Artigo | edição 2 | Janeiro-Junho de 2008
Texto completo: html | pdf
 
Os principais valores presentes no discurso jornalístico da revista Veja
 
Alexandre Rossato Augusti
 
Resumo:
   
Foram analisadas 22 reportagens de capa da revista «Veja» sobre comportamento para definir os principais valores que a revista destaca como centrais para nortear o comportamento contemporâneo. A amostragem reuniu 56 revistas, do período entre setembro de 2003 e setembro de 2004. O objetivo é responder como «Veja» constrói comportamentos contemporâneos e institui sentidos sobre os valores que os norteiam. Para isso, foram mapeados os valores dominantes representados nas matérias, identificando suas marcas discursivas e como elas constroem um efeito de paráfrase ao longo de textos diversos. Destacamos, em nossas conclusões, que «Veja» defende um indivíduo saudável, belo, inteligente e que viva com prazer.
Palavras-chave:
   
  jJrnalismo, comportamento, valores.
O autor:
 
 
Mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS; professor assistente da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), unidade de São Borja (RS).
 
Texto completo: html | pdf
 
 
voltar