topo3

home
_____________________
expediente
_____________________

editorial77

O regime presidencialista no país comemora 100 anos em novembro, coincidindo com as primeiras eleições diretas, após muitos anos, para o cargo supremo do poder executivo no Brasil. Quais foram as forças e idéias que regeram a mudança ocorrida há 100 anos? Como ela se deu? Como foi vista na época? Quais seus resultados e que tipo de balanço pode ser feito depois de um século de República? Estas são algumas das questões discutidas no dossiê do terceiro nũmero da Revista USP. O modo segundo o qual Monarquia e República foram vistas por alguns dos intelectuais mais significativos do período de transição da primeira para a seguinte também é tema de vários dos trabalhos aqui enfeixados. O presente dossiê, aliado aos artigos de Florestan Fernandes, Octavio Ianni, Péricles Eugênio da Silva Ramos e José Paulo Paes na seção textos, pretende oferecer não só uma visão diferenciada do passado mas também subsídios para a compreensão do estado atual das coisas. Cabe acrescentar que parte substancial do material iconográfico que acompanha os ensaios e estudos foi sugerida e enviada pelos próprios colaboradores.

O EDITOR

edito-77

O regime presidencialista no país comemora 100 anos em novembro, coincidindo com as primeiras eleições diretas, após muitos anos ... (leia na íntegra)

 

apresentbotaonumerosbotaoassinbotaoindicecapasbotaonormas

 

proxdossie77

Música Brasileira

 

logo300a

Rua da Praça do Relógio, 109 - Bloco L - 4º andar - sala 411
05508-050
Cidade Universitária - Butantã - São Paulo - SP
Tel: (11) 3091.4403
revisusp@edu.usp.br
http://www.usp.br/revistausp

 

1989-2008 REVISTA USP          TODOS OS DIREITOS RESERVADOS                                                                   seta CAPAS      seta CONTATO      seta ASSINATURA