criou o Fórum Educacional
da Zona Leste, para debater a construção do
novo campus e sua proposta pedagógica. Some-se a isso
as audiências públicas que estão sendo
realizadas com o objetivo de esmiuçar o projeto de
implantação da USP Leste junto à população.
Representantes da Universidade têm participado ativamente
de todas essas iniciativas.
JUSP
Nesse contexto, o que representa o Núcleo de
Apoio Social, Cultural e Educacional (Nasce) tanto para a
USP quanto para a comunidade local?
Barros Gomes Pode-se dizer que, em termos de
interação com a comunidade, a importância
do Nasce é muito maior do que o próprio campus.
O núcleo foi criado com o objetivo de oferecer à
população um espaço que, além
de cursos de aperfeiçoamento e extensão, também
está disponível para a realização
de reuniões de associações de moradores,
grupos de teatro, enfim, aberto a todas as atividades que
tenham um cunho educativo-cultural da comunidade.
JUSP
Que outros espaços fazem parte do núcleo?
Barros Gomes O Nasce dispõe de espaços
destinados para a coordenação da Pró-Reitoria
de Cultura e Extensão Universitária, Coordenadoria
do Espaço Físico (Coesf), Prefeitura do Campus
e para o projeto de recuperação da memória
cultural da região. O Nasce também funciona
como base operacional dos engenheiros e arquitetos que irão
implantar o novo campus.
JUSP
Quais são ou serão as primeiras ações
do Nasce?
Barros Gomes Além dos cursos sobre empreendedorismo
oferecidos pelo Sebrae, uma semana após a inauguração
do núcleo foi iniciado um curso de aperfeiçoamento
para 120 professores da rede estadual de ensino da região
sobre o tema meio ambiente e sistema urbano, com o apoio da
Secretaria de Educação do Estado e da Pró-Reitoria
de Cultura e Extensão Universitária, e envolvendo
um grupo de 20 pesquisadores na área de meio ambiente.
Além disso, a população tem à
sua disposição uma sala de inclusão digital,
com 15 microcomputadores.
JUSP
O senhor poderia dar um panorama geral de como está
a instalação da parte física da USP Leste?
Barros Gomes Do ponto de vista físico,
as obras do Núcleo Inicial Didático tiveram
início em maio e irão durar cerca de oito meses.
O núcleo será complementado por uma nova edificação,
o Centro de Apoio Técnico (CAT), em final de procedimento
licitatório. O CAT incorporará área adicional
de 600 metros quadrados, prevendo-se acomodações
para apoio administrativo e outras facilidades necessárias
para o suporte aos cursos programados para a USP Leste em
seu primeiro ano. Compõe ainda o conjunto do Núcleo
Inicial o bloco destinado a acomodar a segurança do
campus, já contratado e em fase de implantação.
Todas essas construções permitem assegurar a
inclusão no vestibular Fuvest 2005 das 1.020 novas
vagas previstas.
JUSP
A USP tem uma verba definida pelo governo do Estado
para investir na zona leste. De quanto é essa verba,
afinal, e, desse valor, quanto já está sendo
empregado e ainda será até o final do ano?
Barros Gomes A disponibilidade de recursos do
governo do Estado está assegurada no montante estimado
de R$ 34 milhões para as obras, inclusive as do sistema
viário, e R$ 19,3 milhões destinados ao custeio.
O primeiro prédio que já está sendo construído
com custo estimado em R$ 3 milhões é
o do Núcleo Inicial Didático, constituído
por oito salas de aula com capacidade para acomodar 60 alunos
em cada uma, três salas de aula especiais para acomodar
120 alunos em cada uma, salas para informática, laboratórios
básicos, sala para biblioteca e acomodação
para docentes. A área construída totalizará
5.200 metros quadrados. Até o final de 2005, as construções
deverão totalizar mais de 40 mil metros quadrados,
envolvendo edifícios para a biblioteca, administração,
auditórios, ambientes para atividades didáticas,
laboratórios de pesquisa e áreas de vivência.
JUSP
O cronograma para a abertura do novo campus está
sendo seguido à risca? Há algum risco de atraso?
Barros Gomes Todas as atividades estão
dentro do cronograma estabelecido, tanto as relacionadas à
infra-estrutura quanto aos aspectos acadêmicos.
JUSP
A expansão física da USP é uma
solução para a carência de vagas na universidade
pública? Ou esse é um passo e deverão
acontecer outros?
Barros Gomes Obviamente, o aumento do número
de vagas no vestibular Fuvest não será capaz
de atender a toda a demanda proveniente das escolas de ensino
médio, embora seja um passo bastante significativo
nesse sentido. Em 2001, foram oferecidas 7.345 vagas. Em 2005,
esse número ultrapassará a marca de 10 mil (aumento
superior a 36%), sendo que, das novas vagas, mais de 35% são
para cursos ministrados no período noturno.
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