Oficina aborda a nova TV no cotidiano da educação

Por Leonardo Corey Belleza e Matheus Nistal

A oficina “TV expandida no cotidiano da educação” foi realizada no dia 4 de agosto, às 19 horas, com transmissão ao vivo pelo canal do CJE no YouTube. A ministrante foi a Profa. Dra. Valquíria Aparecida Passos Kneipp, docente e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que é doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), pós-doutora pela FAAC/Unesp e autora de diversos artigos e livros sobre a televisão no Brasil.

Ao iniciar a atividade, a docente instigou os participantes com a pergunta:  o que é televisão hoje?

Atualmente, a televisão está em vários espaços e em plataformas diferenciadas, como o streaming, assinatura, sinal aberto e YouTube. Esse meio de comunicação potencializa o poder de hibridização, absorvendo linguagens e propriedades de outros meios, além de contaminá-los. Assim, a ideia de televisão tradicional broadcasting foi expressada por Valquiria Kneipp como transmissão unidirecional dirigida a um público de massa e regida por corporações. Além disso, a televisão expandida engloba todas as outras manifestações audiovisuais, como a TV a cabo, vídeotexto, videoarte, entre outras. Segundo ela, esse cenário criou uma “cultura de participação”.

A professora usou essas reflexões para oferecer dicas na produção de vídeos. Ela passou por temas como a iluminação natural, sonoplastia e variações de voz. Além disso, a palestrante apresentou algumas técnicas sobre a angulação da câmera, como a possibilidade de gravar com o celular posicionado na horizontal.

Valquíria Kneipp também orienta os professores a adequar a duração das aulas pensando em quanto tempo os alunos conseguem absorver o conteúdo. Essa orientação é importante não apenas em aulas presenciais, mas também em aulas remotas, já que o tempo de atenção em frente a uma tela é de, em média, 25 minutos.

No final da atividade, a palestrante também aconselhou os professores a planejar interações durante as aulas remotas e, sempre que possível, encaminhar atividades. Ela terminou parabenizando o corpo docente de Piraju pelos esforços durante a pandemia.

A palestra faz parte do projeto “Registro Digital da Memória e do Turismo na Estância Turística de Piraju – desenvolvimento das habilidades comunicacionais no Ensino Fundamental I e II” do programa USP Municípios em parceria com a secretaria de educação do município.

Assista às oficinas pelo link: http://www.usp.br/cje/index.php/tv/

Você pode conferir a apresentação no vídeo abaixo:

Leonardo Corey Belleza e Matheus Nistal são repórteres e bolsistas do projeto “Registro da Memória e do Turismo na Estância Turística de Piraju: desenvolvimento das habilidades comunicacionais no ensino fundamental I e II” do Programa USP MUNICÍPIOS