PROCURAR POR
 NESTA EDIÇÃO
  

 

 

 

 

 

 

 


A cena da Natividade do Presépio Napolitano


A
arte da montagem de presépios nasceu em 1233, em Greccio, pequena cidade da Itália, onde o santo Francisco de Assis idealizou uma representação teatral do nascimento de Jesus, conhecido como o primeiro presépio vivo. Em 1700, já era uma das grandes manifestações artísticas de Nápoles, surgindo até concursos com peças que retratavam o modo de vida, hábitos e costumes da época, e até hoje fazem parte da tradição do Natal em todo o mundo. É em dezembro que surgem pela cidade vários presépios, nas estações de Metrô, pela primeira vez na sede da Prefeitura, ou ainda de artistas latino-americanos no Memorial da América Latina, mas um lugar é “obrigatório”: o Museu de Arte Sacra.

Instalado em uma das alas do Mosteiro da Luz, desde 1970, o Museu de Arte Sacra traz um conjunto de 130 presépios originários de diferentes países – Bolívia, México, Peru, Chile, Espanha, França, Itália, Portugal, Nigéria, entre muitos outros – e regiões do Brasil, representando assim os quatro continentes. O acervo inclui peças dos séculos 18, 19 e 20, de artistas anônimos e consagrados, como Fúlvio Pennachi e o artesão pernambucano Mestre Vitalino (na Estação de Metrô Tiradentes está uma pequena mostra de seu acervo). Mas o destaque fica mesmo para o Presépio Napolitano, montado em uma sala especial e um dos maiores conjuntos do gênero no mundo, comparável apenas aos de Nápoles e de Nova York. Com 1.620 peças do século 18 (161 figuras e 145 acessórios), reproduz, além da cena da Natividade, uma autêntica vila italiana; importante documento histórico e antropológico acerca da sociedade napolitana.

A 24a Exposição do Presépio Paulista, promovida pela Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades) do Governo do Estado de São Paulo, ocupa pela primeira vez o saguão da Prefeitura, reunindo 110 trabalhos de artesãos, criados com diferentes materiais, típicos da região dos artistas selecionados – com no máximo 75 cm de altura por 40 cm de largura. E representantes da América Latina – de oito países, Bolívia, México, Colômbia, Uruguai, Argentina, Chile, Venezuela e Brasil – comparecem na mostra em cartaz no Pavilhão da Criatividade do Memorial da América Latina, também com características regionais de cada país, entre eles um da artesã de etnia guajira, em que o menino Jesus é representado por meio de um bebê índio; há ainda árvores natalinas criadas por artistas plásticos a partir de material reciclado.


O menor livro do mundo (0,5 cm x 0,5 cm), com o Pai Nosso em vários idiomas

Museu da Bíblia

Primeiro do gênero no País, localizado em Barueri, também faz parte do roteiro dessa época. No seu acervo estão mais de 3 mil títulos, reunindo obras raras e exemplares da Bíblia Sagrada em vários idiomas e formatos (áudio, vídeos e CD-ROM), além de textos bíblicos. Entre as peças, raridades como o menor livro do mundo, medindo 0,5 cm x 0,5 cm (tamanho de um grão de arroz), que contém a oração do Pai Nosso em vários idiomas, e uma das Bíblias mais antigas – datada de 1583, do tempo em que as Escrituras Sagradas ficavam restritas aos monges e sacerdotes da Igreja Católica, toda escrita em latim e impressa em Veneza.

Museu de Arte Sacra (av. Tiradentes, 676, Luz, tel. 3326-1373); de terça a domingo, das 11h às 19h, com ingressos a R$ 4,00 (idosos e crianças até 7anos não pagam entrada); Museu da Bíblia (r. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, Jd. dos Camargos, Barueri, SP, tel. 4168-6225); de terça a domingo, das 9h às 17h, com entrada franca. Mostras temporárias: “Presépio Artesanal Paulista”, das 8h às 20h, até 19 de dezembro, na sede da Prefeitura (Viaduto do Chá, 15, piso térreo do Edifício Matarazzo; informações pelo tel. 3241-7332); e “Presépios da América Latina”, no Memorial da América Latina (av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, portões 8, 9 e 10, Barra Funda, tel. 3823-4600).

 

ir para o topo da página


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]