topo13

home
_____________________
expediente
_____________________

editorial77

Num ano dominado por um assunto chave, ecologia, a Revista USP nº. 13 fecha um dossiê com o tema Amazônia. Um dossiê que procura ver esta região do país – verdadeiro balaio de gatos – sob o ponto de vista cultural, terreno vasto e muito pouco, ou nada, explorado pela factual imprensa diária, que cumpre o seu papel dando conta, neste ano de Eco-92, de assuntos de interesse imediato, que cobre da política à economia, da saúde à educação, passando pelos problemas sociais e ambientais. Suprir essa lacuna com ensaios sobre Amazônia/cultura é a proposta aqui.
Assim, o escritor amazonense Márcio Souza assina um texto em que comenta o muito que se escreve sobre a Amazônia e o pouco que se conhece sobre ela. O jornalista paraense Lúcio Flávio Pinto trata da internacionalização da Amazônia. O professor Cláudio Weber Abramo discute as várias visões atuais da questão ambiental daquela região. Enquanto o poeta e ensaísta Antônio Risério trata da função da palavra entre os índios arawetés – grupo lingüístico tupi-guarani. Já Lourival Holanda Barros aborda o discurso historiográfico de Euclides da Cunha em seus textos sobre a Amazônia. E o também amazonense Milton Hatoum narra com lirismo um episódio de sua infância em Manaus, que marcou seu contato com a língua francesa. O professor da Universidade de Michigan, EUA, Pedro Maligo, analisa a obra do escritor paraense Dalcídio Jurandir. O vídeo-cineasta Aurélio Michiles observa aquela região vista pelo cinema, brasileiro ou não. Fechando o Dossiê, o editor da revista francesa Infos Brésil Michel Riaudel examina as fontes utilizadas por Júlio Verne na elaboração de seu romance La Jangada, em que a ação se passa na Amazônia. É preciso relacionar aqui também o artigo do professor italiano Mario G. Losano, sobre o cientista alemão Hermann von Ihering, precursor dos estudos ecológicos no Brasil e que integra a seção Textos.
Ainda aqui, Bartomeu Meliá escreve sobre a trajetória do etnólogo Egon Schaden, recentemente falecido, em Homenagem. A revista conta também com as seções Textos e Livros.
No fecho desta Revista USP, o leitor encontrará uma Antologia da Poesia Hispano-Americana Atual, apresentada pelo poeta e tradutor Horácio Costa. Antologia que nasceu do encontro "A Palavra Poética na América Latina: Avaliação de uma Geração", que aconteceu em fins de 91 no Memorial da América Latina e contou com dezesseis poetas, sendo oito hispano-americanos. Aqui publicamos poemas de nove autores de língua espanhola, traduzidos, em sua maioria, pelos brasileiros que participaram do evento. São eles: Arturo Carrera (Argentina), Roberto Echavarren (Uruguai), Orlando González-Esteva (Cuba), Juan Malpartida (Espanha), Victor Manuel Mendiola (México), Eduardo Milán (Uruguai), Néstor Perlongher (Argentina), Manuel Ulacia (México) e Raúl Zurita (Chile).

OS EDITORES

edito-77

Num ano dominado por um assunto chave, ecologia, a Revista USP no. 13 fecha um dossiê com o tema Amazônia. Um dossiê que.... (leia na íntegra)

 

apresentbotaonumerosbotaoassinbotaoindicecapasbotaonormas

 

proxdossie77

Teatro

 

logo300a

Rua da Praça do Relógio, 109 - Bloco L - 4º andar - sala 411
05508-050
Cidade Universitária - Butantã - São Paulo - SP
Tel: (11) 3091.4403
revisusp@edu.usp.br
http://www.usp.br/revistausp

 

1989-2008 REVISTA USP          TODOS OS DIREITOS RESERVADOS                                                                   seta CAPA      seta CONTATO      seta ASSINATURA