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© Cecília Bastos

Com uma história que começou em 2004 numa casa alugada em Ermelino Matarazzo, quando a USP Leste ainda era um imenso canteiro de obras, o Núcleo de Apoio Social, Cultural e Educacional (Nasce) da USP espera amadurecer parcerias e projetos locais com os resultados das discussões do II Seminário Nasce/EACH e as Comunidades da Zona Leste, realizado no Auditório Azul da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, no dia 21 de junho.

O encontro, que reuniu lideranças comunitárias, educadores e representantes de empresas, de órgãos públicos e do terceiro setor, teve como objetivo aprimorar o diálogo entre a Universidade e a comunidade, tendo em vista a promoção do desenvolvimento, da educação e da cultura local. “Nosso compromisso será realizar um evento desse tipo a cada seis meses, para pensarmos em ações e planejarmos sua execução com propostas e sugestões de atores da região”, disse o professor Ulisses Araújo, coordenador do Nasce.

Alguns trabalhos em andamento, realizados com os parceiros iniciais do Nasce – Obra Social Dom Bosco, de Itaquera, a Paróquia São Francisco, de Ermelino Matarazzo, e o Sebrae – foram apresentados por docentes da EACH na primeira parte do seminário. O curso de gestantes, coordenado pela professora Cristina Florentino da Silva, por exemplo, conta com bolsistas e especialistas que desenvolvem atividades semanais com grupos de gestantes do Jardim Queralux e de Ermelino Matarazzo. O público também conheceu projetos voltados à inovação e fomento ao setor têxtil, com a exposição do professor George Rossi, além de propostas para políticas públicas, educação e cultura, apresentadas por outros docentes da unidade.

Na segunda parte do evento, o público se dividiu em cinco grupos temáticos, a partir dos quais nasceram propostas em diversos campos: educação, saúde, cultura e lazer, sustentabilidade, educação ambiental e economia. Cada grupo apresentou ao final os temas gerais para fórum, além de idéias e propostas para trabalho conjunto.

© Cecília Bastos
O seminário na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (ao lado e acima): “O nosso objetivo é pensar ações e planejar sua execução com sugestões de atores da região”, diz o coordenador do Nasce, Ulisses Araújo

Sustentabilidade – Coordenado pelo professor Luis Carlos Bedushi Filho, o grupo de sustentabilidade e educação ambiental detectou a necessidade de ações em três frentes temáticas: água, saneamento e saúde; experiências práticas orientadas para a sustentabilidade; e desafios da gestão local: conhecimento, participação e cidadania.

As propostas de ações e idéias para trabalho conjunto apresentadas pelas instituições incluíram a estruturação de grupos de estudos permanentes sobre temas como o Plano Diretor do Município de São Paulo, tendo como finalidade analisar e dar início às propostas mais factíveis de imediato para a zona leste. Outra idéia foi estudar formas de adaptar a gestão do uso dos recursos hídricos e energéticos aos novos paradigmas de reúso de água e programas de conservação dos recursos naturais na área urbana.

A organização não-governamental Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste, por exemplo, propôs a elaboração de um projeto para políticas públicas com o objetivo de estudar e criar indicadores ambientais e sociais para a região. Outras idéias apontaram a necessidade de promover a educação ambiental em favelas reurbanizadas e de oficinas para geração de renda a partir da reciclagem do lixo.

O grupo coordenado pelo professor George Bedinelli Rossi concluiu como temas para fórum as seguintes áreas: programas de capacitação profissional e geração de renda; extensão das atividades para áreas mais abrangentes na zona leste; programas dirigidos de requalificação profissional, inclusão social e geração de renda para públicos específicos; e parcerias para reivindicação de equipamentos e políticas públicas.

Estudar o quadro propositivo do Plano Diretor de São Paulo foi uma das propostas do grupo, tendo como objetivo a realização de projetos que promovam a interação de professores, estudantes, lideranças e multiplicadores em programas de hortas comunitárias, mutirões habitacionais, padarias comunitárias e reciclagem de resíduos sólidos. O Centro de Cidadania da Mulher de Itaquera apresentou projetos de geração de renda, atividade física, turismo e lazer, controle social e direitos sexuais reprodutivos.

Os temas para fórum do grupo coordenado pelo professor João Eduardo Hidalgo mostraram a necessidade de projetos como o Cineclube na Praça e a Oficina de Produção de Curta-Metragem. Diversas entidades, como a Associação Desportiva Educacional e Cultural (CASC) e o jornal News, de cobertura local, demonstraram o interesse em se engajar em projetos de promoção da cultura e educação da comunidade. O Centro de Recuperação e Educação Nutricional (Cren) buscou fomentar idéias para a realização de oficinas audiovisuais e para a elaboração de programas para o desenvolvimento local através da cultura.

Saúde – Desnutrição e pobreza; promoção e saúde na área materno-infantil; saúde nutricional do idoso e atividade física ideal para gestantes, crianças e idosos foram os temas apresentados pelo grupo coordenado pela professora Lúcia Cristina Florentino Silva. As entidades presentes ressaltaram a necessidade de programas de disseminação de conhecimentos tendo em vista o desenvolvimento de crianças, jovens e adolescentes sob o ponto de vista profissional, educacional e cultural. O Cren apresentou idéias voltadas à saúde nutricional materno-infantil, do idoso e de crianças e adolescentes desnutridos, e também para a atividades físicas de gestantes e crianças desnutridas.

Fomentar, através da educação, as relações entre adultos, crianças e adolescentes e propor espaços e processos educacionais como ferramentas para o desenvolvimento local foram os temas apresentados pelo grupo coordenado pela professora Patrícia Junqueira Grandino. A Coordenadoria de Educação da Penha, por exemplo, propôs uma articulação com as unidades escolares para a abertura de espaços de pesquisa e ação social curricular e sugeriu o apoio dos estudantes da USP para a retomada da figura do educador comunitário.

O Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste propôs parcerias com os cursos de Gestão de Políticas Públicas e de Gestão Ambiental da EACH para a promoção de cursos de extensão e encaminhamento de projetos de desenvolvimento ambiental e social para as Subprefeituras da Zona Leste. Outras idéias ressaltaram a necessidade de resgate histórico-cultural da zona leste, de maior apoio aos cursinhos pré-vestibulares e da promoção de uma interação mais dinâmica entre a pesquisa e a realidade comunitária.

 

 

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O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
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