PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO

São Paulo Metrópole

Esse livro editado pela Imprensa Oficial e Edusp será lançado nesta quarta, às 19h, no Museu da Casa Brasileira. São Paulo Metrópole (296 págs., R$ 120,00, com fotos e mapas) é uma obra que mostra as transformações e contradições
urbanas que aconteceram nas últimas décadas na cidade e aponta soluções para o futuro. O livro é resultado de teses de doutorado defendidas no final dos anos 80 e início dos 90 das arquitetas Regina Maria Prosperi Meyer e Marta Dora Grostein (do Departamento de História da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP), e ainda do economista Ciro Biderman (professor da Fundação Getúlio Vargas). O livro traz a construção da cidade de São Paulo, as transformações das últimas décadas, o desenvolvimento social e econômico, a vida de seus habitantes, os problemas e a visão de um novo padrão urbano. O museu fica na av. Brig. Faria Lima, 2.705, tel. 3032-2564.

Lançamento oficial da Estação USP, no último dia 13, no Palácio dos Bandeirantes, e fotos dos programas anteriores

Um giro cultural pelo interior

Desde o último final de semana, está acontecendo a 3a edição da Estação USP, um programa que leva uma extensa programação cultural para cidades do interior e litoral paulista. São espetáculos teatrais, mostra de cinema, shows, além de atividades físicas, tudo gratuito, que acontecem até o dia 25 de julho nas cidades de Brotas, Mococa, São Carlos, São Pedro e São Sebastião. Neste ano, a novidade é a introdução de mais três projetos. O primeiro são as visitas monitoradas ao ecossistema costeiro brasileiro, promovidas pelo Centro de Biologia Marinha da USP (Cebimar), em São Sebastião, em que os participantes fazem um passeio ecológico pela Praia do Segredo, recebendo noções de preservação ambiental e ainda visitam os aquários, conhecendo uma grande variedade de animais marinhos. O segundo projeto é desenvolvido por estudantes do curso de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP, que vão mostrar à população de São Pedro como melhorar a qualidade de vida através da alimentação, incluindo preparação de receitas com aproveitamento integral dos alimentos e elaboração de jogos para incentivar uma alimentação saudável e mais equilibrada. E o último, como complemento à mostra cinematográfica, são as oficinas de cinema dirigidas a jovens entre 16 e 21 anos, que vão aprender como é produzido um filme. A Estação USP é um programa de extensão universitária, que tem como objetivo aproximar a produção acadêmica da sociedade, difundindo o conhecimento científico produzido na USP. É uma forma de retribuiçãoda Universidade à população e também de aprimoramento do aluno que aplica na prática seu conhecimento teórico adquirido em sala de aula. A Estação USP conta com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, das prefeituras de Brotas, Mococa e São Pedro e das empresas Gelita, Volkswagen, Credicard, Nossa Caixa e Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo). A programação completa está no site www.usp.br/ estacaousp.

Pessoas de Estilo

Esse projeto do Sesc Pinheiros tem como objetivo analisar a literatura brasileira não só pelo viés da história e da cultura, mas também como expressão verbal de atitudes do homem. Serão abordados gêneros do pré e pós-modernismo, por escritores e seus estilos originais. Neste mês a programação traz o cartunista Angeli, que vai falar sobre a História em Quadrinhos. O encontro acontece nesta quinta, às 20h, seguido de bate-papo, no Sesc (av. Rebouças, 2.876, tel. 3815-3999). Os ingressos têm preço único de R$ 2,00.

O circo

Na próxima quarta, representantes do circo contemporâneo participam de debate no evento InteligênciaPontoCom do Sesi. Domingos Montagner (do La Mínima, premiado ator com formação em teatro de animação, dança e circo), Hugo Possolo (Parlapatões, Patifes & Paspalhões, que, além de atuar, dirige e escreve peças), Erica Stoppel (trapezista e atriz da Cia. Linhas Aéreas, que fundou assim como a Cia. Nau de Ícaros) e Rodrigo Matheus (Circo Mínimo, professor de técnicas circenses aplicadas ao teatro e autor) falam sobre suas experiências. Às 19h, com entrada franca, no Centro Cultural Fiesp (av. Paulista, 1.313). Reservas pelo tel. 3146-7405.

ir para o topo da página

O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]