PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bienal de Artes

Esta é última semana para visitar a 26a Bienal de São Paulo que tem como tema a diversidade, o Território Livre de 136 artistas de 55 países, entre eles o chinês Qu Yan, o inglês David Batchelos, a americana Rachel Berwick, com salas especiais para a brasileira Beatriz Milhazes, o português radicado no Brasil Artur Barrio, o chinês Cai Guo Qiang e o belga Luc Tuymans. Paralelamente, acontecem as Conversas com Artistas, no Auditório da Fundação Bienal, fechando

neste sábado com Artur Barrio, autor da instalação Fortaleza-Lisboa, que fala sobre sua trajetória (das 15h às 17h). Visitação de segunda a quinta, das 9h às 22h, sexta, sábado, domingo e feriado, das 9h às 23h, no Pavilhão da Bienal no Parque do Ibirapuera (portão 3, tel. 5574-5922). Gratuito.

 

 

 

 

Osman Lins

Pela primeira vez o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP expõe documentos e objetos do Fundo Osman Lins, marcando a obra diversificada de Osman Lins na vida cultural e literária

Mostra do acervo do Fundo Osman Lins (IEB/USP)

do Brasil nas décadas de 1960 a 70. Entre os destaques estão as cadernetas de anotações e reflexões da década de 1950, além dos manuscritos do Diário de Bordo (primeira viagem à Europa, em 1961), do Diário de Doença (1978) e do romance inacabado A cabeça levada em triunfo. Há também reproduções de ilustrações feitas por Marianne Jolowicz dos 12 mistérios que compõem Retábulo de Santa Joana Carolina, narrativa de Nove, nove. A mostra pode ser visitada até sexta, na Biblioteca Central da FFLCH/USP (av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária). Informações pelos tels. 3091-4312 e 4588. Grátis.

 

 

 


Portinari e a ciência

Nesta terça será reinaugurada a exposição “Portinari, Arte e Ciência”, grande sucesso de público quando foi exibida pela primeira vez em 2002. Dessa vez, ela volta completa, com 14 ilhas, composta por um total de 30 réplicas de obras de Portinari relacionadas de modo interativo a experimentos científicos e até oficinas de arte e jogos. Entre os destaques está o quadro Meninos no balanço e o experimento de Energia – Transferência e Ressonância (dois pêndulos estão ligados por um fio que transfere energia entre eles, sendo que quando um oscila o outro começa a oscilar alternadamente); no quadro, os meninos estão no balanço sem que seus pés atinjam o chão e para movimentá-los é preciso puxar o balanço para trás no ritmo das oscilações. Na Estação Ciência (r. Guaicurus, 1.274/1.394, tel. 3673-7022), de segunda a sexta, das 8h às 18h, sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h, até 29 de janeiro de 2005 (fecha de 24 de dezembro a 4 de janeiro). Grátis.

 

 

 

Geraldo Horácio de Paula Souza

Fundador do Instituto de Higiene e da Faculdade de Higiene e Saúde Pública, hoje Faculdade de Saúde Pública da USP, que teve atuação intensa na formulação de política de

Atuação intensa na criação de políticas de saúde pública

saúde pública desde as primeiras décadas do século 20, e ainda foi um dos mentores da Organização Mundial da Saúde, fundada na Conferência de São Francisco em 1945, ganha homenagem através da exposição “Geraldo Horácio de Paula Souza: perfil e trajetória” em comemoração dos 70 anos da Universidade. Dividida em módulos, traz documentos do acervo do Centro de Memória da Saúde Pública e também pertencentes à família. São correspondências, diplomas, desenhos, fotografias e escritos (alguns inéditos), entre outros materiais. Em cartaz até 31 de março, de segunda sexta, das 9h às 18h, e sábado, das 9h às 17h, na Faculdade de Saúde Pública (av. Dr. Arnaldo, 715). Mais informações pelo e-mail memoria@fsp.usp.br. Gratuito.

 

 

 

 

 

 




ir para o topo da página


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]