Artigo | edição 2 | Janeiro-Junho de 2008
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Anjos vazios: Paixão de Cristo da Pathé - A ornamentação como característica estética dos primeiros filmes de Cristo
 
Luiz Vadico
 
Resumo:
   
Neste artigo faz-se uma análise do filme La Vie et la Passion de Jesus Christ, dirigido por Ferdinand, produzido entre os anos de 1902 e 1905, e conhecido por Paixão da Pathé, utilizando como elemento de comparação alguns fotogramas da Paixão da Gaumont, dirigida por Alice Guy em 1903. O trabalho comparativo visa demonstrar como algumas cenas de ambos os filmes são realizadas tendo em vista a finalidade de serem imagens puramente ornamentais, e que ao invés de significarem a representação de hierofanias, como poderia parecer num primeiro momento, são esvaziadas de qualquer significado religioso e descoladas da narrativa. Aparecendo, assim, como um elemento puramente estético.
Palavras-chave:
   
  Ornamentação, estética, Paixão de Cristo, cinema, hierofania.
O autor:
 
 
Doutor em Multimeios/Instituto de Artes - Unicamp. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi, de São Paulo, onde desenvolve o projeto: Os Primeiros Filmes de Cristo – Estética e Narratividade (1897–1921). É integrante do Grupo de Pesquisa Formas e Imagens na Comunicação Contemporânea.
 
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