Balé na favela carioca do Morro do Cantagalo,
1996
Instantâneos da realidade
Estréia nesta sexta em São Paulo e no Rio de Janeiro
um
documentário que retrata a trajetória do fotojornalista
baiano Evandro Teixeira, que teve seu currículo incluído
na Enciclopédia Suíça de Fotografia, onde estão
registrados
os maiores fotógrafos do mundo. Evandro Teixeira Instantâneos
da Realidade (2003), com direção e roteiro de Paulo
Fontenelle, remonta através de suas imagens a história
dos últimos 40 anos do Brasil e do mundo, em coberturas que
fez para o Jornal do Brasil, onde atua desde 1963. São episódios
políticos, sociais e esportivos, como o golpe militar no
Brasil, golpe no Chile, a violência policial, a seca do Nordeste,
os jogos olímpicos, copas do mundo até desfiles de
moda em Paris. O filme ainda mistura às suas fotografias
depoimentos de artistas e outros profissionais da área, entre
eles o cantor Chico Buarque de Holanda, os fotógrafos Sebastião
Salgado e Rogério Reis e o jornalista Marcos Sá Correa.
Mulher de verdade
A representação das personagens femininas é
o que traz essa
mostra, que entra em cartaz na quarta na Sala Cinemateca. São
18 filmes produzidos entre 1954 e 2002, protagonizados por mulheres
sob perspectivas distintas que vão desde o olhar estereotipado,
passando pela crítica feminista da década de 70 até
a emancipação feminina. Na abertura estão Amélia
(1998), de Ana Carolina, que se passa em 1905, mostrando a convivência
da atriz francesa Sarah Bernhardt com três brasileiras do
interior de Minas Gerais (16h30); Um céu de estrelas (1996),
de Tata Amaral, em que uma cabeleireira
rompe seu noivado e é escolhida para a final de um concurso
de beleza em Miami (18h50); e A ostra e o vento (1997), de Walter
Lima Jr., sobre uma adolescente que vive isolada com o pai em uma
ilha, criando um universo de fantasias (20h30). Também será
apresentado o filme que dá título à mostra,
dirigido por Alberto Cavalcanti, entre outros. A Cinemateca fica
no Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Mariana, tel. 5084-2318.
Ingressos: R$ 8,00.
Documentários brasileiros
A programação do Circuito Doc do Instituto Itaú
Cultural apresenta um balanço da nova produção
nacional de documentários. Nesta semana serão exibidos
À margem da imagem (2002), de Evaldo Mocarzel, sobre o modo
de sobrevivência dos moradores de rua da cidade de São
Paulo; e
Me erra (2002), de Paola Barreto, que acompanha a rotina de pugilistas
nascidos e criados na favela do Morro do Cantagalo, no Rio de Janeiro.
A mostra, que vai até o fim do mês, ainda
traz Glauces, o estudo de um rosto (2001), de Joel Pizzini, sobre
a atriz; Abry (2003), também de Pizzini em parceria com Paloma
Rocha, sobre a trajetória da mãe de Glauber Rocha,
Lúcia Rocha; Um passaporte húngaro (2002), em que
a diretora Sandra Kogut percorre os caminhos legais para se tornar
uma cidadã daquele país; entre outros. Sempre às
quintas, com sessões às 17h e 19h, no Itaú
Cultural (av. Paulista, 149, tel. 3268-1776). Grátis.
Retrospectiva Guédiguian
A partir de terça serão exibidos todos os 11 filmes,
a maior parte inédita no Brasil, do diretor francês
Robert Guédiguian, que vem ao País com sua mulher,
a premiada atriz Ariane Ascaride, para acompanhar a mostra. Seu
cinema intelectualizado discute dramas individuais e injustiça
social, tendo como pano de fundo o lEstaque, distrito de Marselha,
onde está localizado um dos maiores sistemas portuários
do mundo. Discussão essa que traz também a esperança
e a poesia, como em A cidade está tranqüila (2000),
em que os acordes da Marcha Turca, de Mozart, emocionam vizinhos,
servindo de contrapeso para o destino dramático dos personagens
(atração de sexta, às 15h). Na abertura serão
exibidos Último verão (1981), Sul vermelho (1984)
e Ki lo sa? (1985), em sessões às 15h30, 17h15 e 19h20,respectivamente.
A curadoria é de Jorge Roldan. A mostra vai até 15
de agosto, no Centro Cultural Banco do Brasil (r. Álvares
Penteado, 112, Centro, tel. 3113-3651). Ingressos: R$ 4,00. A programação
completa pode ser acessada no site www.cultura-e.com.br.
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