|
Companhia
do Latão
O
grupo teatral comemora seus sete anos com programação
especial: estréia de Visões siamesas, reestréia
de três peças de seu repertório, lançamento
de CD com músicas de seus
|
A
nova montagem Visões siamesas, inspirada em conto de
Machado de Assis |
espetáculos e um ciclo de debates e palestras. Visões
siamesas é livremente inspirada no conto As academias
de Sião, de Machado de Assis. A encenação,
irônica com ares orientais, mostra uma mulher que sonha
com a presença salvadora do Rei do Sião ao ver
sua vida se desagregar (em cartaz até 19 de dezembro,
às sextas e sábados, às 21h, e aos domingos,
às 19h). A Companhia do Latão desenvolve em
seus espetáculos uma reflexão crítica
sobre a nossa sociedade. Em novembro e dezembro, ela remonta
as peças também críticas O mercado do
gozo, Auto dos bons tratos, Equívocos colecionados.
A programação acontece no Teatro Sesc Anchieta
(r. Dr. Vila Nova, 245, tel. 3234-3000). Os ingressos dos
espetáculos custam de R$ 10,00 a R$ 20,00.
|
Histórias
não oficiais de SP
Quatro
peças compõem o Painel de histórias não
oficiais de São Paulo, na Casa da Comédia. RG, de
Evaldo Mocarzel, é baseada em entrevistas feitas em vídeo
com moradores de rua da cidade (depoimentos que deram origem ao
longa-metragem À margem da imagem, dirigido por Mocarzel)
e mostra os problemas de um morador de rua ao perder seu RG. Essa
peça, dirigida por José Renato, organizador do painel,
fica em cartaz até este domingo, com apresentações
quinta e sexta, às 21h, sábado, às 23h, e domingo,
às 20h. Em seguida, durante os meses de novembro e dezembro,
entram em cartaz as peças O monstro de Pirataraca, de Fábio
Torres e direção de Erné Vaz Fregni; Galeria
metrópole, de Mário Viana e direção
de Paulo Capovilla; e Os arquivistas, de Wilson Fumoy e direção
de Francarlos Reis. No Teatro dos Arcos (r. Jandaia, 218, Bela Vista,
tel. 3101-7802). Ingressos: R$ 15,00.
|
Olga
Benário
Além
do longa-metragem de Jayme Monjardim, está em cartaz
a peça Olga, com texto de Alessandra Cavagna e direção
de Geraldo Fernandes. É um espetáculo biográfico
sobre
|
Duas
Olgas, uma vivendo a realidade e outra com suas memórias |
Olga Benário, mulher de Luís Carlos Prestes,
que foi deportada para a Alemanha nazista. Presa quando ainda
estava grávida teve sua filha Anita em uma cela e foi
morta em 1942 em uma câmara de gás, em Bernburg.
No espetáculo, são duas protagonistas interpretadas
pela própria autora e Telma Negro: a Olga/Realidade,
que está presa em um campo de concentração,
momentos antes de sua execução; e a Olga/Memória,
fruto de suas recordações e alucinações.
Em cartaz até 28 de novembro, sábados, às
18h30, e domingos, às 18h. No Estúdio Teatro
X (r. Franklin Roosevelt, 124, Consolação, tel.
3255-2829). Ingressos: R$ 15,00.
|
Miss
Cyclone
Texto
inédito de Marta Góes sobre a vida na famosa garçonnière
que Oswald de Andrade mantinha em São Paulo entre os anos
de 1917 e 18. Cyclone é o pseudônimo que Maria de Lurdes
Castro usava para assinar o livro de visitas da garçonnière,
onde convivia com escritores como Monteiro Lobato, Guilherme de
Almeida e alguns futuros participantes da Semana de 22. Normalista,
filha de sitiantes que morava de favor na casa de parentes no Brás,
morreu aos 19 anos por causa de um aborto malsucedido a que se submeteu
por insistência de Oswald. Atormentado pela culpa, ele se
casou com Cyclone no leito de morte. Os vestígios de sua
existência estão registrados em um busto esculpido
por Brecheret, nas memórias de Oswald e na edição
fac-símile do diário da garçonnière,
publicada em 1982. A leitura dramática, dirigida por Elias
Andreato, acontece nesta quarta, às 20h, dentro do programa
Dramaturgias do Centro Cultural Banco do Brasil (r. Álvares
Penteado, 112, Centro, tel. 3113-3651).
Santa
Luzia passou por aqui...
A montagem
Santa Luzia passou por aqui com seu cavalinho comendo capim reestreou
no novo espaço experimental do Teatro Popular do Sesi. Criada
a partir de um processo colaborativo entre o grupo de atores, a
peça é um ensaio contemporâneo sobre despedidas.
Tudo aparece no texto de Newton Moreno e Antonio Rogério
Toscano, as separações amorosas, os ritos de passagem,
o desapego de valores, a busca de auto-conhecimento, as relações
com a morte e a transitoriedade. A direção é
de Georgette Fadel (USP). Em cartaz até 21 de novembro, de
quinta a sábado, às 20h30, e domingos, às 19h30,
no Mezanino do Centro Cultural Fiesp (av. Paulista, 1.313, tel.
3146-7405). A entrada é gratuita.
|
Orlando
Silva
O
musical Orlando Silva O cantor das multidões,
texto de Fátima Valença e Antonio De Bonis (que
também dirige o espetáculo), fez grande sucesso
no Rio de Janeiro e agora está em cartaz em São
Paulo, no Sesc Vila Mariana. Tuca Andrada interpreta o ídolo
do rádio que embalou o país com músicas
como Carinhoso, Nada além e outros clássicos.
Em apenas sete anos de carreira, Orlando
|
O
cantor das multidões ganha musical com Tuca Andrada |
Silva conheceu a ascensão, chegando a reunir 10 mi
pessoas em praças públicas, e a queda, com o
esquecimento desse mesmo público e o problema com as
drogas e o álcool. No elenco ainda estão Inez
Viana, Marcelo Vianna e Marcelo Caridade. Em cartaz até
19 de dezembro, sextas, às 21h, sábados em duas
sessões às 18h e 21h, e domingos, às
18h. O Sesc fica na r. Pelotas, 141, tel. 5080-3000. Os ingressos
custam R$ 30,00.
|
Bernard
Shaw
Serão
encenados seis textos do dramaturgo irlandês, sendo que em
cada um dos encontros duas companhias apresentam suas abordagens
estéticas para diferentes cenas da mesma peça do autor,
seguidas por uma apreciação conceitual da obra por
um crítico. A programação desta semana traz
Volta a Matusalém, com Parlapatões, Patifes e Paspalhões
e Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e apreciação
de George Barcat (terça); Santa Joana, com Cia. São
Jorge de Variedades e Bendita Trupe e apreciação de
Maria Sílvia Betti (quarta). A programação
continua em novembro com os textos Major Bárbara, Homem e
super-homem, Pigmalião e A profissão da Sra. Warren.
Moderação de Wellington Andrade. Sempre às
20h, no Sesc Vila Mariana (r. Pelotas, 141, tel. 5080-3000). Ingressos:
R$ 5,00.
|