PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO





400 anos de Dom Quixote

O Instituto Cervantes de São Paulo dá início às comemorações da publicação da primeira edição do livro El Ingenioso Hidalgo de La Mancha, escrita por Miguel de Cervantes Saavedra. A 3ª Mostra Cervantes: Re-Visões do Século XXI – IV Centenário

da Edição de Dom Quixote reúne exposição, ciclo de filmes, concerto, além de lançamento de catálogo digital. Na exposição “Quixote Fronteira Digital” estão obras digitais do artista uruguaio radicado no Brasil Ariel Artigas Severino, que reinterpreta a figura de Quixote de forma inovadora através de obras da série Bandeiras, composta por bandeiras de grandes dimensões (1,40m x 2,50m), e da instalação Quero Paz!, um oratório, também de grandes dimensões que tem em ambos os lados duas telas de plasma onde são exibidos, em looping, trechos de vídeos e filmes manipulados  digitalmente (até 1o de outubro, de terça a sexta, das 12h às 21h, e aos sábados, das 11h às 17h). O ciclo de filmes intitulado “Quixote” estão versões raras que abordam a história do cavaleiro da triste figura, com destaque para a exibição na terça de Don Quijote de Orson Welles (a mostra acontece de segunda até esta sexta, com sessões às 17h). Ainda na terça, às 19h30, um recital de música antiga com composições da época de Cervantes, executadas pelo Duo Glossas – formado por David Castelo (flauta doce) e Rose Muller (cravo). E no encerramento da programação será lançada a edição digital do catálogo da Biblioteca Cervantina Públio Dias, que abriga a única coleção de Quixotes ilustrados do mundo composta por cerca de 350 edições e 600 volumes, em 37 línguas (dia 30 de setembro, às 19h). No Espaço Cultural Instituto Cervantes (av. Paulista, 2.439, térreo), com entrada gratuita. Mais informações pelo tel. 3897-9609.

 

 

 

Festival de Arte Eletrônica Videobrasil

Esta é a última semana para curtir o 15o Festival Internacional de Arte Eletrônica Videobrasil, no Sesc Pompéia. Além das mostras competitivas estão acontecendo debates,

performances ao vivo e mostras retrospectivas de vídeo. Nesta semana destaque para a performance Chelpa Ferro, em que os artistas plásticos Barrão, Luiz Zerbini e Sergio Mekler fazem música com instrumentos convencionais e inventados (terça, às 21h); e na quarta, às 11h, os integrantes do grupo participam do Encontro com Artista. Na quinta, às 21h, a performance é feita por Marco Paulo Rolla, que apresenta Urgência Social – a possibilidade do inesperado dentro de uma rotina criada –, e ainda lança seu livro feito em parceria com Marcos Hill, MIP – Manifestação Internacional de Performance, um estudo sobre Teresinha Soares, pioneira da performance nos anos 70 (ele também participa do Encontro com Artista, com a própria Teresinha, na sexta, às 11h). No sábado, às 21h30, a performance Engrenagem relê as obras mais importantes de Eder Santos, com a participação do próprio e dos músicos Paulo Santos e Stephen Vitiello, e da performer Ana Gastelois (Eder Santos participa do Encontro com o Artista no domingo, às 14h). E durante esta semana acontecem paralelamente as mostras de vídeo “Panoramas do Sul – Novos Vetores” (com premiação e exibição dos vencedores no domingo, às 20h), “FF>>Dossier” e “Extremidades do Vídeo”. Fechando o evento, dois debates – na quinta, às 14h, sobre “Centros de mídia como espaços de realização, exibição e preservação de trabalhos e propostas”, e no sábado, no mesmo horário, o tema é “Qual é o lugar da experiência performática no circuito da arte?”. O Sesc  Pompéia fica na r. Clélia, 93, tel. 3871-7700; toda a programação do festival é gratuita, mas os ingressos para as performances devem ser retirados com antecedência nas bilheterias. Programação completa em www.sescsp.org.br.

 

 

 

A obra de Oswald de Andrade

Está acontecendo durante o mês de setembro, sempre nas terças, às 20h, o projeto Palavra Viva: Oswald de Andrade, que analisa e discute a obra do escritor modernista por meio de leituras, encenações, palestras e apresentações musicais. Nesta terça o pesquisador João Alexandre Barbosa e o músico Cid Campos apresentam a “Permanência e Continuidade

de Oswald de Andrade” com poemas audiovisuais. Na próxima terça, dia 27, o diretor teatral José Celso Martinez Corrêa, a poetisa e compositora Beatriz Azevedo e músicos convidados mostram “O Teatro de Oswald de Andrade, Poesia e Música”. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados com uma hora de antecedência; no Sesc Pinheiros, r. Paes Leme, 195, tel. 3095-9400.

 

 

 

Mostra de arte e cultura surf

A partir desta segunda acontece a 2a Mostra Internacional de Arte e Cultura Surf, no Museu da Imagem e do Som (MIS). Serão exibidas cerca de 500 obras das mais variadas expressões artísticas – artes plásticas (pintura, artes gráficas, pintura digital, desenhos, gravuras, esculturas), fotografia, literatura, coleção de pranchas e shapers, instalações e, como novidade deste ano, cinema com o 1o Festival Internacional de Filmes de Surf (são mais de 80 títulos, incluindo mostra competitiva de filmes e vídeos, além de pré-estréias e clássicos do surf movie). O evento, organizado por Romeu Andreatta Filho, tem como objetivo mostrar o surf como movimento cultural. Até 9 de outubro, de terça a domingo, das 12h às 21h, no MIS (av. Europa, 158, Jardim Europa, tel. 3062-9197). Ingressos: R$ 10,00, estudantes pagam meia-entrada. Mais informações no site www.mostradosurf.com.br.

 

 

 

Lançamento e debate

O romance O segredo da Bastarda, da escritora portuguesa Cristina Norton, foi publicado em 2002, em Portugal, onde já está em sua quarta edição, e agora é lançado no Brasil pela Editora Record. O livro revela a filha bastarda de D. João VI, Eugênia Maria de Meneses, filha de Maria Eugênia, duas mulheres encobertas pela história, mantidas em conventos, porque a amada do rei havia infringido os cânones éticos, morais e religiosos, impostos pelo sistema patriarcal vigente ao longo dos séculos. Para apresentar a obra, a autora participa de um debate nesta terça, às 14h, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. O evento é promovido pela própria editora e pelo Centro de Estudos Portugueses e da Área de Pós-Graduação de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. A coordenação é da professora Benilde Justo Lacorte Caniato. No Prédio de Letras da FFLCH (av. Prof. Luciano Gualberto, 403, sala 266, Cidade Universitária).

 

 

 

Primavera Literária

O Memorial da América Latina oferece uma série de programas literários, um deles em comemoração do quarto centenário de publicação do clássico espanhol Dom Quixote, de Miguel de Cervantes. Nesta segunda, às 19h30, acontece uma mesa-redonda que reúne Francisco Navarro de Diego, da Universidade de Bilbao, Espanha, e a professora da USP, Maria Augusta da Costa Vieira, autora de O Dito pelo Não Dito: Paradoxos de Dom Quixote. E também será inaugurada a exposição “Edições de Quixote”, com edições raras e curiosas, assim como poemas e gravuras (em cartaz até 9 de outubro, na Biblioteca Latino-Americana Victor Civita). Na terça, às 20h, acontece a premiação dos vencedores do Prêmio Jabuti 2005; entre eles está a escritora Nélida Piñon (premiada recentemente com o Príncipe de Astúrias), pelo romance Vozes do Deserto – ela ainda ministra na quarta, às 19h30, a palestra “A Ilusória Arte de Contar Histórias”. E, encerrando o mês, na próxima terça, dia 27, às 19h30, a poetisa chilena Gabriela Mistral é homenageada pelo aniversário de 60 anos de sua premiação no Nobel de Literatura: será realizada uma mesa-redonda para discutir sua obra, além da leitura de alguns de seus poemas. O Memorial fica na av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, tel. 3823-4600. Grátis.

 

 

 

14ª Febrava

De terça a sexta acontece a 14ª Febrava (Feira Internacional de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento do Ar) destinada a indus-triais, comerciantes, profissionais e estudantes ligados à área. Uma das atrações é o biotério, um laboratório de criação de cobaias para o desenvolvimento de pesquisas científicas em geral, que estará localizado dentro da Ilha Temática da SBCC (Sociedade Brasileira de Controle de Contaminação). O biotério será operado por 100 alunos do quinto ano da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, sob coordenação da professora Nádia Bouchara. Segundo Nádia, a função dos alunos é certificar a importância das salas limpas, já que quanto mais padronizadas são as condições de seus experimentos, melhores são os resultados – as salas de pesquisa vão operar em condições contro-ladas de pressão, temperatura, umidade relativa e concentração de partículas no ar. A Febrava fica aberta das 13h às 21h, no Centro de Exposições Imigrantes (rodovia dos Imigrantes, km 1,5); mais informações pelo tel. 6283-5011 ou www.febrava.com.br. Entrada com comprovante de vínculo com o setor.

 

 

 




ir para o topo da página


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]