Com uma história que começou em 2004
numa casa alugada em Ermelino Matarazzo, quando a USP Leste ainda
era um imenso canteiro de obras, o Núcleo de Apoio Social,
Cultural e Educacional (Nasce) da USP espera amadurecer parcerias
e projetos locais com os resultados das discussões do II
Seminário Nasce/EACH e as Comunidades da Zona Leste, realizado
no Auditório Azul da Escola de Artes, Ciências e Humanidades
(EACH) da USP, no dia 21 de junho.
O encontro, que reuniu lideranças comunitárias, educadores
e representantes de empresas, de órgãos públicos
e do terceiro setor, teve como objetivo aprimorar o diálogo
entre a Universidade e a comunidade, tendo em vista a promoção
do desenvolvimento, da educação e da cultura local. “Nosso
compromisso será realizar um evento desse tipo a cada seis
meses, para pensarmos em ações e planejarmos sua
execução com propostas e sugestões de atores
da região”, disse o professor Ulisses Araújo,
coordenador do Nasce.
Alguns trabalhos em andamento, realizados com os parceiros iniciais
do Nasce – Obra Social Dom Bosco, de Itaquera, a Paróquia
São Francisco, de Ermelino Matarazzo, e o Sebrae – foram
apresentados por docentes da EACH na primeira parte do seminário.
O curso de gestantes, coordenado pela professora Cristina Florentino
da Silva, por exemplo, conta com bolsistas e especialistas que
desenvolvem atividades semanais com grupos de gestantes do Jardim
Queralux e de Ermelino Matarazzo. O público também
conheceu projetos voltados à inovação e fomento
ao setor têxtil, com a exposição do professor
George Rossi, além de propostas para políticas públicas,
educação e cultura, apresentadas por outros docentes
da unidade.
Na segunda parte do evento, o público se dividiu em cinco
grupos temáticos, a partir dos quais nasceram propostas
em diversos campos: educação, saúde, cultura
e lazer, sustentabilidade, educação ambiental e economia.
Cada grupo apresentou ao final os temas gerais para fórum,
além de idéias e propostas para trabalho conjunto.
O seminário
na Escola de
Artes, Ciências
e Humanidades (ao lado e acima): “O nosso objetivo é pensar
ações
e planejar sua execução com
sugestões de
atores da região”, diz o coordenador do Nasce,
Ulisses Araújo
Sustentabilidade – Coordenado pelo professor Luis Carlos
Bedushi Filho, o grupo de sustentabilidade e educação
ambiental detectou a necessidade de ações em três
frentes temáticas: água, saneamento e saúde;
experiências práticas orientadas para a sustentabilidade;
e desafios da gestão local: conhecimento, participação
e cidadania.
As propostas de ações e idéias para trabalho
conjunto apresentadas pelas instituições incluíram
a estruturação de grupos de estudos permanentes sobre
temas como o Plano Diretor do Município de São Paulo,
tendo como finalidade analisar e dar início às propostas
mais factíveis de imediato para a zona leste. Outra idéia
foi estudar formas de adaptar a gestão do uso dos recursos
hídricos e energéticos aos novos paradigmas de reúso
de água e programas de conservação dos recursos
naturais na área urbana.
A organização não-governamental Fórum
para o Desenvolvimento da Zona Leste, por exemplo, propôs
a elaboração de um projeto para políticas
públicas com o objetivo de estudar e criar indicadores ambientais
e sociais para a região. Outras idéias apontaram
a necessidade de promover a educação ambiental em
favelas reurbanizadas e de oficinas para geração
de renda a partir da reciclagem do lixo.
O grupo coordenado pelo professor George Bedinelli Rossi concluiu
como temas para fórum as seguintes áreas: programas
de capacitação profissional e geração
de renda; extensão das atividades para áreas mais
abrangentes na zona leste; programas dirigidos de requalificação
profissional, inclusão social e geração de
renda para públicos específicos; e parcerias para
reivindicação de equipamentos e políticas
públicas.
Estudar o quadro propositivo do Plano Diretor de São Paulo
foi uma das propostas do grupo, tendo como objetivo a realização
de projetos que promovam a interação de professores,
estudantes, lideranças e multiplicadores em programas de
hortas comunitárias, mutirões habitacionais, padarias
comunitárias e reciclagem de resíduos sólidos.
O Centro de Cidadania da Mulher de Itaquera apresentou projetos
de geração de renda, atividade física, turismo
e lazer, controle social e direitos sexuais reprodutivos.
Os temas para fórum do grupo coordenado pelo professor João
Eduardo Hidalgo mostraram a necessidade de projetos como o Cineclube
na Praça e a Oficina de Produção de Curta-Metragem.
Diversas entidades, como a Associação Desportiva
Educacional e Cultural (CASC) e o jornal News, de cobertura local,
demonstraram o interesse em se engajar em projetos de promoção
da cultura e educação da comunidade. O Centro de
Recuperação e Educação Nutricional
(Cren) buscou fomentar idéias para a realização
de oficinas audiovisuais e para a elaboração de programas
para o desenvolvimento local através da cultura.
Saúde – Desnutrição e pobreza; promoção
e saúde na área materno-infantil; saúde nutricional
do idoso e atividade física ideal para gestantes, crianças
e idosos foram os temas apresentados pelo grupo coordenado pela
professora Lúcia Cristina Florentino Silva. As entidades
presentes ressaltaram a necessidade de programas de disseminação
de conhecimentos tendo em vista o desenvolvimento de crianças,
jovens e adolescentes sob o ponto de vista profissional, educacional
e cultural. O Cren apresentou idéias voltadas à saúde
nutricional materno-infantil, do idoso e de crianças e adolescentes
desnutridos, e também para a atividades físicas de
gestantes e crianças desnutridas.
Fomentar, através da educação, as relações
entre adultos, crianças e adolescentes e propor espaços
e processos educacionais como ferramentas para o desenvolvimento
local foram os temas apresentados pelo grupo coordenado pela professora
Patrícia Junqueira Grandino. A Coordenadoria de Educação
da Penha, por exemplo, propôs uma articulação
com as unidades escolares para a abertura de espaços de
pesquisa e ação social curricular e sugeriu o apoio
dos estudantes da USP para a retomada da figura do educador comunitário.
O Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste propôs
parcerias com os cursos de Gestão de Políticas Públicas
e de Gestão Ambiental da EACH para a promoção
de cursos de extensão e encaminhamento de projetos de desenvolvimento
ambiental e social para as Subprefeituras da Zona Leste. Outras
idéias ressaltaram a necessidade de resgate histórico-cultural
da zona leste, de maior apoio aos cursinhos pré-vestibulares
e da promoção de uma interação mais
dinâmica entre a pesquisa e a realidade comunitária.
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