PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO

Gianfrancesco Guarnieri

O ator, dramaturgo, roteirista e diretor participa nesta semana do InteligênciaPontoCom do Sesi. Gianfrancesco Guarnieri, filho de imigrantes, chegou aos dois anos, em 1936, no Rio de Janeiro, e mudou-se em 53 para São Paulo. É autor do premiado e revolucionário texto Eles não usam black-tie sobre a vida dos metalúrgicos em greve (peça que evitou a falência do Teatro de Arena em sua fase nacionalista). Nos anos 60 e 70 se destacou no cenário da dramaturgia, escrevendo textos e interpretando papéis voltados à realidade nacional e às causas sociais. E é sobre sua trajetória que ele conversa com o público nesta quarta, às 19h, no Mezanino do Centro Cultural Fiesp (av. Paulista, 1.313). Para participar do evento é preciso fazer reservas pelo site www.sesisp.org.br ou pelo tel. 3146-7405. Gratuito.

Jacques Derrida

Uma homenagem a um dos maiores pensadores do século é o que propõe o evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação Interuni-dades em Estética e História da Arte do Museu de Arte Contemporânea e Escola de Comunicações e Artes, ambos da USP. Na abertura, nesta quarta, às 14h, será exibido o filme Derrida (2002), de Kirby Dick e Amy Ziering Kofman (legendado em inglês), seguido de debate com Giselle Beiguelman (PUC-SP) e Ciro Marcondes Filho (ECA/USP), e mediação de Cícero Inácio da Silva (PUC-SP). E no dia 1o de dezembro, a partir das 14h, acontece a palestra “Fronteiras do Outro: filosofia, literatura e psicanálise”, com Vladimir Safatle (FFLCH/USP) e Sérgio Telles (Sedes Sapientiae), mediados por Artur Matuck (ECA/USP), e logo depois a projeção do filme. No MAC (r. da Reitoria, 160, Cidade Universitária). A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas (inscrições pelo e-mail pgeha@usp.br). Informações pelo tel. 3091-3327.

Noitadas no MIS

Nesta quinta, às 21h30, o cineasta Lucas Bambozzi mostra uma performance inédita em live image, A parte precária, seguida por festa animada pelo DJ xkn. É uma projeção de ruídos e improvisos visuais de imagens que retratam a idéia de precariedade que, segundo o diretor, está em todo lugar e se apresenta de muitas formas. Com a participação especial de Almir Almas, Rodrigo Garcia Dutra, Andre Amparo, Rachel Rosalen, Rodrigo Minelli e Cláudio Santos. Faz parte do projeto Noitadas, promovido pela Mostra do Audiovisual Paulista em parceria com o Museu da Imagem e do Som, local do evento (av. Europa, 158, tel. 3062-9197). A entrada é franca.

Cultura judaico-brasileira

Encerrando a programação do 2o Ciclo Multicultural Judaico Brasileiro acontecem espetáculos de música e dança. Na quinta, às 20h, o Morelenbaum toca Jobim traz Jacques Morelembaun, Lula Galvão e Marcelo Costa executando uma série de canções do compositor. E no domingo, também às 20h, o dançarino Carlinhos de Jesus apresenta o samba no pé e de gafieira, acompanhado de Sheila Aquino e, em seguida, fala sobre a integração entre os povos através de suas culturas, encerrando com uma aula de samba, em que todos são convidados a participar (de terça a sábado acontece o workshop Samba X Dança Judaica, com professores de sua academia). No Centro da Cultura Judaica (r. Oscar Freire, 2.500). Mais informações pelo tel. 3065-4333. A entrada é um quilo de alimento não perecível.

Festa do Livro

A Edusp, em parceria com a Editora Saraiva, lança na quinta, o livro Sérgio Vieira de Mello – Pensamento e Memória (344 págs., preço a definir), que desempenhou delicadas missões na ONU em diferentes partes do mundo trabalhando pela paz e pela proteção aos direitos humanos. São textos selecionados por Jacques Marcovitch (que organizou o livro), além de ensaios de Celso Lafer (ex-ministro das Relações Exteriores) e de outros autores, incluindo um ensaio do próprio organizador. Das 17h30 às 19h, será realizado seminário sobre a obra e pensamento de Sérgio Vieira de Mello, com a presença dos autores, e em seguida o lançamento do livro na FEA (av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, tel. 3091-4010). E de quarta a sexta, das 9h às 21h, acontece a tradicional Feira do Livro da USP, no Departamento de Geografia e História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP (av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária), com mais de 100 editoras, incluindo a Edusp, que vendem as publicações com descontos a partir de 50%.

ir para o topo da página

O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]