PROCURAR POR
 NESTA EDIÇÃO
  

 

 

 

 

 

 

 



A
primeira apresentação de uma dissertação de mestrado na USP via satélite foi realizada no dia 23 de maio na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). O evento foi retransmitido para 208 telesalas distribuídas em 24 Estados brasileiros. Escrita por Ticiane Cestari Fagundes e intitulada “Influência do ultra-som na resistência adesiva a dentina de cimentos de ionômero de vidro”, a dissertação foi discutida pela banca examinadora através de teleconferência com sinal codificado e imagens transmitidas via satélite, com interatividade em tempo real através de e-mail, fax e telefone.

Cerca de 600 pessoas, em sua maioria cirurgiões-dentistas, participaram da apresentação da dissertação nas telesalas criadas a partir de parcerias estabelecidas com vários municípios, chamadas de “unidades conveniadas”. Nelas encontram-se equipamentos que fazem a captação das imagens enviadas pela central na Universidade Norte do Paraná (Unopar), em Londrina. O evento também ficou disponível via Internet, o que contribuiu para que os profissionais da Universidade Estadual e Federal do Rio de Janeiro acompanhassem a defesa.

A banca examinadora, em Bauru, foi composta pelas professoras Maria Fidela de Lima Navarro, diretora da FOB e orientadora de Ticiane, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, da FOB, e Daniela Gigo Cefaly, da Unopar. O evento contou também com a presença da pró-reitora de Pós-Graduação da USP, professora Suely Vilela.

A teleconferência é um sistema que permite a transmissão de áudio e vídeo em tempo real. Possibilita a realização de reuniões virtuais, juntando pessoas separadas por uma grande distância. Pode ser usada, por exemplo, na realização de um seminário virtual, em reuniões de negócios e agora em defesas de teses e dissertações, assim como em telemedicina.

A FOB e a Unopar foram parceiras nessa iniciativa pioneira. Bauru e Londrina receberam imagens e som com qualidade de televisão. De Bauru para Londrina foram enviados sinais de vídeo e áudio, via fibra óptica, e os slides de PowerPoint, utilizados pela mestranda, com a mesma resolução. Os sinais de áudio e vídeo da professora Daniela, captados em Londrina, foram enviados para Bauru via satélite. Todo o material recebido em Londrina foi retransmitido para o satélite no segundo canal, pertencente à Unopar, e para o Brasil. “Toda a tecnologia usada foi desenvolvida pela Unopar”, explica Maria Fidela.

A proposta foi aprovada pelo Conselho Universitário da USP, que autorizou que, no caso de dissertação de mestrado, um membro da banca examinadora fizesse a análise a distância. Para tese de doutorado, foi autorizado que até dois membros da banca participem através de videoconferência ou via satélite.


A apresentação histórica: transmissão imediata de conhecimentos


Benefícios

A pró-reitora Suely Vilela se mostrou entusiasmada com a nova proposta. “A teleconferência permitiu que um conhecimento novo, no caso um trabalho de pesquisa, esteja disponível em tempo real para uma gama muito ampla de pessoas além da comunidade acadêmica da USP. Foi uma apresentação vista nos quatro cantos do Brasil. Uma defesa feita pelo sistema normal, sem ser via satélite, leva um longo período de tempo até ser disponibilizado na biblioteca virtual de teses da USP. Neste caso, a transmissão se deu instantaneamente colocando o que se pesquisa na academia mais próximo da sociedade”, ressaltou.

Suely acredita que essa inovação na USP traz vários benefícios, como redução de gastos com professores convidados externos à Universidade e a evolução tecnológica. E garante: “Não traz prejuízos aos alunos candidatos, visto que essa modalidade de defesa é garantida pela eficiência da transmissão da tecnologia utilizada”. Uma preocupação do Conselho Universitário se referia à operacionalização da teleconferência, que poderia acarretar atraso e dificuldade de entendimento. “Embora esses problemas possam existir, o sucesso de Bauru garante que novas defesas sejam feitas dessa forma”, ressalta Suely.

Para a pró-reitora, a teleconferência permite criar um espaço destinado à troca de informações e à disseminação de conhecimentos não exclusivamente circunscrito à comunidade interna de alunos, docentes e pesquisadores, mas abre caminho para que outras entidades geradoras de conhecimento e pesquisa possam participar e receber em tempo real o que se produz cientificamente nas universidades.

A diretora da FOB, Maria Fidela, disse imaginar que essa tecnologia pudesse trazer benefícios, mas não com tanto alcance. “O modo como a tecnologia foi disponibilizada e o acesso à Internet facilitaram a participação das pessoas”, disse. A parceria entre FOB e Unopar se dá através do sistema de ensino presencial conectado. Vários professores da instituição do Paraná foram formados pelo campus de Bauru.

Antena

A tecnologia desenvolvida pela Unopar é uma parceria com a Microsoft para a codificação e decodificação do sinal. Para efetuar a recepção de aulas, João de Lima Navarro, diretor de tecnologia em desenvolvimento da Unopar, utilizou uma antena banda KU, setupbox, computador com placa de vídeo com saída de televisão, datashow, caixas acústicas amplificadas, microfone sem fio para perguntas nas localidades remotas e uma webcam para o retorno de fotos das telesalas. Navarro explica que os participantes podem fazer suas perguntas através do sistema de acompanhamento de aulas desenvolvido pela Unopar a partir de texto ou por microfone. “Também armazenamos uma fotografia por minuto de cada telesala.”

O ionômero de vidro, assunto abordado na defesa, é um material que está sendo largamente usado na adequação do meio bucal, antes de o paciente receber restauração definitiva. Segundo Ticiane, o ionômero é melhor que a resina, mas ainda apresenta mais deficiência na resistência e na adesão ao dente do que a resina, utilizada atualmente na recuperação da estética bucal. “Ao aplicarmos o ultra-som o ionômero mostrou melhor aderência e as propriedades mecânicas de resistência a compressão e microdureza foram positivas, demonstrando resultados satisfatórios.”

 

ir para o topo da página


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]