« Menu créditos e apoio
extras
livro
A arte e a Rua - filme
Lá do leste - filme
sobre

LÁ DO LESTE

Uma etnografia audiovisual compartilhada


 

 

cena 1 A ARTE E A RUA

 

EXT – RUAS DE CIDADE TIRADENTES – DIA
Membros da Família RDM conversam enquanto caminham pelas ruas do Barro Branco, setor de Cidade Tiradentes onde moram todos os integrantes do grupo de rap. Passam pelas casas erguidas por mutirões de autoconstrução.


Crianças jogam bola e empinam pipa nas ruas, enquanto as mães conversam sentadas na calçada, em frente a suas casas. Há um clima de nostalgia quando o assunto é a força que o Hip Hop já teve na comunidade.

 

 

 

BOB JAY
Sabe o que aconteceu, tiozão? O bairro era estranho, era tudo igual, tá ligado? As casas eram todas iguais, e tinha uma harmonia entre a comunidade.

Aqui não tinha muro, então a gente saía daqui, mano, e parava lá no quintal da outra esquina: “oi vizinha, falô vizinha, falô, falô”. Era de araminho de madeira, dava pra passar por baixo... O nosso grupo, a gente se conheceu no mutirão, quando a gente levantava as fileiras de bloco na construção das casas. Depois, pela questão financeira, cada um foi se encaixando no seu quadrado. Cada um agora se vira.

 

DOUGLAS
Antigamente o bairro era rua de barro, nós esperávamos meia-noite pra sair água de um cano, e aquela fila enorme de gente com balde. Aí o rap retratava aquilo.

Todo mundo gostava de ouvir porque era um protesto, todo mundo se unia pra protestar contra aquilo. Por uma rua asfaltada... Conforme nós fomos conseguindo isso, acho que as pessoas foram se dividindo.

 


SETA R