PROCURAR POR
 NESTA EDIÇÃO
  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



D
epois de tanto tempo debruçados sobre os livros, chegou a hora de os mais de 9 mil novos alunos da USP comemorarem a entrada na Universidade. Enquanto os campeões de Fórmula 1 celebram com champanhe e outros vencedores levantam troféus e ganham medalhas, o calouro da USP é recepcionado pelos amigos veteranos que anos antes passaram pela mesma condição. Por que não comemorar em paz, respeitando o seu amigo de faculdade? Ressaltar a questão do respeito ao calouro é o objetivo principal da campanha publicitária feita pela Pró-Reitoria de Graduação para a Semana de Recepção aos Calouros 2006, que começa na segunda-feira, dia 20, e se estenderá até o sábado, dia 25.

Com o tema “Toda fera já foi bixo! Respeite o seu”, a campanha prevê a divulgação de mensagens através de outdoors, cartazes e postais. Eles estamparão a imagem de seis personalidades que, hoje profissionais bem-sucedidos em suas carreiras, já foram calouros da USP: os apresentadores William Bonner e Marcelo Tas, o médico Drauzio Varella, a comentarista esportiva Soninha Francine, o escritor Marcelo Rubens Paiva e a dupla do programa da MTV “Rock Gol”, Paulo Bonfá e Marco Bianchi. Será através deles que a comunidade uspiana dará as boas-vindas a todos que conseguiram a façanha de passar no vestibular. “Você é motivo de muito orgulho e respeito, e respeito é o primeiro passo de quem quer se tornar fera no que faz”, ressalta o texto impresso no cartaz da campanha.

O material publicitário com a imagem dos seis ex-alunos da USP vai colorir os seis campi da Universidade – localizados em São Paulo, Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos – com frases que identificam cada um deles. “Quando bixete, ela já dava cartão vermelho para veterano folgado” é o texto que retrata Soninha, que atualmente comenta futebol na ESPN-Brasil e escreve uma coluna de esportes na Folha de S. Paulo (leia ao lado as frases da campanha).

Estímulo

A campanha para os calouros foi elaborada por uma equipe de veteranos do Departamento de Propaganda da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Eles venceram o concurso instituído pela Pró-Reitoria de Graduação para a escolha da melhor campanha de recepção aos calouros deste ano. Concorreram 13 trabalhos, todos eles elaborados para a disciplina Arte Publicitária, do curso de Publicidade e Propaganda da ECA, ministrada pelo professor Dorinho Bastos. Os autores da campanha vencedora foram os alunos Rafael Horta, Thiago de Oliveira Xavier, Eduardo Kenji, Omar El Faro, Alex Moraes Tomioka e Marcelo Botta.

Para Bastos, a campanha de 2006 é o melhor trabalho já apresentado no concurso da Pró-Reitoria, realizado anualmente. “A idéia é muito boa. Resgatar ex-alunos é um estímulo muito legal para o público interno. A direção de arte e o tratamento gráfico estão ótimos.”

Segundo Rafael Horta e Thiago Xavier, a idéia da equipe foi criar um conjunto de ações para coibir a violência na recepção aos novos alunos. “Buscamos utilizar a técnica de pintura em guache, dando similaridade com a pintura do rosto do calouro, que é feita com os dedos cheios de tinta. Usamos traços irregulares, soltos, com apenas as cores primárias do guache, sem sobreposição”, explica Rafael.

Rafael e Thiago acham que esse tipo de trabalho, feito já na graduação, é muito importante para a formação do aluno. “Não só o fato de ganhar, mas veicular uma campanha, ter que se preocupar com a produção, correr atrás de gráfica, estabelecer orçamento, manter contato com o cliente e trabalhar com prazos curtos são experiências importantes para que o futuro profissional possa entrar no mundo do trabalho com mais segurança”, diz Rafael. A mesma equipe criou também a recente campanha de divulgação da Rádio USP FM (93,7 MHz), com o slogan “Sintonize a diferença”.


Na TV ele é âncora

Abaixo, as frases da campanha da Pró-Reitoria de Graduação para a Semana de Recepção aos Calouros.

“Na TV ele é âncora. Aqui ele foi marinheiro de primeira viagem” (William Bonner).

“Quando bixete, ela já dava cartão vermelho para veterano folgado” (Soninha Francine).

“Felizes anos velhos em que o Rubens Paiva era bixo de respeito” (Marcelo Rubens Paiva).

“Depois de ser pintado aqui, ele pintou na TV, no rádio, na internet e até no teatro” (Marcelo Tas).

“Nenhum veterano teria envergadura moral para maltratar esses bixos” (Paulo Bonfá e Marco Bianchi).

“Antes da experiência do Carandiru ele aprendeu com a liberdade da USP” (Drauzio Varella).

Câmara cria prêmio para a melhor recepção

Para promover a recepção solidária aos calouros das universidades, a Câmara Municipal de São Paulo instituiu o Prêmio de Cidadania Universitária Edison Tsung-Chi Hsueh, destinado a premiar entidades estudantis que se destacarem na organização de recepções aos novos alunos. O prêmio foi criado em homenagem ao jovem Edison Tsung-Chi Hsueh, calouro do curso de Medicina da USP, que teve morte trágica em 1999, durante festa de confraternização. Com isso, a Câmara quer estimular o respeito à dignidade humana e incentivar a adoção de valores éticos como a solidariedade, a coletividade e a amizade. As inscrições estarão abertas até 10 de abril deste ano e podem ser feitas pela internet (www.camara.sp.gov.br). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 6824-4667, 6824-4169 e 6824-4170 ou pelo e-mail eventos@camara.sp.gov.br.

 

Uma semana de união entre alunos

A Semana de Recepção aos Calouros 2006 – que se realizará de segunda-feira, dia 20, até sábado, dia 25 – apresentará inúmeras atividades para receber os novos alunos, promovidas pelas unidades. Na Escola de Comunicações e Artes (ECA), por exemplo, as organizações que representam os estudantes formaram uma comissão para “garantir, desde a matrícula, uma calorosa recepção aos novos alunos”, segundo texto divulgado à imprensa. “A semana é a melhor oportunidade para os novos estudantes dos dez cursos ministrados na ECA se conhecerem”, diz o texto. “Tudo acontece num clima amistoso, e em momento algum ocorre qualquer tipo de trote violento, ficando a critério do calouro participar ou não das atividades propostas.” Os calouros da ECA serão recebidos com palestras, oficinas culturais, passeios pela Universidade, competições esportivas, gincanas e festas.

O Centro Acadêmico do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) promoverá aula inaugural para dar informações sobre os cursos e a Universidade. Haverá visitas aos laboratórios da unidade, ao Parque Cientec e aos museus da Cidade Universitária. Estão previstas também doação voluntária de sangue, gincanas e festa de confraternização.

Já a Escola de Educação Física e Esporte (EEFE), depois de apresentar a unidade, fará palestra sobre as possibilidades de atuação profissional, os obstáculos e facilidades de atuação do profissional da área de educação física. Também terá uma mesa-redonda que discutirá a regulamentação da profissão e oficinas de integração e confraternização, como dança, capoeira e jogos recreativos. A EEFE ainda vai arrecadar material esportivo e alimentos para doação e promover
jogos de handebol, voleibol e basquetebol, além de fazer um churrasco.

Não serão só os calouros que receberão as boas-vindas durante a Semana de Recepção. Os pais, professores e veteranos do Instituto Oceanográfico estão convidados para um café da manhã. O instituto também terá almoço de confraternização, doação de sangue, apresentação da empresa IO Junior, gincana Caça ao Tesouro, visita monitorada, leilão e piquenique, entre outras atividades.

Segundo o professor Oswaldo Crivello Junior, responsável pelo Grupo de Trabalho Pró-Calouro, ligado à Pró-Reitoria de Graduação, cada unidade da Universidade tem liberdade para fazer qualquer tipo de atividade para recepcionar seus novos alunos, desde que respeite as normas da resolução que institucionalizou a Semana de Recepção aos Calouros na USP, datada de 10 de dezembro de 1998.

Disque-Troque – O Disque-Trote (0800 012 10 90) é um serviço gratuito que a USP instituiu para coibir práticas violentas de recepção ao calouro nos campi da Universidade. Funcionará durante o período em que as unidades estiverem festejando a chegada dos calouros. É para ser usado por quem se sentir ameaçado ou forçado a participar de alguma atividade violenta

 

ir para o topo da página


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]