Jornalismo, canto e defesa do rio Paranapanema: as várias faces de Tânia Guerra

Por Laura Barrio e Mônica Rog *

“Acredito muito no jornalismo. Acho que o jornalismo é uma arma da população e é uma arma que defende a população”. Essa frase define a trajetória da atual editora executiva do “Balanço Geral”, da Record de Bauru, Tânia Guerra. Sua infância rodeada de amigos, na pequena cidade de Piraju, no interior de São Paulo, foi decisiva na jornada para além da cidade natal. Conhecida por ser muito comunicativa, tornou-se, nos anos 1980, a primeira assessora de imprensa da Prefeitura de Piraju. “A coisa bacana é que a primeira pessoa a ocupar esse cargo na história da cidade foi uma mulher”, destaca Tânia, o que não era comum naquela época.

Na adolescência, foi integrante da banda “Balaio de Gato”, junto com primos e amigos, e cantavam em um bar de Piraju. Após terminar o ensino Médio, Tânia partiu para São Paulo para prosseguir os estudos. Dona de uma voz bonita, resolveu cursar Rádio e Televisão na FAAP. Nessa época, começou a trabalhar na Rádio Jovem Pan, onde apresentava os boletins de trânsito. Teve uma breve passagem pela Gazeta Mercantil e, definitivamente, concluiu que suas grandes paixões eram rádio e tevê. Decidiu cursar Jornalismo na UNESP e, daí para frente, não parou mais.

Trabalhou em São Carlos, onde casou e teve seu filho, Fábio. Após o nascimento dele, ela e o então marido mudaram-se para São Paulo. Três anos depois, foi chamada pela TV Globo de Bauru para apresentar o telejornal Oeste Paulista, onde ficou por dez anos, até a emissora mudar de nome para TV TEM. Foi nessa época que Tânia protagonizou uma dura luta em defesa do rio Paranapanema.

Usina, não – O empresário Antônio Ermírio de Moraes, que já tinha construído uma usina em Piraju, tinha planos para construir uma outra, nos últimos sete quilômetros de corredeira viva, onde está a tirolesa e onde os turistas e moradores praticam rafting. Tânia atuou em todas as frentes possíveis para salvar o rio. Ela e um grupo de ativistas conseguiram impedir que o projeto fosse implantado em Piraju.  Sua batalha em prol do rio está registrada na tese defendida pelo Prof. Dr. José Luiz Fernandes Cerveira Filho, na Universidade Federal de São Carlos. Nela, Tânia Guerra é reconhecida pela atuação em defesa do Rio Paranapanema. Naquele ano, o Carnaval da cidade saiu às ruas falando desse tema. Tânia não poderia deixar a oportunidade em branco e desfilou como porta-bandeira da escola Juventude Alegre. Guerra vencida e comemorada!

Durante os últimos anos, Tânia passou por outros empregos: STB em Jaú,  assessoria de imprensa na Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo, TV Câmara de Jaú e, por fim, na TV Record de Bauru, onde atua há seis anos.

No programa Câmara Entrevista na TV Câmara de Jaú (SP)

Apesar de aposentada, não tem intenções de encerrar sua trajetória profissional. Ainda há bastante a fazer. Paixão pela profissão ela tem de sobra. Sobre jornalismo, Tânia atesta: “Acho que jornalista que não tem curiosidade natural diante de tudo está no lugar errado”. E finaliza: “A apuração de todas as fontes continua sendo imprescindível. Isso é jornalismo velho? Não, isso é jornalismo de verdade, e jornalismo até hoje ele tem que ser feito desse jeito”. Ela cita uma pesquisa feita há uns 3 anos que aponta a TV e o Rádio como veículos mais confiáveis. Guardadas as legislações que foram surgindo com o advento das redes sociais, muita coisa é publicada na internet sem qualquer tipo de checagem. Isso não acontece em Rádio e TV.

Tânia Guerra, jornalista, radialista e apresentadora, é fã de filmes de terror e de programas de culinária. Há 20 anos integra o grupo “Nós, Mulheres”, que canta uma vez por ano no Templo Bar, em Bauru, com renda revertida para uma entidade que cuida de pessoas com HIV positivo.

PODCAST:

A carreira no jornalismo

A luta ambiental em Piraju

Família Guerra e os amigos

Hobby culinário

Mensagem aos jovens ambientalistas pirajuenses

DEPOIMENTOS:

Anna Martha Assaf Guerra Berg (irmã)

Hélio Henrique Assaf Guerra (irmão)

Sérgio Gustavo Assaf Guerra (irmão)

Antonino Jorge dos Santos Guerra  (irmão)

José Luiz Fernandes Cerveira Filho (amigo e professor)

Paulo Viggu (amigo e músico)

MERGULHOU de Paulo Viggu – Música em Homenagem à Tânia Guerra:

Edição: Luciano Victor Barros Maluly e Gustavo de Araujo Longo
Reportagem: Laura Barrio (repórter e bolsista do Projeto Registro Digital da Memória e do Turismo na Estância Turística de Piraju – desenvolvimento das habilidades comunicacionais no ensino Fundamental I e II do Programa USP MUNICÍPIOS) e Mônica Hog (jornalista colaboradora)

One thought on “Jornalismo, canto e defesa do rio Paranapanema: as várias faces de Tânia Guerra

• 16 de agosto de 2021 em 21:47

Amiga querida de Guerra e de muita Paz.
    Excelente matéria!

Resposta