Semanas de dança
Três espetáculos integram o projeto Semanas de Dança
no Centro Cultural São Paulo. Carta ao Pai é uma criação
coreográfica-cênica de Sandro Borelli, baseada na obra
de Franz Kafka, em que um escritor coloca em uma carta que nunca
foi enviada todo seu ressentimento em relação ao pai
autoritário (até 26 de novembro, de quarta a sábado, às
21h, e domingo, às 18h). Neste sábado estréia
o espetáculo de dança contemporânea para crianças
O Tal do Quintal, com a Balangandança Cia., um passeio pelas
brincadeiras, medos e sonhos do universo infantil, enfatizando a
importância do espaço físico no desenvolvimento
da criança (até 17 de dezembro, sábados e domingos, às
16h). O último espetáculo, Os Três Rios – Com – Fluência,
estréia no dia 29 de novembro, e foi concebido pelas bailarinas
Sonia Galvão e Betty Gervitz a partir dos gestos, ritmos e
movimentos presentes em danças étnicas da cultura indiana,
espanhola e árabe (até 3 de dezembro, de quarta a sábado, às
21h, e domingo, às 20h; após as apresentações
será realizado um ciclo de conversas com Sonia Galvão).
No CCSP (r. Vergueiro, 1.000, Paraíso, tel. 3383-3402). Os
ingressos para todos os espetáculos custam R$ 5,00.
Cinco em um
O grupo norte-americano Pilobolus Dance Theatre retorna aos palcos
paulistanos para apresentar cinco coreografias inéditas no
País: Aquatica, uma investigação da psique humana
a partir de imagens da vida marinha em um cenário do fundo
do oceano; Symbiosis, um dueto homem-mulher traçando o nascimento
do relacionamento; Walkyndon, seis coringas vestidos em cores vivas,
que remetem às comédias de pastelão e shows
de variedades, brincam, chutam e pulam, em uma dança silenciosa;
Memento Mori retoma a lembrança de que a vida é curta
e das fantasias juvenis sobre crescer, envelhecer e se tornar mais
sábio, com músicas que variam entre Debussy a Björk;
Sweet Purgatory, coreografia feita sobre a sinfonia Quarteto da Oitava
do compositor russo Shostakovich, retrata a descida à Hades,
a subida de volta ao Purgatório e o movimento para a esperança.
A companhia é conhecida por ter estabelecido uma maneira de
dança singular, desenvolvendo suas performances a partir de
técnicas de força física, improvisação
e efeitos visuais. Sexta e sábado, às 21h, no Teatro
Alfa (r. Bento Branco de Andrade Filho, 722, tel. 5693-4000), com
ingressos de R$ 40,00 a R$ 120,00. Depois segue para Belo Horizonte.
L. A. Dança
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O coreógrafo, bailarino e diretor Luis Arrieta sobe ao palco
para interpretar suas próprias criações no solo
L. A. Dança. No espetáculo, desenvolve um estudo do
movimento, partindo da percepção instintiva do corpo:
seu movimento espontâneo. Dividido em três partes: Sacro,
uma Oração Física, com músicas que evocam
diferentes religiões e com movimentos ecumênicos na
dança; Profano, aborda os sentimentos e questionamentos existenciais
do homem urbano; e Carnaval, que apresenta a evolução
dos seres vivos a partir dos movimentos do corpo do homem, passando
pelos estágios dos noves meses de gestação,
desde o processo de desenvolvimento motor da criança após
o nascimento, o arrastar-se, o engatinhar, até o andar com
a postura ereta. As três partes são ligadas por um interlúdio
musical, com imagens projetadas na cortina de fundo do palco. Apresentações
terça e quarta, às 21h, no Teatro Sesc Anchieta (r.
Dr. Vila Nova, 245, Consolação tel. 3234-3000). Ingressos:
R$ 15,00; R$ 10,00; com meia-entrada.
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