PROCURAR POR
 NESTA EDIÇÃO
  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Lourdes: espaço de integração

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Carvalho: resultados excelentes



J
ustiça Promover a integração das secretárias e secretários da Universidade em torno da discussão de problemas comuns, troca de experiências, soluções e formulação de novas iniciativas que contribuam para a resolução dos desafios do futuro. Essas são algumas das metas do 1º Encontro de Gestão de Secretárias (GeSec) da USP, que sebá realizado nos dias 30 de setembro (Dia da Secretária) e 1º de outubro deste ano, no campus de Pirassununga. Criado a partir da constatação dos próprios profissionais da área da importância de se organizar um fórum institucionalizado de integração, confraternização e reflexão, o GeSec foi acolhido pela Coordenadoria de Administração Geral (Codage) e pelo Departamento de Recursos Humanos (DRH), que viabilizaram sua implementação. “Quando a idéia foi apresentada, imediatamente apoiamos, porque valorizamos a iniciativa, a espontaneidade com que esses projetos surgem, pois eles são reflexos de demandas coletivas que precisam ser atendidas”, conta o professor Adilson Carvalho, coordenador da Codage. “Outras iniciativas do gênero, como o Gefim, pioneiro nessa área, geraram uma série de idéias que acabaram levando a excelentes resultados, com ganhos de produtividade e, também, com relação ao fortalecimento das relações humanas”, afirma. “Além dos grupos e comissões que foram criados e estão periodicamente promovendo encontros, o que esperamos que ocorra com o GeSec, pretendemos, assim que possível, organizar um espaço de encontro entre os diretores de unidades e órgãos da Universidade, visando exatamente a essa troca de experiências, entre outras metas.”

Para Carvalho, o profissional de secretariado é importante na gestão da Universidade na medida em que ele acompanha e dá suporte, com outros profissionais, às decisões das diretorias. “A iniciativa permitirá a definição de metas e novos procedimentos, necessários para o processo de atualização profissional.”

De acordo com Maria de Lourdes Bianchi Ávila, pedagoga especializada em supervisão e administração escolar e secretária da Comissão Central de Informática (CCI) e membro da comissão organizadora do GeSec, a idéia inicial de se criar um espaço de integração e discussão das questões relativas ao exercício da profissão tem mais de dez anos. “Com o tempo o projeto foi amadurecendo, agregando a participação de diferentes profissionais e opiniões, o que permitiu sua apresentação para a Codage e o DRH, que apoiaram e institucionalizaram o projeto”, conta. “Outro sinal da importância social dada para esse tipo de iniciativa é que, apesar da comissão organizadora ter tido pouco tempo, cerca de três meses, para organizar o evento, conseguimos o apoio de diversas empresas e instituições.”

Entre as empresas e instituições que estão apoiando o 1º GeSec, com recursos financeiros e kits de produtos para serem distribuídos e sorteados durante o evento, estão o Banco Santander, Natura, Jogê, Kopenhagen, Gregory, Siemens, Microsoft, Sociedade Brasileira de Química, Prefeitura Administrativa do Campus de Pirassununga, Vicent do Brasil, Coordenadoria de Assistência Social (Coseas) e Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ).

Além de Maria de Lourdes, fazem parte da comissão organizadora Olga Miranda, Regina Marcelino (ambas da Comissão de Qualidade e Produtividade), Fernanda Dib (Instituto de Química), Márcia Margarida de Oliveira (Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária), Rosana Helena Arantes (Prefeitura do Campus Administrativo de Bauru), Silvia Rosa da Silva Kettelhut (Prefeitura do Campus Administrativo de Pirassununga), Maria Cristina de Oliveira Costa, Maria Guiomar do Nascimento Malheiro, Yara Breda Mourão e Rosana Simone (todas da Equipe de Treinamento do Departamento de Recursos Humanos).

A primeira edição do evento, que tem como metas a integração na busca do autodesenvolvimento por meio da reflexão sobre a atuação das secretárias e o desenvolvimento de um plano de ação que permita otimizar procedimentos e relacionamentos, contará com a participação de cerca de cem profissionais, cada um representando uma unidade da Universidade. A idéia é, nas próximas edições do evento, ampliar o número de participantes. Por conta disso, o encontro será transmitido ao vivo pela Internet, pelo Estúdio Multimeios do Centro de Computação Eletrônica (CCE), por meio dos links www.emm.usp.br/vivo.ram (através do programa Real Player) e www.emm.usp.br/vivo.asx (para quem tem o Windows Media Player).

Para Maria de Lourdes, de certa forma a profissão se assemelha a um jogo de snooker, em que, além da habilidade, saber criar estratégias e ter uma ampla visão das questões são fundamentais. “O mercado exige profissionais que atuem com dinamismo e ética, ajudando a bombear o sistema e garantindo o fluxo de informações que afetam o processo decisório da direção, o que pode contribuir na obtenção de melhores resultados”, afirma. “Cabe à secretária antever possíveis acontecimentos, apresentando soluções. Esse é o jogo. Essa é a profissão.”



Outras iniciativas bem-sucedidas

As necessidades de atualizações e mudanças geradas pelas transformações sociais levaram diferentes grupos de profissionais a se organizarem em comissões que, com o apoio da Codage e do DRH, têm como meta a promoção de encontros em que se discutem soluções para problemas coletivos e se realizam atividades de atualização.

O Gefim (Gestão Financeira e de Materiais), sigla criada para a Comissão para Reestruturação dos Sistemas de Gestão Financeira e de Materiais, é o pioneiro entre essas iniciativas. Instituída em julho de 1996, a comissão foi criada com o objetivo de reavaliar normas e procedimentos da Universidade relacionados à administração de materiais e finanças, visando à modernização e à eficiência nos processos de suporte às tomadas de decisões. Para tanto, o Gefim congrega todos os funcionários envolvidos nesses processos e desde seu início se inseriu no esforço de ampliar a qualidade e a produtividade da USP. Até o momento, foram realizados quatro grandes encontros (1997, 1999, 2001 e 2003), todos no campus de Pirassununga. O endereço eletrônico do Gefim é www.recad.usp.br/gefim.

Posteriormente surgiu o Grupo de Integração de Assistentes Acadêmicos (Giacad), cujo objetivo é promover a atualização de conhecimentos e a troca de experiências, proporcionando o aprimoramento das atividades da área acadêmica. Foram realizados dois encontros: um em São Paulo, em 2001, com 48 participantes e outro em 2002, em Pirassununga, com 70 participantes.

Com um encontro promovido também em Pirassununga, em 2001, o grupo Gestão de Pessoas (GesPe) foi criado pelo DRH com a colaboração de uma comissão de assistentes administrativos e chefes de seções de pessoal da capital e do interior. O GesPe surgiu a partir da constatação da necessidade de reunir esses profissionais e o DRH em torno de um projeto de atualização de conhecimentos e troca de informações sobre a prática de gestão de pessoas na Universidade. Entre suas metas, se destacam: levantar as principais dificuldades encontradas na administração de recursos humanos nas unidades; atualizar o entendimento da função de gerenciador de recursos humanos e o âmbito de atuação desses profissionais dentro da instituição; incrementar a comunicação entre o DRH e as unidades e órgãos da Universidade. A primeira edição contou com a presença de 135 participantes. Mais informações podem ser obtidas na página eletrônica www.recad.usp.br/drh, clicar em “treinamento”.


 


Para um trabalho ainda melhor

Esta é a programação completa do 1o Encontro de Gestão de Secretárias (GeSec) da USP

Dia 30 de setembro (quinta-feira)
11 horas: abertura oficial do evento, com participação de autoridades da USP.
11h30: “A secretária na USP: aspectos legais, situação atual, registro na Delegacia Regional do Trabalho e as novas designações e substituições”, com o professor Adnei Melges de Andrade, diretor do Departamento de Recursos Humanos (DRH) da USP.
12h30: almoço.
14 horas: dinâmica de integração dos participantes, com Aparecida Bucater, da Consultoria Bucater & Associados, e Terezinha Faracini, mestre-de-cerimônias.
14h15: “Panorama global – Cenários organizacionais, novos padrões de competência, cultura organizacional, a diversidade na organização, visão estratégica e sistêmica da organização e as mudanças na organização” e “Desenvolvendo competências gerenciais e interpessoais – Desenvolvendo relacionamentos eficazes, a secretária e a comunicação, a secretária e a tecnologia da informação, a secretária e a administração, a secretária e o atendimento, planejando e organizando eventos, reuniões e viagens e comprometimento e automotivação”, com Aparecida Bucater.
16 horas: intervalo
16h30: apresentação dos trabalhos em grupos, com Aparecida Bucater.
20 horas: jantar no Centro de Convenções.
21 horas: premiação do(a) vencedor(a) do concurso e entrega de brindes.

1o de outubro
9 horas: “Apresentação pessoal e imagem institucional – Postura, roupas e acessórios, marketing pessoal e profissional, elegância e traquejo social, etiqueta profissional”, com Valéria de Lima, da Consultoria Bucater & Associados.
10h30: intervalo.
11 horas: continuação dos trabalhos em grupos.
11h45: encerramento oficial, com o professor Hélio Nogueira da Cruz, vice-reitor da USP.

 

 




ir para o topo da página


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]