PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO

Dia do Folclore

O evento O Saci de Todos os Cantos acontece neste domingo, no Museu da Casa Brasileira, comemorando o Dia do Folclore. Histórias e causos são improvisados por Benedito dos Santos, o Ditão, de São Luís do Paraitinga (10h30 e 15h30); a música caipira é apresentada pela Orquestra Filarmônica e Violas, composta de cerca de 30 integrantes e sob a regência de Ivan Vilela, professor da USP (às 11h); e a Cia. Sensação encena o espetáculo Saci Pererê Nhangú, que trata de figuras folclóricas como o saci, curupira e cuca (às 16h). Há ainda teatro de marionetes, com Virgílio Zago, da Cia. de Títeres, manipulando bonecos de Carmem Miranda, uma homenagem a Pequena Notável, principalmente, à sua fase entre os anos 40 e 50 (às 15h). O Museu fica na av. Brig. Faria Lima, 2.705, Jardim Paulistano, tel. 3032-3727.

Mais folclore

Também neste domingo, das 8h às 21h, será realizada uma feira na Vila Madalena, que, além de barracas de artesanato, vai reunir diversas atividades culturais. São quatro palcos temáticos: Sujinho, Rádio Mistura e Manda, Mourato e Fadiga, com atrações musicais e espetáculos de dança. Haverá apresentações de Coco, uma dança popular nordestina originária da África; de Maracatu, com um grupo carnavalesco pernambucano e uma pequena orquestra de percussão, tambores e gonguês; do folguedo nordestino Bumba-Meu-Boi; além da participação da Bateria da Pérola Negra, desfilando pelas ruas do bairro. A 27a edição da Feira da Vila acontece entre as ruas Fradique Coutinho e Wisard, com entrada franca.

Festa na USP

A tradicional festa da Escola de Aplicação da USP acontece neste sábado, com muitas barracas, comidas, brincadeiras e diversas apresentações. Neste ano, as atividades vão enfocar o tema Cinema: Você não Pode Perder. O horário da festa vai das 12h às 21h, na própria escola, que fica na av. da Universidade, 220, trav. 11, Cidade Universitária. Mais informações podem ser obtidas pelo tel. 3091-3503. Os ingressos custam R$ 2,00.

Ivan Angelo

O escritor mineiro participa do evento O Escritor por Ele Mesmo do Instituto Moreira Salles. Ivan Angelo pertence a uma geração de ficcionistas brasileiros que se tornou conhecida na década de 70, é autor de vários livros, entre eles A Festa, que mostra uma época marcada pelo regime militar. Jornalista desde os vinte anos, já foi colunista de jornais de Belo Horizonte e mais tarde editor, editor-executivo e secretário de redação do Jornal da Tarde, em São Paulo. O encontro acontece nesta terça, às 20h30, no IMS (r. Piauí, 844, 1o andar, tel. 3825-2560). Os ingressos são gratuitos e devem ser reservados com antecedência.

Ivan Angelo

Debate com escritores

O pernambucano Marcelino Freire e o paulista Nelson de Oliveira participam nesta quarta, às 19h30, de um bate-papo no Instituto Itaú Cultural. Os dois escritores vão falar sobre a relação entre prosa e cinema, teatro e televisão, blogs literários e a nova geração de ficcionistas brasileiros. E na quinta, das 10h às 12h, acontece o debate “Itaú Cultural-CBN-STV”, com mediação de Heródoto Barbeiro. O Itaú fica na av. Paulista, 149, tel. 2168-1700. Os ingressos são gratuitos e distribuídos meia hora antes.

ir para o topo da página

O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]