Parece, mas não é – Episódio 2: “Apuração Jornalística”

Neste episódio da série “Parece, mas não é” tem o objetivo de apresentar o processo de apuração jornalística, processo fundamental na construção da matéria final jornalística. A apuração é usada para verificar as informações presentes no produto jornalístico, bem como todos os dados e elementos para o jornalista. No episódio são apresentados alguns profissionais do jornalismo – João Paulo Charleaux, do Nexo; Mayara Teixeira, do Profissão Repórter; e Carlos Eduardo Lins, professor de pós-graduação em Jornalismo no Insper – que falam a respeito de sua importância e necessidade de realizá-la. Também é explicado como a ausência desse processo pode trazer diversos riscos para o compromisso com a ética jornalística.

Equipe de produção deste vídeo: Beatriz Cristina (roteiro), Beatriz Crivelari (apresentação), Guilherme Roque (produção), Marcus de Rosa (edição).

Orientação: Profª Drª Mônica Rodrigues Nunes

Projetos em Televisão CJE | ECA | USP


A série “Parece, mas não é” trata das três principais etapas do fazer jornalístico: a pauta, a apuração e as fontes. Para tal, os episódios utilizaram quem vive isso de perto – desde jornalistas de TV e jornal digital até especialistas em comunicação.

Equipe de produção da série: Beatriz Cristina, Beatriz Crivelari, Crisley Santana, Daniel Terra, João Gabriel Batista, Guilherme Roque, Lígia de Castro, Marcus de Rosa e Tamara Nassif

Orientação: Profª Drª Mônica Rodrigues Nunes

Projetos em Televisão CJE | ECA | USP