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divulgação Nos últimos anos, diversos cineastas e indústrias cinematográficas de vários países têm produzido filmes com estrutura multiplot. O termo, que pode parecer técnico demais, refere-se às obras em que linhas de ação independentes são narradas simultaneamente, na maioria das vezes influenciando-se, interligando-se e alcançando em um certo momento um ponto de contato. Dessa maneira, aproximam-se mundos à primeira vista distantes entre si, e enredos paralelos encontram-se, dando novo sentido para a obra. Foi pensando nesse gênero cinematográfico que o Cinusp organizou a mostra “E enquanto isso... – Roteiros Multiplots”, em cartaz durante este mês. “É uma vertente que inclui diversos filmes importantes dos últimos tempos e não se resume a uma escola ou a um país”, afirma Ana Luíza Béco, curadora da mostra.

O nome do ciclo se refere a uma expressão muito usada quando se fala sobre um filme multiplot. “Não necessariamente um filme é multiplot, entretanto, apenas porque há vários personagens ou histórias paralelas. Esse tipo de filme mostra a história a partir de uma variedade ampla de pontos de vista, fornecendo uma visão mais abrangente da narrativa”, explica a curadora. A linha de filmes multiplot comumente explora um tema específico, usando seus personagens como pontos de referência de determinadas visões acerca do assunto abordado. Esse é o caso de Crash – No Limite, em que se levanta a questão do preconceito entre diferentes grupos étnicos e sociais dos Estados Unidos, quando os personagens são unidos pela eventualidade de um acidente de carro. A eventualidade, aliás, é outra marca da união entre as tramas, presente tanto em acidentes automobilísticos como em crimes.

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Como a seleção das obras é baseada na estrutura de roteiro e não em uma temática predefinida, foram reunidos filmes com enredos e propostas estéticas extremamente distintos, provenientes de oito países diferentes. A mostra começa com a exibição de Crash – No Limite (EUA, 2004), de Paul Haggis, em que uma rica e mimada esposa de um promotor tem seu carro de luxo roubado por dois assaltantes negros em uma cidade ao sul da Califórnia, acabando em um acidente que aproxima representantes de diversas etnias e classes sociais de Los Angeles: um veterano policial racista, um detetive negro e seu irmão traficante de drogas, um diretor de cinema bem-sucedido e sua esposa, e um imigrante iraniano, com sua filha; O Doce Amanhã (Canadá, 1997), dirigido por Atom Egoyan, trata de um acidente com um ônibus escolar que provoca a morte de 20 crianças em uma cidade no interior do Canadá, e um advogado tenta convencer as famílias, ainda em luto, a pedir uma indenização contra qualquer possível responsável, sendo que uma sobrevivente talvez possa dar o testemunho que decidirá o caso; e Dolls (Japão, 2002), do diretor Takeshi Kitano, que conta três histórias sobre amor eterno, intercaladas de maneira sutil: um casal jovem vagueia em busca de algo perdido, sempre ligados por uma corda vermelha; um mafioso ao fim da vida regressa ao parque onde costumava se encontrar com sua namorada; e uma estrela pop feminina desfigurada é confrontada com a fantástica devoção do seu maior fã.

A mostra ainda inclui filmes cujo recorte envolve a criminalidade – como Sin City – A Cidade do Pecado, e Jackie Brown – e a divisão de um mesmo espaço de moradia – como em Agora ou Nunca e Alila. Sin City – A Cidade do Pecado (EUA, 2005), de Robert Rodriguez e Frank Miller, é baseado nas histórias The Hard Good-Bye, The Big Fat Kill e That Yellow Bastard da graphic novel homônima de Miller, retratando a história de três homens que partem em jornadas pessoais em uma cidade sedutora, e é todo em preto-e-branco, raramente em cores, como na publicação. Jackie Brown (EUA, 1997), do cineasta Quentin Tarantino, conta a história da comissária de bordo Jackie, que trafica dinheiro para os Estados Unidos a mando de um vendedor de armas. Dois policiais oferecem um acordo para que ela entregue o bandido, mas a mulher decide dar a volta em todos os envolvidos.

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A convivência em um mesmo ambiente aparece em Agora ou Nunca (Inglaterra, 2002), de Mike Leigh, em que são contadas as histórias de um grupo de moradores de um conjunto residencial de periferia, na Inglaterra: de uma caixa de um supermercado que deixa de amar o marido taxista, da filha deles que faz faxina na casa de idosos e do filho desempregado que desenvolve uma agressividade acentuada, e acaba internado com problemas cardíacos, mudando a perspectiva de vida de todos. Em Alila (Israel/França, 2003), de Amos Gitai, um condomínio entre Tel-Aviv e Jaffa é o centro das tramas, que incluem os problemas de um idoso com vizinhos que fazem barulho e moradores que pretendem construir uma casa no jardim, e o sumiço de um jovem que desertou do exército e desapareceu.

Ainda estão na mostra os filmes Código Desconhecido (França, 2000), de Michael Haneke, que conta as histórias de um casal e seus sogros, de uma romena que luta para sua família voltar para casa, e de um professor de crianças surdas-mudas; Inverno Quente (Alemanha, 1997), de Tom Tykwer, sobre um fazendeiro que perde sua filha quando bate o carro em um automóvel roubado; Syriana – A Indústria do Petróleo (EUA, 2005), de Stephen Gaghan, narra a trajetória de um agente da CIA que percebe que as ações da agência começam a se voltar à politicagem, deixando de lado o combate a atos terroristas; Amores Brutos (México, 2000), de Alejandro González-Iñárritu, retrata um acidente na Cidade do México que provoca enormes transformações nas vidas dos três envolvidos; e Coisas que Você Pode Dizer Só de Olhar para Ela (EUA, 2000), de Rodrigo García, em que as vidas de cinco pessoas, aparentemente desconexas, cruzam-se em San Francisco Valley, em uma história de crimes, conflitos familiares e transtornos afetivos.

A mostra “E enquanto isso... – Roteiros Multiplots” começa nesta segunda e vai até 1o de junho, com sessões às 16h e 19h, no Cinusp (r. do Anfiteatro 181, favo 4 das Colméias, Cidade Universitária, tel. 3091-3540). Programação completa e mais informações no endereço eletrônico www.usp.br/cinusp. Entrada franca.

 

 

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