Os desafios da USP Leste


Os novos desafios à USP proporcionados pela implantação do campus Leste foram discutidos num encontro realizado na cidade de São Roque, nos dias 16 e 17 de outubro, com a presença dos coordenadores dos dez cursos de graduação que, a partir de março de 2005, serão oferecidos pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), naquele campus. No aspecto pedagógico, o encontro analisou o ciclo básico, que será cursado por todos os 1.020 alunos dos cursos, uma inovação introduzida no Projeto USP Leste. O objetivo é incentivar, nos estudantes, uma visão interdisciplinar da realidade da região e do País. No que se refere à administração do campus, o evento destacou o andamento normal das obras, que terminarão no prazo determinado. A inauguração do Núcleo Didático e outras construções, que formam a primeira etapa de obras, está agendada para 15 de dezembro. Haverá o plantio de 2.800 mudas de 93 espécies vegetais nativas. Estão previstos também projetos para a reutilização de 90% da água usada no campus. “Tudo isso é fruto de um trabalho de equipe”, comemorou o coordenador-geral do Projeto USP Leste, professor Celso de Barros Gomes, durante o encontro em São Roque. “Foi um trabalho de 30 meses de maturação, que envolveu 116 docentes.” Barros Gomes ressaltou que os esforços da USP foram recompensados: cerca de 6 mil candidatos se inscreveram no vestibular para a EACH, a grande maioria deles proveniente da zona leste de São Paulo, e os cursos mais procurados foram Sistemas de Informação, Marketing, Lazer e Turismo, Obstetrícia e Tecnologia Têxtil e da Indumentária. Nesta edição, o Jornal da USP destaca um dos cursos oferecidos na USP Leste: Gerontologia
.universidade>>

 







As conquistas recentes da humanidade


Os vencedores do Prêmio Nobel de 2004 foram responsáveis por revelações que fizeram a humanidade ver a si mesma e ao mundo de forma diferente. A queniana Wangari Maathai (Prêmio Nobel da Paz) mostrou que a luta ambiental é também uma batalha pela cidadania e pela paz mundial. A austríaca Elfriede Jelinek (Literatura) utilizou originais recursos lingüísticos para tratar das relações humanas. Os mistérios do funcionamento do olfato foram desvendados pelos americanos Richard Axel e Linda Buck (Medicina). David Gross, David Politzer e Frank Wilczek (Física), também norte-americanos, revelaram segredos dos quarks, que compõem a estrutura fundamental da matéria. Já os israelenses Aaron Ciechanover e Avram Hershko e o norte-americano Irwin Rose (Química) descreveram intrincados mecanismos de limpeza das células. E Finn Kydland e Edward Prescott (Economia), dos Estados Unidos, ampliaram o conhecimento sobre o comportamento do mercado. Graças à obra desses homens e mulheres, a ciência ampliou suas fronteiras e o mundo passou a se conhecer melhor.
cultura>>




O Brasil que os prefeitos eleitos recebem


O rendimento médio dos trabalhadores brasileiros caiu 18% nos últimos anos, chegando a R$ 692,00 no ano passado. Aumentaram o desemprego, a concentração de renda e as grandes diferenças regionais. Ao mesmo tempo, cresceu o número de trabalhadores que têm carteira assinada e contribuem para a Previdência. Os brasileiros possuem mais bens de consumo duráveis, como geladeiras e máquinas de lavar, moram em residências de melhor qualidade e têm mais acesso a serviços públicos como redes de água, luz e esgoto. Esses dados, que podem parecer contraditórios, foram revelados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), recentemente divulgada pelo IBGE. Para o professor André Franco Montoro Filho, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, os resultados positivos da pesquisa devem ser atribuídos à consolidação da democracia no País. “A população força os governos a agir mais na área social e a ter programas direcionados para a resolução de seus problemas”, diz o professor. É esse Brasil de contrastes que os prefeitos e vereadores eleitos neste ano passarão a administrar a partir de janeiro – depois das eleições que, segundo especialistas, parecem ter restabelecido o equilíbrio político no País. especial>>






Um novo curso de graduação, via Internet


Até o início de 2006, a USP inaugurará o seu primeiro curso de graduação a distância, Licenciatura em Ciências. O objetivo é formar no ensino superior os professores da 5a à 8a série do ensino fundamental da rede pública, que já estão em atividade. “Essa iniciativa permitirá uma grande democratização do ensino”, afirma o professor Carlos Alberto Barbosa Dantas, presidente do Grupo de Trabalho em Educação a Distância da USP, ressaltando que o curso via Internet deverá garantir o padrão de qualidade da Universidade. Dantas e seu grupo se dedicam também a planejar o material didático a ser usado e a criar um centro de apoio a docentes que atuam no ensino a distância.
universidade>>


Adeus a Panepucci


O professor Horacio Carlos Panepucci, ex-diretor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, morreu no dia 21 de outubro, quinta-feira, aos 67 anos. Além de sua dedicação ao ensino, Panepucci deixa como legado importantes pesquisas na área de ressonância magnética. A diretoria do IFSC decretou luto por três dias.

 


VAMOS
em DESTAQUE

Engenharia automotiva

Tradicional nos Estados Unidos e na Europa, o único mestrado profissional do Brasil é oferecido pela Escola Politécnica da USP. O curso recebeu aprovação e recomendação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e do MEC (Ministério da Educação e Cultura), com diploma de validade nacional.

 

Arte italiana

O ciclo de palestras Sob uma Outra Estrela: Arte Contemporânea Italiana no Acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo reúne encontros com alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), que realizaram pesquisas de iniciação científica com peças do acervo do MAC sob a orientação do professor Luciano Migliaccio.

 

Design gráfico

Um panorama do design gráfico produzido nos anos 60 no Brasil será apresentado pelo designer e professor Chico Homem de Melo, que faz um balanço da década e revela algumas das principais vertentes do design nesse período.

 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]