O encontro em São Roque: cursos
devem levar os alunos a pensar os problemas de
São
Paulo e do Brasil
A
USP Leste está se tornando realidade através da junção
de cimento, blocos e ferragens. A sua estrutura, em fase de acabamento,
já pode ser notada por quem passa pela rodovia Ayrton Senna.
A implantação da Fase 1, que inclui o Núcleo
Didático, está a pleno vapor e será entregue,
dentro do cronograma, no final do ano.
O projeto de implantação de uma nova unidade da USP
na zona leste de São Paulo, entretanto, nasceu muito antes.
Foi um trabalho de 30 meses de maturação, que
envolveu 116 docentes, explicou o coordenador-geral do Projeto
USP Leste, professor Celso de Barros Gomes, aos participantes do
workshop USP Leste: Planejamento e Implantação,
realizado na cidade de São Roque, nos dias 16 e 17 de outubro.
Os novos desafios educacionais impostos pela formatação
dos cursos, que serão ministrados na Escola de Artes, Ciências
e Humanidades (EACH) a partir de fevereiro de 2005, foram um dos
pontos destacados por Barros Gomes no início do encontro.
Uma das inovações do projeto pedagógico dos
cursos é que os alunos ingressantes cursarão um ciclo
básico comum a todos os cursos. O objetivo é promover
a iniciação acadêmica dos novos alunos em propostas
interdisciplinares e que estejam voltadas à realidade da
sociedade e da região. Esse trabalho já foi
recompensado pelo número de inscritos no vestibular, em torno
de 6 mil candidatos, e pela estatística demonstrando que
a grande maioria dos postulantes é de moradores da região,
afirmou. Mais da metade dos postulantes às vagas da USP Leste
pediu a isenção da taxa de inscrição
e os cursos de Sistemas de Informação, Marketing,
Lazer e Turismo, Obstetrícia e Tecnologia Têxtil e
da Indumentária foram os mais procurados.
A presidente da Comissão Central da USP Leste, professora
Myriam Krasilchik, acredita que esse aluno participe mais ativamente
da produção do seu próprio conhecimento, que
exigirá dele, desde o primeiro ano, um engajamento em projetos
de resolução de problemas, com muito mais consciência
do papel e da importância social de cada uma das profissões
que foram escolhidas. A professora espera que esse profissional
seja transformador da sua realidade, que eles sejam muito
mais ecléticos, muito mais cosmopolitas em termos de conhecimento
e, ao mesmo tempo, que eles pensem nos problemas não só
da zona leste, mas nos de São Paulo e do País. Sejam
profissionais conscientes e preocupados com justiça social,
inclusão e respeito dos direitos coletivos e pessoais.
Integração
O grande mérito do evento realizado em São Roque foi
o de reunir e promover a integração dos coordenadores
dos dez cursos de graduação da USP Leste, no qual
foi possível a cada um deles fazer uma breve apresentação
sobre a grade curricular dos cursos e suas expectativas para o primeiro
semestre letivo na nova unidade, em 2005.
O professor José Afonso Mazzon, coordenador do curso de Marketing,
por exemplo, não hesitou ao afirmar que acredita que o curso
ministrado na USP Leste será o melhor do País. A
proposta é formar alunos com forte base teórica, com
grande instrumentalização técnica em gestão
de informações e decisões em marketing e uma
postura ética na condução das atividades empresariais,
afirmou.
Já as professoras Yeda Aparecida de Oliveira Duarte e Dulce
Maria Rosa Gualda, coordenadoras de Gerontologia e de Obstetrícia,
respectivamente, realizaram a apresentação juntas.
Elas ressaltaram a formação mais humanística
que os alunos terão e os problemas de saúde enfrentados
pela população, principalmente a questão do
distanciamento no relacionamento médico-paciente. A
falta de respeito pelas pessoas e a falta de atenção
às suas queixas é um grave problema, explicou
Dulce.
O ambiente é a única coisa partilhada por todo
mundo. Assim o professor Waldir Mantovani resumiu a importância
do novo curso de Gestão Ambiental, que ele coordena. Ambiente
traz a idéia de natureza, mas é muito mais do que
isso. Na USP Leste, queremos resgatar o conceito de Universidade,
trazendo um conjunto de bases para a formação de um
aluno multidisciplinar, capacitando-o para entender e atuar dentro
de uma visão prática de cidadania, explicou.
Infra-estrutura
O andamento das obras do Núcleo Didático, do Centro
de Apoio Técnico e do bloco destinado à segurança,
que compõem a primeira etapa da infra-estrutura da nova unidade,
está dentro do cronograma previsto, segundo o titular da
Coordenadoria do Espaço Físico (Coesf) e membro da
Comissão de Infra-Estrutura, professor Antônio Marcos
de Aguirra Massola. A inauguração está agendada
para o dia 15 de dezembro. Além disso, foi detalhada a composição
de espaços como a biblioteca, que terá 5 mil metros
quadrados e contará com 8 mil livros, além de um cibercafé
e serviço interno de fotocópias, e a localização
dos serviços de administração, apoio acadêmico
e laboratórios do Ciclo Básico.
O prefeito do campus da Capital e membro do Conselho Diretor, professor
Wanderley Messias da Costa, fez uma explanação das
políticas de gestão, logística e de serviços
de apoio que serão implantadas na unidade Leste. No plano
de gestão ambiental, por exemplo, haverá o plantio
de mais de 2.800 mudas de 93 espécies nativas. Toda
área de várzea, como no caso da USP Leste, é
uma área muito sensível, muito frágil. Além
disso, aquela é uma região que teve muita interferência
humana, sobretudo por deposição de material orgânico
e resíduos industriais, comentou.
Outro desafio, segundo o prefeito, é fazer um tratamento
adequado da água, permitindo sua reutilização
em 90%. Para ele, é um bom índice. Isso significa
que nós não vamos só economizar dinheiro: vamos
economizar um recurso que é vital para todos nós e
que é escasso na região metropolitana de São
Paulo.
Também em relação ao ambiente, Messias Costa
apresentou o projeto da criação de um Centro de Pesquisas
em Meio Ambiente. A intenção é criar
um centro de pesquisas, mas não de pesquisa básica,
e sim de pesquisas aplicadas, visando a prestar serviços
à sociedade, às empresas e ao governo, entre outros.
Portanto, um centro que sirva de referência nacional em termos
de meio ambiente urbano, disse.
Sobre a logística de transporte dos alunos até a unidade,
o prefeito detalhou que haverá um sistema local, com circulares
fazendo a conexão entre a estação de trem Engenheiro
Goulart e o campus. O outro sistema, com quatro microônibus,
ligará a Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira,
na zona oeste de São Paulo, à USP Leste, para transporte
de professores, monitores e funcionários técnicos-administrativos.
Realidade
Considerado como o precursor das atividades da USP na zona leste,
o Núcleo de Apoio Social, Cultural e Educacional (Nasce)
também teve seu espaço no workshop, com a apresentação
de Sônia Maria Vanzella Castellar, professora da Faculdade
de Educação e coordenadora da Comissão de Cultura
e Extensão do núcleo. Só para se ter uma dimensão
do trabalho desenvolvido, desde sua inauguração, em
abril de 2004, o núcleo já atendeu mais de 4 mil pessoas
e regularmente promove cursos de aperfeiçoamento, extensão
e capacitação a professores da rede estadual de ensino
e à comunidade em geral.
Para 2005, os projetos avançam na linha da alfabetização
de adultos, inclusão digital para portadores de necessidades
especiais, brinquedoteca e a formação de uma biblioteca
comunitária, que já dispõe de um acervo com
1.200 livros doados, inclusive pela Editora da USP (Edusp), que
estão sendo catalogados.
Outro programa importante desenvolvido no Nasce é o cursinho
Pró-Universitário, conduzido pela Secretaria Estadual
da Educação, que envolve 387 monitores oriundos das
unidades de ensino da USP e atende 5 mil alunos do último
ano do ensino médio das escolas estaduais.
O aprendizado, entretanto, parece ir muito mais além do que
a sala de aula. A professora Sônia enfatizou que a convivência
fez com que os monitores passassem a enxergar a escola pública
de outra maneira e os alunos, por sua vez, sentiram-se motivados
a estarem mais próximos da realidade universitária.
O resultado disso foram os pedidos insistentes à coordenação
para conhecer o campus Butantã, visitas que tiveram início
no dia 15 de outubro.
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