PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cultura judaico-brasileira

Durante todo o mês de novembro acontece o 2o Ciclo Multicultural Judaico-Brasileiro. Na programação desta semana, o escritor e gourmet Breno Lerner conduz o público a uma experiência histórica através da gastronomia. Transformado em calabouço, o teatro do Centro da Cultura Judaica, onde é realizado o ciclo, será cenário da palestra “A inquisição e a culinária judaica”, passando também pelo cardápio que os portugueses encontraram quando chegaram ao Brasil e que os índios conheceram através das caravelas lusitanas (quarta, às 20h), com aula de culinária e degustação de Shabat na sexta, a partir das 16h. Na quinta, o tema do evento é como fazer cinema no Brasil, com André Sturm, Eliane Caffé e o produtor Fabiano Gullanne, às 20h. Duas exposições podem ser vistas no local, “Mistura Fina”, com 18 painéis fotográficos feitos por Luis Trípoli de um elenco que inclui Frederico Fellini, John Neschling e Pelé, e “A linha que costura as diversidades”, com obras de seis artistas plásticos marcadas pela força das identidades. Na próxima semana Moacyr Scliar lança seu novo livro e será apresentada a ópera I Pagliaci, de R. Leoncavallo, sob a direção de Iacov Hilel. O Centro da Cultura Judaica fica na r. Oscar Freire, 2.500, tel. 3065-4333. Entrada: um quilo de alimento não perecível.

Terra Paulista


O evento Terra Paulista, realizado pelo Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), apresenta a história, arte e costumes do Estado de São Paulo em livros, filmes e exposições, além de site e publicações didáticas. Nesta quarta, acontece o lançamento oficial do projeto (só para convidados), com a publicação de três livros: A formação do Estado de São Paulo, seus habitantes e os usos da terra, Modos de vida dos paulistas: identidades, famílias e espaços domésticos e Manifestações artísticas e celebrações populares no Estado de São Paulo editados pela Imprensa Oficial, sendo que 5 mil exemplares serão distribuídos em universidades, bibliotecas e centros culturais e educacionais. E a partir de quinta até domingo, das 10h às 18h, fica em cartaz uma programação que inclui exposição de painéis, maquete e videosdocumentários, no Museu da Casa Brasileira (av. Brig. Faria Lima, 2.705, Jardim Paulistano, tel. 3032-3727). E na quinta, sexta e sábado, a partir das 19h, será exibido o ciclo de documentários Terra Paulista, reunindo 12 programas de 26 minutos cada com depoimentos pessoais dos paulistas, seguido de debate, na Sala Cinemateca (Largo Senador Raul Cardoso, 207, tel. 5084-2177); e a partir da próxima segunda, os documentários serão apresentados na estação Sé do Metrô.

Maratona de Programação

O Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática (IME) da USP, sob a coordenação do professor Carlos E. Ferreira, responsável no País pela olimpíada científica da área de computação, sedia a Maratona de Programação, que tem sua final brasileira nesta semana. Disputada por times de programadores de instituições de ensino superior de vários Estados (ao todo são 17, incluindo Minas Gerais, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Bahia e outros), na final competem 34 times. Serão distribuídas medalhas aos dez primeiros colocados e o campeão ganha vaga para representar o Brasil nas finais mundiais do concurso da ACM (International Collegiate Program-ming Contest), que acontecerá em 2005 em Shangai, reunindo no total 70 times de programação de todo o mundo. Na sexta, a partir das 9h, e no sábado, a partir das 10h, em várias unidades da USP. Mais informações sobre o concurso estão no site http://maratona.ime.usp.br.

Sapo na Poli


A 16a edição da Sapo – Semana de Arte da Poli acontece de segunda a sexta. O objetivo é estimular a produção cultural dos alunos da Escola Politécnica da USP, trazendo também profissionais para uma troca de experiências. São espetáculos teatrais e musicais, exibição de filmes, oficinas, palestras e workshops acerca do tema A Arte Contra a Apatia. Na programação está a peça O que sobrou disso tudo, texto coletivo baseado na obra de Heiner Müller, que faz uma análise dos ideais socialistas no contexto atual (apresentações nesta quarta e quinta, às 20h; depois segue em curta temporada até 2 de dezembro, terças e quintas, também às 20h). A programação completa, com horários e locais pode ser acessada no site www.gremio.poli.usp.br/sapo. Mais informações no Grêmio da Poli pelo tel. 3091-5777. A entrada é gratuita.

 




ir para o topo da página


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]