Artigo | edição 1 | Julho-Dezembro de 2007
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A mídia moderna entre a importância da informação e a dependência do anunciante: a lógica mercantil-jornalística na Folha de S. Paulo
 
José Carlos Marques
 
Resumo:
   
A partir do Século XIX, os meios de comunicação de massa (nomeadamente os jornais) viram-se obrigados a reformular suas práticas informacionais diante das novas conjunturas político-econômicas advindas com a Revolução Industrial. Nesse sentido, uma das mais flagrantes mutações no trabalho da imprensa se deu com a passagem de um modelo de produção artesanal para um modelo de gestão empresarial. Essa mercantilização da atividade jornalística foi acompanhada pela presença maciça da publicidade nas páginas dos periódicos, algo que passou a influenciar tanto a seleção dos temas, como as formas gráficas e lingüísticas de apresentação dos conteúdos. Esta comunicação procura analisar como esse fenômeno pode ser vislumbrado atualmente no diário paulistano «Folha de S. Paulo», a partir das relações entre o espaço da informação e o espaço do anunciante.
Palavras-chave:
   
  Jornalismo, publicidade, jornal Folha de S. Paulo.
O autor:
 
 
Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP e professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie.
 
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