PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO

Fundada no dia 11 de agosto de 1827, a Faculdade de Direito da USP comemora 178 anos com uma série de atividades, que incluem a exposição "A História da Academia pelos seus Edifícios", retratando as mudanças tanto no prédio quanto no crescimento da faculdade

Comemorações de 11 de agosto

A fundação da Faculdade de Direito do Largo São Francisco foi decretada por d. Pedro I no dia 11 de agosto de 1827, sendo inaugurada no dia 1º de março de 1828 e instalada no antigo prédio do Convento de São Francisco. Com a proximidade da data, nesta segunda iniciam-se as

comemorações do 178o aniversário da faculdade, e também do 108o aniversário do Centro Acadêmico XI de Agosto. As comemorações se estendem até sexta; abrindo a semana – segunda, às 19h – o professor Fábio Konder Comparato faz uma conferência sobre “Ética Pública”. Na terça, às 10h, a exposição “A História da Academia pelos seus Edifícios” é inaugurada no Museu da faculdade. A história das Arcadas é contada por meio de fotos e registros da época do primeiro prédio, como foi escolhida a fachada, as reformas e novos prédios que o sucederam, as diversas restaurações e modificações ao longo das décadas e como isso refletiu o crescimento da faculdade. Na quarta, no mesmo horário, acontece uma homenagem aos antigos alunos ilustres que acabaram seguindo outras áreas de atuação, como Antonio Candido (crítico literário), Ruy Mesquita e Roberto D’Ávila (ambos jornalistas) e Boris Fausto (historiador). Os eventos de quinta começam às 10h, com entrega do Prêmio Spencer Vampré àqueles que prestaram ajuda à Faculdade de Direito seja, por exemplo, na categoria Autoridade Pública, Docente da FD ou Docente de outro órgão da USP. Às 11h, começa a restauração do Pátio das Arcadas, que na cerimônia de inauguração traz discurso do diretor, Eduardo Cesar Marchi, audição do Coralusp – Grupo XI de Agosto, discurso do professor Dalmo Dallari e jograis da Associação dos Antigos Alunos da faculdade. Às 12h30 acontece um tradicional almoço no restaurante Circolo Italiano, no Edifício Itália (informações pelo tel. 3111-4107), e, às 19h, o Centro Acadêmico promove o lançamento do projeto de Juizado Especial Cível da São Francisco (assistência jurídica prestada por alunos da faculdade, com apoio do Poder Judiciário). Fechando as comemorações, na sexta, às 19h, acontece um concurso de Trovas Acadêmicas, em que alunos, funcionários e o público em geral podem participar escrevendo suas poesias e paródias.

Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público, na Faculdade de Direito (Largo São Francisco, s/no, Centro). Mais informações pelo tel. 3111-4107.

Exposições de arte no século 20

Será lançado nesta sexta o novo livro de Lisbete Rebollo, professora da Escola de Comunicações e Artes e ex-diretora do Museu de Arte Contemporânea da USP. Entre Cenografias: o Museu e a Exposição de Arte no Século 20 (Edusp/Fapesp, 166 págs., R$ 35,00) é um debate sobre modos de ver e pensar a arte em tempos de “espe-tacularização” do cenário, principalmente nos novos museus. Usando seu conhecimento adquirido por pós-graduações em Sociologia da Arte, inúmeras curadorias e atual posto de presidente da Associação Brasileira de Críticos de Arte, Lisbete analisa a tarefa dos museus nos dias atuais. Discute, por exemplo, que papéis estes museus cumprem na chamada pós-modernidade ou como os visitantes recebem as informações das exposições de arte ou ainda sobre o lugar do curador das exposições nos museus que dramatizam cenograficamente a apresentação da arte. No dia do lançamento, às 20h, a autora promove também uma palestra. No Sesc Pinheiros, r. Paes Leme, 195, tel. 3095-9400, entrada gratuita com retirada de senha uma hora antes.

Arte e tecnologia

Dialogando com a exposição “Cinético_Digital”, o Itaú Cultural promove o seminário Sentidos e Processos, uma série de palestras e workshops, de terça a sexta, discutindo o tema da arte associada à tecnologia. O convidado especial é o norte-americano Bill Seaman – artista multimídia que mistura poesia, música e videoarte e aqui faz um panorama de sua carreira (terça, às 20h). Uma das artistas da mostra, Giselle Beiguelman, conversa com a jornalista Juliana Monachesi sobre Mixagem e Hibridização da Linguagem Audiovisual (quarta, às 20h); o compositor e músico Cid Campos promove uma palestra multimídia sobre trabalhos desenvolvidos em seu estúdio, incluindo obras de Augusto de Campos, Décio Pignatari e Tom Zé, entre outros (quinta, às 20h); e na sexta, às 18h, os músicos Livio Tragtenberg e Tuzé de Abreu mostram o pensamento e a história do compositor suíço Walter Smetak. Programação completa em www.itaucultural.org.br. O Itaú Cultural fica na av. Paulista, 149, tel. 2168-1776. Grátis, com retirada de ingressos meia hora antes.

ir para o topo da página

O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]